quarta-feira, 9 de novembro de 2016

360º -- Choque e surpresa: Trump é o novo presidente da América (e até o fugitivo Pedro Dias se entregou e jurou inocência)

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...

... o mais temido aconteceu. Choque e surpresa! Donald Trump é mesmo o 45º Presidente americano. Tal como no Brexit em março, meio mundo foi ontem dormir à espera de, depois do primeiro negro, acordar com a primeira mulher na Casa Branca. Despertaram para um cenário de 11/9 que julgavam impossível: o sucessor de Obama é o candidato mais populista de sempre, o milionário das polémicas, acusado de ser racista, xenófobo e machista (entre muitas outras coisas). Mas, com ele, os republicanos fizeram o pleno (ganharam presidência, senado, congresso e voto popular).
Já o percurso da grande derrotada da noite, Hillary, a mulher que sempre quis ser líder dos EUA, pode ser resumido neste seu perfil, o da mulher que não chegou lá, nas suas 51 frases mais marcantes ou nestas 32 fotos da sua vida.

Mas há seis coisas que, mesmo depois desta campanha dramática e renhida, talvez não saiba sobre Hillary e Trump.

Quanto ao resumo da noite eleitoral dramática, está no liveblog que mantivemos ao longo de 20 horas, nas fotos de desespero, nos muitos memes que começaram a circular na net, nas reações de pânico de muitos famosos e nas capas dos jornais que hoje sairam para as bancas ainda cheias de pontos de interrogação.

(Pode encontrar todos os outros textos sobre as eleições americanas nesta página especial)


Outra informação relevante

A poucos minutos de se conhecerem os primeiros resultados nos EUA, a surpresa da noite. Pedro Dias, o homem mais procurado de Portugal, entregou-se voluntariamente à polícia. Com uma enorme peculiaridade: a sua detenção foi transmitida em direto na RTP a quem acabara de dar uma entrevista. O suspeito de ter morto a 11 de outubro duas pessoas em Aguiar da Beira (um GNR e um civil) e de ter ferido outras duas, nega qualquer crime. Diz que "não matou, nem sequestrou ninguém" e que fugiu por se "sentir perseguido de morte". Conta ainda pormenores da fuga, desde ter vivido estas quatro semanas com "60 euros", “atravessado o rio Douro a nado”, “vivido em casas abandonadas”, “tomado banho em rios” e “dormido na floresta”.

Quem ainda não se entregou para escrutínio foi a equipa da Caixa Geral de Depósitos. E o Tribunal Constitucional nem sequer pode notificar António Domingues e os seus pares para entregarem as declarações de rendimentos e património.Porque o TC nunca recebeu da CGD a atualização de moradas da nova administração para o poder fazer.

Já de Bruxelas, não vieram surpresas quanto à suspensão de fundos, mas assistiu-se a um recuo de Mário Centeno. Como esperado, o Parlamento Europeu vai recomendar à Comissão que nem seja aberto um processo contra Portugal por défice excessivo,  numa decisão tomada por maioria expressiva e anunciada pela eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias. Já quanto à reestruturação da dívida portuguesa, o ministro das Finanças, que há uma semana tinha dito que queria discutir com a Europa a redução da taxa de juro, afirmou ontem que o tema "não vai estar em cima da mesa". Mas garante que não entrou em contradição.

Quanto ao caso das licenciaturas falsas no ministério da Educação, o PSD exige ouvir o ex-secretário de Estado Wengorovius Meneses no Parlamento. Os sociais-democratas querem que o ex-secretário de Estado da Juventude e Desporto conte todos os detalhes sobre o caso das licenciaturas inexistentes de Nuno Félix, seu antigo chefe de gabinete, e esclareça o que sabe, de facto, sobre o nível de envolvimento de Brandão Rodrigues.

 

Os nossos Especiais
Na Web Summit, o primeiro dia de trabalhos 'a sério' discutiu futebol e empreendadorismo. Estas são cinco das boas ideias que o João Francisco Gomes e o Pedro Esteves por lá encontraram e acharam que mereciam um destaque especial. Já o Miguel Videira Rodrigues andou à procura dos "techies" que vieram da India, da Turquia, do Reino Unido, da Holanda ou da Dinamarca. Eis a crónica e as fotos do dia.

(daqui a pouco estaremos de novo em direto e terá a nossa newsletter diária. Toda a informação está concentrada aqui)

Fez ontem 30 anos que Alex Fergunson se estreou como treinador do Manchester United. Perdeu por 0-2 em Oxford.Mas depois foram 38 títulos conquistados numa era que se transformou num culto. Mas, para perceber bem este filme dos amigos de sir Alex, o melhor é mesmo ler o Rui Miguel Tovar.



Notícias surpreendentes

É oficial. O príncipe mais novo de Inglaterra tem uma nova namorada. Chama-se Meghan Markl, é norte-americana (uma afroamericana), atriz, modelo e blogger. E Harry não quer que os media se metam com ela. 

É um dos melhores vídeos da vida selvagem de sempre. Tem apenas dois minutos e 20 segundos e mostra uma perseguição terrível de um 'batalhão' de cobras a uma inocente iguana bebé. O programa “Planet Earth II“, da BBC, considera-o das cenas mais fantásticas já filmadas num documentário. O melhor é ver como acaba.

E se vive no Reino Unido, uma má notícia. Os chocolates da Toblerone têm menos triângulos (e menos chocolate, claro). A culpa, parece, é do Brexit. E está a causar uma polémica danada.

Para quem ficou acordado de madrugada para seguir o que se passava nos EUA, um chocolatinho deve vir mesmo a calhar. Para quem dormiu bem toda a noite, pode ler tranquilamente tudo o que aconteceu aqui, nesta página especial do Observador. O resto da informação está também à distância de um clique.  

Tenha um dia feliz e produtivo neste dia em que os EUA e o mundo têm um novo (e perigoso) líder
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário