quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Hora de Fecho: Em direto/ Hillary: "Devemos dar a Trump uma oportunidade"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
"Isto é doloroso e assim será durante muito tempo". A candidata democrata faz o seu discurso de derrota e lembra os americanos: "Nunca deixem de acreditar que vale a pena lutar pelo que é certo".
Homens brancos sem formação superior. Eis a descrição típica do eleitor de Donald Trump. As sondagens pós-eleitorais revelam uma realidade bem mais matizada. Até entre os eleitores latinos.
No discurso de vitória, Trump agradeceu a Hillary e elogiou-a. Diz que será o Presidente de todos os americanos. E prometeu que a economia vai crescer o dobro.
Donald Trump promete uma presidência de rutura. A construção de um muro que trave a “invasão de ilegais” será o primeiro choque com a realidade. Acabar com o Obamacare é a prioridade.
Será a segunda primeira-dama estrangeira e a primeira que já se despiu para revistas. Em janeiro de 2017, a ex-modelo Melania Trump torna-se num dos rosto da história política dos EUA.
Grande parte dos jornais mais influentes do mundo está, oficialmente, em estado de choque. A vitória de Trump levanta a questão para o futuro: o mundo como conhecemos está em risco?
Enquanto o planeta não implode e Trump não tem os códigos nucleares, Pedro Vieira lembra o que Jon Stewart, George R. R. Martin, Toni Morrison, Beck e Kevin Spacey podem fazer pelo equilíbrio comum.
Donald Trump transformou a política americana num enorme ‘reality show’. É o primeiro candidato sem passado político a chegar à Casa Branca. E chega com estrondo.
O objetivo era escolher 51 frases de Trump. A pobreza dos argumentos, a variedade dos temas e os incomensuráveis disparates são tantos que este é um dos exercícios mais difíceis do jornalismo actual.
Estudou na Academia Militar de Nova Iorque, praticou desporto e navegou na alta sociedade norte-americana. O milionário até entrou num "Sozinho em Casa". Aqui está, Donald Trump. 
Opinião

Luís Aguiar-Conraria
Ann Coulter tinha razão. O melhor candidato republicano, o único que tinha hipóteses reais de ganhar era Trump. E ganhou nas últimas eleições em que uma estratégia destas poderia ser vencedora.

Maria João Marques
As propostas protecionistas de Trump são tão eficazes a promover empobrecimento como as ideias da dupla gloriosa Chavez e Maduro. E mais disruptivas da paz mundial do que uma aventura militar externa.

Rui Ramos
Nestas eleições, parece que os americanos, à direita ou à esquerda, não esperam escolher mais do que um mal menor. Mas um mal menor é ainda um mal. Os EUA vão ter um mau presidente, ganhe quem ganhar.

Laurinda Alves
Sempre que vejo um grande tímido influenciar uma turma inteira percebo que esta história do carisma tem muito que se lhe diga. E reforço o ponto de interrogação.

Paulo Trigo Pereira
Se as partes celebraram um contrato com base numa informação incompleta, só há duas possibilidades ou anular o contrato (queda da administração) ou uma “cláusula” de compromisso.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário