sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

The Cranberries são cabeça de cartaz da Expofacic/2017

Resultado de imagem para The Cranberries
Está confirmado. The Cranberries são cabeça de cartaz da Expofacic (27 de julho a 6 de agosto). A banda irlandesa sobe ao palco do certame em 3 de agosto, a culminar a preenchidíssima agenda de uma tournée europeia que inclui atuações em Berlim, Paris, Bruxelas, Amsterdão, Londres, Milão e Madrid, entre outras grandes cidades do velho continente. A avaliar pela força mobilizadora que o grupo tem evidenciado, o concerto de Cantanhede deixa antever uma assistência sem precedentes na Expofacic, tanto mais que a sua sonoridade bem distintiva no panorama da música internacional tem em Portugal uma imensa legião de fiéis seguidores.
No site oficial da banda, a sua biografia refere o seguinte:The Cranberries foram formados em Limerick City, Irlanda, em 1990. Os membros da banda são a vocalista Dolores O'Riordan, o guitarrista Noel Hogan, o baixista Mike Hogan e o baterista Fergal Lawler. Reconhecidos pela marca "indie" do som da guitarra e o distintivo estilo vocal céltico, The Cranberries ascenderam à fama global de forma meteórica no início dos anos 1990.Venderam mais de 40 milhões de álbuns em todo o mundo e várias das suas canções são hoje verdadeiros clássicos, como "Linger", "Zombie" e "Dreams." O seu álbum de estreia vendeu mais de cinco milhões de cópias nos Estados Unidos e foi número 1 em diversos países de vários continentes, incluindo o Reino Unido. Esse álbum reentrou no número 1 das tabelas britânicas em 1994 e os The Cranberries são uma das quatro únicas bandas a ter conseguido esse feito. Em 2016, recebeu um prêmio BMI por a sua canção "Linger” ter atingido os três milhões de peças de rádio nos EUA.Considerado um dos mais bem-sucedidos grupos de rock da década de 1990, vendeu mais de 15 milhões de álbuns nos Estados Unidos e conseguiu quatro top 20 álbuns no Billboard 200 com ‘Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?’, ‘No Need to Argue’, ‘To the Faithful Departed’ and ‘Bury the Hatchet’. Estes foram seguidos por outros sucessos como 'Wake Up and Smell The Coffee' e 'Roses'.Oito dos singles da banda estão na lista do prestigioso Modern Rock Charts e as suas canções foram usadas para promover o turismo irlandês, em bandas sonoras de filmes (Missão Impossível, You've Got Mail e Prêt-a-Porter) e em muitas séries de televisão (The Sopranos, Beverly Hills 90210 e Malibu Shores). Na China e no Japão, as suas canções foram traduzidas e executadas por artistas locais.
Depois de um hiato de seis anos, os The Cranberries reuniram-se no final de 2009 e começaram uma tournée norte-americana, seguida de outras pela América do Sul e Europa. Em 2012, apresentaram-se na China, Japão, Filipinas, Austrália e Nova Zelândia, bem como na Europa Continental, Reino Unido e EUA.
O sucesso global dos The Cranberries traduz-se em milhões de fãs em todo o mundo. Nomeada como uma das mais notáveis ​​bandas irlandesas de todos os tempos (com os U2 e Van Morrison), a sua música foi homenageada pela MTV e pelo Juno Award, tendo sido também escolhidos para participar numa Cerimônia de Premiação do Prêmio Nobel da Paz.
Em 2016, os concertos esgotados na Europa e no Perú demonstram que eles ainda são imensamente populares em todo o mundo, como comprovam os mais de 2,2 milhões de escutas mensais no Spotify e mais de 4 milhões de seguidores no Facebook.
The Cranberries regressaram às atuações ao vivo em 2016, tendo esgotado concertos na Europa e América do Sul. No verão de 2017, a banda estará na estrada com uma tournée de Great Hits muito especial. The Cranberries irão executar versões especialmente orquestradas de seus muitos sucessos em cada espetáculo com um quarteto de cordas.
Falando sobre essa tournée, o guitarrista Noel Hogan disse: "Estamos muito animados em fazer essa tournée. Nos últimos meses temos trabalhado com a Irish Chamber Orchestra na Universidade de Limerick, na Irlanda, nas versões de cordas das nossas canções mais conhecidas. Dolores O'Riordan, Noel Hogan, Mike Hogan e Fergal Lawlor também escreveram algum material novo, esperando-se que incluam pelo menos três novas músicas em 2017.

AGIR, Áurea, Diego Miranda, KURA,
Jimmy P e Virgul também confirmados no cartaz
Além da contratação dos The Cranberries, a comissão organizadora da Expofacic já fechou o cartaz para a noite seguinte à da atuação da banda irlandesa e também para 28 de julho.
A 4 de agosto, o palco principal estará por conta de três grandes nomes de quem se espera espetáculos à dimensão dos seus fulgurantes percursos artísticos: AGIR, o autor de Como Ela é Bela, Tempo é Dinheiro e Parte-me o Pescoço faz a sua estreia na Expofacic, apresentando-se com os argumentos artísticos com que venceu o prémio “Best Portuguese Act”, dos “MTV Europe Music Awards 2015”; Áurea, também vencedora de duas edições do "Best Portuguese Act” do “MTV Europe Music Awards” e de um Globo de Ouro na categoria de Melhor Intérprete Individual, regressa ao certame para um concerto que deverá incluir os maiores êxitos da carreira e temas da sua última produção discográfica; finalmente, o programa de 4 de agosto encerra com Diego Miranda, um dos mais influentes produtores e DJ’s portugueses, a quem é apontado “o mérito de ter feito a aproximação da música de dança ao mainstream de forma mágica”, tendo adquirido desse modo apreciável notoriedade internacional.
Alguns dias antes, a 28 de julho, a noite será inteiramente dedicada à música de dança, com a atuação de Kura, DJ e produtor que tem vindo a adquirir também significativa projeção internacional, cujo concerto culminará a atuação de dois outros nomes em crescente afirmação artística: Virgul, um dos fundadores dos Da Weasel que há algum tempo se estreou a solo, depois da estimulante experiência por que passou nos Nu Soul Family, a que se seguirá Jimmy P, criativo autor de fusão com influências do hip-hop, reggae, R&B, soul e funk.
Recorde-se que, além destes nomes, haviam já sido anunciados para o cartaz da Expofacic os Dama, Richie Campbell, Mariza, Cuca Roseta, Dengaz e Karetus.

__________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário