sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Benfica em xeque no campeonato, FC Porto à prova na Champions

O FC Porto-Tondela desta sexta-feira é o jogo que abre a 22.ª jornada da I Liga. Um duelo entre o segundo e o último da classificação que poderia indiciar um desequilíbrio evidente em campo. Só que a formação beirã, que vai apenas no segundo ano entre os maiores do futebol português, tem um histórico interessante contra os portistas. Em três partidas já disputadas há um triunfo para cada lado e um empate.
A formação agora orientada por Pepa precisa dos pontos para sair da zona vermelha, enquanto a equipa de Nuno Espírito Santo precisa dos pontos para não sair da zona de pressão ao líder Benfica. Isto antes de defrontar a Juventus para a Liga dos Campeões, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Champions.
Os “dragões” são a equipa em melhor forma no campeonato de momento. Não perdem há 18 jogos e somam cinco vitórias consecutivas. Em casa, a última vez que o FC Porto não marcou foi precisamente na recepção ao Tondela, há 14 jogos. O duelo desta noite coloca assim, frente a frente, a melhor equipa a jogar em casa e a que tem pior rendimento fora de portas, pois o Tondela é a única equipa da I Liga que ainda não venceu como visitante nem marcou nas suas últimas quatro deslocações.
No domingo entra em acção o líder Benfica. Já sabedor do que o FC Porto fez frente ao último. Os “encarnados” vão a Braga, naquele que é o jogo grande da ronda - primeiro frente ao quarto. Uma prova de fogo para os benfiquistas que nos encontros mais recentes com os bracarenses até têm tido motivos para sorrir: nos últimos cinco jogos, cinco vitórias. Jorge Simão vive dias difíceis à conta dos maus resultados recentes: derrota na final da Taça da Liga e quatro jogos consecutivos sem vencer. Por isso, um triunfo sobre o líder será o balão de oxigénio perfeito. Já Rui Vitória vai ao Minho com um triunfo na Champions e duas vitórias consecutivas na I Liga.
Quanto ao Sporting, recebe sábado, em Alvalade, um Rio Ave que nos últimos sete jogos para o campeonato apenas venceu um. Mas este triunfo foi… em Braga. Para ver o calendário e as transmissões televisivas desta ronda clique aqui.
A meio da semana regressa a Liga dos Campeões e o FC Porto tem a palavra na quarta-feira. Os portistas recebem a Juventus, líder isolada da Liga italiana e equipa desejosa de regressar ao topo do futebol europeu, depois de anos afastada das luzes da ribalta. Pode encontrar aqui o calendário da semana da Champions e aqui o da Liga Europa.
Lá por fora, num fim-de-semana em que nos principais campeonatos europeus as equipas melhores classificadas enfrentam adversários teoricamente acessíveis, o destaque vai para os oitavos-de-final da Taça de Inglaterra, onde dois emblemas do quinto escalão (Sutton United e Lincoln City) sonham com uma inédita e histórica passagem aos “quartos”. O Manchester United, de José Mourinho, também vai a jogo, defrontando o Blackburn Rovers.
E o Planisférico vai contar a história de Julio Colombo, antigo campeão mundial sub-17 pela selecção francesa e que foi agora condenado a seis anos de prisão por tráfico de droga.
À margem do futebol, termina a Volta ao Algarve e começa a Volta ao Alentejo, enquanto prossegue o torneio das seis nações em râguebi, enquanto para os amantes da Fórmula 1, já quase é possível escutar o roncar dos motores. Por enquanto, arranca a apresentação dos novos monolugares e o da Mercedes é na quinta-feira, no circuito de Silverstone.
A sugestão da semana, desta vez, é visual. Na semana em que foram anunciados os vencedores do World Press Photo nas diversas categorias, deixo-lhes as imagens vencedoras no desporto. A que ganhou o primeiro lugar já a viu. Está mesmo aqui por cima e foi captada por Tom Jenkins. Trata-se da jockey Nina Carberry a voar depois de ter sido atirada para fora da sela do cavalo que montava numa competição de obstáculos, em Inglaterra. As restantes são este mergulho do tenista Gaël Monfils durante um encontro no Open da Austrália (Cameron Spencer), o rosto de Usain Bolt em plena meia-final dos 100m nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Kai-Oliver-Pfaffenbach), a série fotográfica sobre uma equipa de râguebi masculina assumidamente formada por homossexuais (Giovanni-Capriotti) que compete no Canadá, a série fotográfica sobre os torneios de xadrez para jovens que decorrem na República Checa (Michael-Hanke) e a série fotográfica sobre desporto adaptado praticado por pessoas com deficiências físicas no Canadá (Darren-Calabrese).

Nenhum comentário:

Postar um comentário