domingo, 6 de novembro de 2016

Ana Raquel Azeiteiro: A “cara” do Coro LeGatto e dos “Dias da Música”

dsc_0058
Ela é jovem, simpática, "sonhadora e ambiciosa" - como ela mesmo se define - e,. para além disto, é incansavelmente batalhadora nos projetos que cria ou se insere.
Jornal Mira Online entrevistou esta mirense que reside na Lentisqueira (ou em Leiria, dependendo do dia da semana) e que tem ajudado a aumentar ainda mais a visibilidade da cultura do Concelho muito para além das fronteiras que o delimitam.
O pretexto da conversa foi os "Dias da Música" que aconteceram durante todos os finais de semana de Outubro. E foi com um enorme e inegável orgulho que ela falou da mais recente criação que teve e que saiu da sua imaginação logo em 2015, no primeiro ano do seu Coro LeGatto.
No primeiro ano tudo se resumiu a um final de semana, mas ela viu em 2016, que "havendo uma direção no Grupo, isto também podia, e devia, proporcionar novas possibilidades". E foi nisto que ela e o corpo diretivo apostaram!
Os "Dias da Música" deste ano começaram a ser produzidos e falados "informalmente" em Julho. Tendo se decidido a mudança do formato em Agosto, Ana Raquel e seus pares trataram de ir ao terreno para conseguirem a concretização do objetivo!
Parceiros, patrocinador e entidades convidadas, tudo foi tratado de forma célere, porém "bastante pensada". E ela confessa que, dentre tudo o que fez, o que lhe deu mais prazer "foi ver que a nossa sugestão para que outras associações fizessem "aulas abertas" foi rapidamente acolhida por todos e que funcionou perfeitamente, com estas a mostrarem uma enorme vontade em participar e colaborar, para o bem do projeto!".
Todos os finais de semana foram bastante preenchidos e ricos em atividades e felicidades pelo dever cumprido ao fim de cada etapa. Mas, "o último sábado e o último domingo foram de uma intensidade incrível!". Trazer a Mira um nome importante da música contemporânea nacional e internacional, o Professor Gonçalo Lourenço, um homem que anda pelo mundo há 20 anos a fazer direção de corais, "foi da maior responsabilidade que o Coro LeGatto podia ter, mas ele, com sua simpatia, com sua forma de querer ajudar os seus alunos contribuiu imenso para que tudo corresse lindamente!".
Nem a famosa enxaqueca de Ana Raquel foi impeditivo de que ela pudesse desfrutar os momentos passados naquele final de semana! Imparável, ia fazendo jus a este epíteto, indo de um lado para o outro, tomando conta das situações que apareciam pela frente, numa parceria com os membros do LeGatto que lhe apoiavam, que deixava até ao mais desatento dos homens, a impressão de que aquilo realmente funciona!
Ela confessa, passado alguns dias desde o fim do evento que "se, há um ano me dissessem que chegaríamos a este patamar tão rapidamente, eu não acreditaria!". Mas, chegaram e agora há-de pensar o que deve ser melhorado para o ano. Até lá, porém, já receberam imensos convites para espetáculos na época natalícia, embora ainda não esteja tudo definido.
Ela quer mais (é "ambiciosa", lembram-se?) mas, tem a consciência plena da teoria dos pés assentes na terra. Alguns elementos tiveram de sair por variados motivos, outros estão a entrar e aparecerão ainda outros, que vão desejar fazer parte do Coro LeGatto conforme o nome for se expandindo. Mas, ela quer realmente mais, e vai a luta com os seus, para caminharem rumo ao desconhecido, mas tentador... topo!
Acreditem: se o Coro LeGatto e os Dias da Música podem atingir outros voos, estes certamente acontecerão devido aos sonhos que Ana Raquel Azeiteiro trata de tornar realidade. Ela é mesmo assim. E, parafraseando Fernando Pessoa, é o caso para dizer: "Deus quer. Ana Raquel sonha... e a obra nasce!"
Mira Online

______________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário