domingo, 6 de novembro de 2016

Índice de Bem-estar aumentou. Há mais qualidade de vida em Portugal

Resultado de imagem para Índice de Bem-estar aumentou. Há mais qualidade de vida em Portugal

Portugueses estão mais confortáveis no que toca a educação e ambiente, mas continuam a apresentar reservas face, por exemplo, ao trabalho e remuneração.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta sexta-feira os dados relativos ao Índice de Bem-estar (IBE) da população portuguesa entre 2004 e 2015.
Segundo um comunicado enviado às redações, o IBE evoluiu positivamente entre 2004 e 2011, tendo registado uma inflexão em 2012. Recuperou no ano seguinte e, em 2014, manteve essa recuperação, estimando-se uma continuação de crescimento para 2015, ano em que terá atingido os 118,4.
O IBE observa a evolução do bem-estar da população, recorrendo a dois índices sintéticos que traduzem duas perspetivas de análise: ‘Condições materiais de vida’ e ‘Qualidade de vida’.
Estes dois índices têm evoluído genericamente em sentidos opostos, com o primeiro a evidenciar uma tendência decrescente, e o segundo a apresentar uma tendência crescente.
‘Educação’, ‘Ambiente’ e ‘Participação cívica e governação’ são as componentes do bem-estar com evolução mais favorável no período analisado. Inversamente, os domínios ‘Trabalho e remuneração’ e ‘Vulnerabilidade económica’ são aqueles cuja evolução foi mais desfavorável.
noticiaaominuto
_____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário