quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

360º - Eutanásia, os argumentos dos pró e dos contra; a polémica dos palestinianos contra Guterres; e a escolha de Trump para o Supremo

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... está em curso uma megaoperação policial no Bairro 6 de maio na Amadora contra roubos violentos. A PSP e a PJ já fizeram pelo menos seis detenções.

Há uma alerta de mau tempo a sério para hoje e amanhã. Inundações rápidas, cheias, queda de árvores e muito perigo no mar, devido a ondas até 20 metros, são alguns dos avisos deixados pela proteção civil. Há sete distritos sob aviso vermelho.

O Governo diz já ter uma solução para os precários do Estado, mas não diz qual é. Vai apresentá-la e discuti-la primeiro com os parceiros da maioria, Bloco e PCP, e só depois anunciará como integrará estes precários nos quadros. A notícia faz a manchete do Público.

A informação enganosa da banca vai ser crime. A divulgação de informações falsas, exageradas ou enganosas para vender produtos de investimento passa a ser punido com penas de prisão até cinco anos, segundo uma proposta de lei do Governo noticiada pelo DN.

Ainda na banca, Paulo Macedo assume hoje funções à frente da Caixa. Além da recapitalização em curso (já atrasada), os desafios do novo presidente são ter lucros ainda este ano, mas distribuir dividendos só em 2019.

E é também hoje que o Parlamento britânico vota a aprovação do Brexit, o projeto-lei para autorizar o governo a ativar a saída do Reino Unido da União Europeia.




E o que fez Donald Trump?... 

... nomeou o conservador puro Neil Gorsuch para o Supremo Tribunal. O juiz mais novo nos últimos 25 anos é pró-vida, defensor de ideais religiosos e adepto da interpretação literal da lei. Gorsuch irá repor a tendência conservador do organismo, com 5 conservadores contra 4 liberais. Mas ainda falta a aprovação (difícil) do Senado.
No dia Trump, houve de tudoMais tweets, explicações, boicote dos senadores democratas às nomeações conservadorasmil diplomatas em protesto contra o 'travel ban' e até um aviso sério de Donald Tusk. O presidente do Conselho Europeu enviou uma carta aos 27 estados da UE considerando o presidente americano um dos grandes perigos para a Europa por tornar o futuro "altamente imprevisível".

A medida até agora mais contestada de Trump é o 'travel ban', que impões restrições à entrada de estrangeiros nos EUA. O João de Almeida Dias fez um explicador com sete respostas para entender este fecho de fronteiras.

Não é a primeira vez que os EUA recusam refugiados. Em 1939, 900 judeus foram impedidos de pisar solo americano. Tinham fugido da guerra na Europa, a bordo do barco St. Louis. Foram obrigados a voltar. 250 morreram nos campos de concentração nazis. Uma conta Twitter recorda-os.

Outra informação relevante

Ética. Religião. Política. Lei. Direitos. Dignidade. Vida e morte.Todas estas dimensões se misturam na discussão sobre a eutanásia. O debate da petição “pela despenalização da morte assistida”, assinada por mais de 8.400 pessoas, acontece esta quarta-feira no Parlamento. A Marlene Carriço foi ouvir os argumentos dos pró e dos contra. A conclusão é uma: o tema é muuuiiito complicado.

Na frente partidária, Bloco e PAN vão apresentar brevemente projetos sobre o tema. O PCP disse não ter uma visão fechada. Assunção Cristas admitiu um referendo. E Marcelo afirmou ter uma opinião, mas não revelou qual é para "não crispar" o debate.

António Guterres está a ser alvo da ira das autoridades palestinianas, que lhe exigem um pedido de desculpas. O secretário-geral da ONU causou um enorme incidente diplomático por dizer que na origem do Monte do Templo, em Jerusalém, esteve um templo judeu. A declaração é rigorosamente verdadeira, mas os muçulmanos também sempre reclamaram este local religioso.

No futebol, o último dia de transferências no chamado mercado de inverno não teve grandes negócios nem envolveu nomes sonantes. O Sporting anunciou os regressos de Chico Geraldes e Daniel Podence e vendeu Petrovic e Meli, o Benfica confirmou a chegada de Pedro Pereira e a venda de Hélder Costa, o FC Porto emprestou Sérgio Oliveira. Foi apenas uma espécie de arrumação das casas. O Rui Miguel Tovar comparou este fecho deste mercado com os flops e tops desde 93 (e aproveitou para também fazer as contas da última jornada).

Uma falha informática está a lançar o caos no 'perdão fiscal' (perdão, no PERES). Cerca de 20 mil contribuintes que aderiram ao programa para regularizar as dívidas junto da Segurança Social ainda não tiveram acesso às condições mais vantajosas por causa desses "constrangimentos informáticos".

Os desalinhados do PSD andam a marcar terreno para o pós-Passos. Entre jantares, entrevistas e conferências, Pedro Rodrigues, José Eduardo Martins e Pedro Duarte mantêm contactos no aparelho a pensar no futuro. Futuro que pode até acontecer já no final do ano, depois das autárquicas. O partido jia escolheu 46 candidatos, mas ainda faltam 263. O principal problema continua a ser Lisboa.

E a nova crise na 'geringonça' parece ter passado. O PCP já não vai chumbar a municipalização da Carris no ParlamentoOs comunistas decidiram antes apresentar propostas de alteração aos decretos do Governo.

O caso Maddie voltou às notícias. Tudo porque os pais da criança que desapareceu há dez anos no Algarve perderam o recurso contra o ex-inspetor da Polícia Judiciária Gonçalo Amaral. Agora vão ter de o indemnizar em 500 mil euros.

No Penelopegate, o caso que agita as presidenciais francesasFrançois Fillon diz-se alvo de "uma empreitada de calúnias profissional". Ontem houve buscas na Assembleia Nacional. E os jornais acrescentaram mais detalhes ao escândalo: a mulher do candidato da direita terá ganho quase 900 mil euros em oito anos por dois empregos fictícios arranjados pelo marido. Fillon remunerou também dois dos seus filhos como assistentes parlamentares com 84.000 euros.

A nossa opinião
Os nossos Especiais
Mark Curtis é um dos maiores especialistas em tendências digitais. A Ana Pimentel falou com ele e ouviu vários avisos: sobre a nossa necessidade de criar impacto a todo o momento, a ansiedade que as redes sociais nos criam e o admirável mundo novo dos robôs e dos carros autónomos que aí vem

Notícias surpreendentes

Amanhã é Dia da Marmota, o dia em que americanos (e canadianos) usam o animal para saber se o inverno está para durar ou se a primavera chega mais cedo. Mas já esta noite o cinema Nimas em Lisboa passa em dose dupla um dos maiores clássicos da comédia americana: “O Feitiço de Tempo” (“Groundhog Day”). Pretexto para o Tiago Pereira falar com o argumentista do filme que eternizou Bill Murray e o prendeu a este Dia da Marmota.

Memória, mais memória e mais memória. Não há smartphone que a tenha suficiente. Mas há truques para ganhar espaço no telemóvelComo apagar aquelas aplicações que raramente se usam e outras que vêm de origem. Ora veja como.

Foi uma das notícias que mais curiosidade gerou ontem. A apresentadora da TVI Cristina Ferreira acabou com a revista que levava o seu nome. Sim aquela que teve Joana Amaral Dias nua grávida na capa; ou Quaresma e Simão também sem roupa.

Aladino à imagem de Tom Cruise. Tango inspirado no estilo cowboy de Johnny Depp. Jessica Rabbit copiada da sexy Rita Hayworth.  Sim, é mesmo assim. A Disney inspira-se em famosos para criar os seus heróis

Quanto ao Observador, a inspiração são os leitores. Passe por cá e mantenha-se informado de toda a atualidade

Tenha um bom dia, feliz e produtivo (e cuidado com o mau tempo)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário