quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Hora de Fecho: 1 Governo + 1 Código de Conduta = 0

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O Código de Conduta do Governo deu lugar a um número redondo de comunicações por conflitos de interesse: 0. Não é gralha. É mesmo zero. Especialistas arrasam a utilidade do documento.
O Parlamento discute, esta quarta-feira, a despenalização da morte assistida. Em breve, BE e PAN apresentarão projetos sobre o tema e o CDS admite referendo. Conheça os argumentos a favor e contra.
CDS admite referendo, PSD não fecha portas. Bloco de Esquerda tem projeto "ultimado", mas só o apresenta quando tiver "maturidade". Partidos querem discutir eutanásia, mas sem pressa para legislar.
CDS é contra a eutanásia e por isso antecipou-se à discussão desta tarde, mudando a agulha: em vez de falar de eutanásia introduziu um outro tema, o do reforço dos direitos dos doentes em fim de vida.
O antigo líder do CDS-PP, José Ribeiro e Castro, defendeu que a eutanásia vai contra a Constituição Portuguesa e que a sua despenalização só seria possível alterando antes a lei fundamental.
Mensagem da nova gestão da Caixa aos trabalhadores diz que recapitalização é uma oportunidade, mas avisa: "Se falharmos, dificilmente nos será dada outra oportunidade equivalente".
Fechar balcões, reduzir funcionários, cobrar mais comissões, vender operações internacionais, fazem parte do caderno de encargos da nova gestão. Plano prevê lucro em 2017, mas dividendos só em 2019.
A gestão da Carris passou esta quarta-feira para a Câmara Municipal de Lisboa e além das mudanças nas contas, há alterações nas rotas, nos preços dos passes e uma nova "Rede de Bairros".
PSD está apostado em expor as divergências à esquerda e admite propor a cessação de vigência do decreto que passa Carris para gestão municipal. PCP e BE só vão propor alterações. Debate a 24 fevereiro
A dívida pública portuguesa atingiu os 241,1 mil milhões de euros no ano passado. Banco de Portugal diz que houve subidas da dívida bruta e líquida. Valor da divida baixou nos últimos 4 meses.
Os antigos gestores dos negócios de Johnny Depp revelam que o ator gasta dois milhões de dólares por mês para levar um estilo de vida excessivo. Só em vinho gastará 30 mil dólares. 
Opinião

José Manuel Fernandes
Não se iludam: Trump está a explorar a cegueira de quem o critica sem compreender as inseguranças que levaram tantos americanos a elegê-lo. O nativismo não se combate com um cosmopolitismo histriónico

Luís Aguiar-Conraria
Depois desta semana e meia de Trump no poder, estou curioso para saber se Rui Ramos e Alexandre Homem Cristo mantêm a mesma opinião e se pensam que o perigo tanto vem de Trump como dos seus opositores

Maria João Marques
Mas por que diabo o Estado tem de recomendar leituras aos pobres cidadãos menores para os seus tempos livres? A que propósito uma escola manda os alunos lerem o livro tal e tal nas férias de Natal? 

Pedro Duro
Uma lei proibitiva protege-me mais ou menos do que uma lei permissiva? Serei eu livre quando me sentir um peso, estiver desgastado num mês com mais dores ou sem ver os netos emigrados? Não sei.

Afonso Espregueira
A eutanásia não é uma escolha do doente, antes é uma decisão da sociedade, que através da lei define quem pode a ela recorrer, e do corpo clínico, que decide nos casos concretos se estes estão na lei.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário