Sobre a Mostra em rede de Teatro Documental
 Resultado de imagem para microfones
“Outras vozes, outra gente – Mostra em rede de teatro documental” é um projeto de teatro documental ou testemunhal que pretende ser uma mostra de teatro em rede a acontecer no território da Região Centro. Do centro de Coimbra aos concelhos mais periféricos estabelece-se uma rede entre diversos grupos que, em diferentes pontos do país, se dedicam a fazer do documento e do testemunho o ponto de partida para a construção teatral.
O título, “Outras vozes, outra gente” sublinha o propósito de dar voz, através de espetáculos teatrais, a quem dela se vê frequentemente privado por diversas razões que se situam no campo político, económico e social. Este é o mote que une os diversos espetáculos de teatro a ocorrer em Mortágua, Tábua, Condeixa-a-Nova, Miranda do Corvo, Arganil e Coimbra, e as atividades paralelas a realizar, pensadas como uma forma de complementar esta Mostra, através de um projeto pedagógico que se pretende interventivo, elucidativo e formativo, e especialmente dirigido às camadas mais jovens da região.
Produzido pela Cooperativa Hermes (http://www.cooperativahermes.com ehttps://www.facebook.com/cooperativahermes) e apoiado pela DGArtes – Ministério da Cultura, este é um projeto que conta com as parcerias das Câmaras Municipais de Mortágua, Arganil, Condeixa-a-Nova, Miranda do Corvo e Tábua, em conjunto com o Teatro Académico Gil Vicente e com a MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, e outras entidades que desenvolvem a sua atividade na vertente formativa e de investigação (Centro de Documentação 25 de Abril,  Centro de História da Sociedade da Cultura, Centro de Formação Nova Ágora, Centro de Formação de Associação Escolas Coimbra Interior, Centro de Formação de Associação Escolas do Planalto Beirão), e que cumpre os objetivos traçados pela Cooperativa Hermes, nomeadamente a consolidação de uma rede de programação cultural e artística na região.
A inaugurar a Mostra apresenta-se o espetáculo Romance da Última Cruzada pela companhia de teatro portuense Visões Úteis e que faz uma representação inspirada pelas experiências da guerra e pelos processos da memória, identidade e biografia. EmDiz a Verdade ao Poder: Vozes do Outro Lado da Escuridão, a Cooperativa Bonifrates apresenta uma peça sobre a violação dos direitos humanos e formas de resiliência. O Trigo Limpo Teatro Acert em coprodução com Gambozinos e Peobardos leva a cenaEm Memória – ou a vida inteira dentro de mim, uma peça sobre o sofrimento de um pai que perde um filho. Portugal não é um país pequeno é o título do espetáculo a apresentar-se pela mão do Hotel Europa. Aqui, reflete-se sobre o fim do colonialismo e a transmissão da memória. A Casa da Esquina, sedeada em Coimbra, estreia O meu País – Exílio, um espetáculo que é um prolongamento de O Meu País é o que Mar Não Quer, encenado a partir do relato pessoal do ator que dá corpo e voz à peça, e que incidiu sobre testemunhos de emigrantes portugueses. A concluir a Mostra de Teatro em Rede, apresenta-se Onde o Frio se Demora pela Narrativensaio – AC, um espetáculo construído em torno de entrevistas feitas pela jornalista Ana Cristina Pereira, sobre violência de género, solidão e rutura num Portugal marcado pela crise económica.
Calendarização:
Dia 17 de Fevereiro, 21h30, Centro de Animação Cultural de Mortágua

Dia 4 de Março, 21h30, Centro de Animação Cultural de Mortágua

Dia 17 de Março, 21h30, Cine-Teatro de Condeixa-a-Nova

Dia 19 de Março, 16h30, Casa das Artes de Miranda do Corvo

Dia 24 de Março, 21h30, Cine-Teatro de Condeixa-a-Nova

Dia 26 de Março, 16h00, Antiga Cerâmica Arganilense

Dia 1 de Abril, 21h30, Centro de Animação Cultural de Mortágua

Dia 2 de Abril, 21h30, Casa das Artes de Miranda do Corvo

Dia 5 de Abril, 14h30, Antiga Cerâmica Arganilense

Dia 8 de Abril, 21h30, Centro Cultural de Tábua

Dia 29 de Abril, 21h30, Cine-Teatro de Condeixa-a-Nova

Dia 13 de Maio, 21h30, Antiga Cerâmica Arganilense

Dia 20 de Maio, 21h30, Casa das Artes de Miranda do Corvo

Dia 27 de Maio, 21h30, Centro Cultural de Tábua

Dia 10 de Junho, 21h30, Centro Cultural de Tábua

Dia 14 de Junho, 21h30, Teatro Académico de Gil Vicente