sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

360º- Cavaco e a "tenebrosa máquina de propaganda" do PS em 12 capítulos (e um extra); como poupar 40%/mês nos juros da casa; e o Aristóteles-Galamba

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... o Infarmed retirou do mercado dois lotes de aspirina granuladoUm problema na selagem das etiquetas pode ter danificado os medicamentos e é recomendado aos doentes que não os tomem.

As 50 armas desaparecidas da PSP  terão sido vendidas para uma rede internacional de tráfico de armas. Depois do surpreendente alerta de ontem do Ministério da Administração Interna, hoje o DN noticia que o rasto das pistolas Glock foi detetado em Espanha a semana passada e no Porto há um mês. Aberta a investigação e feita a confirmação do stock, há polícias suspensos e receio de que o número de armas perdidas seja ainda maior.

No futebol, foi noite de Liga Europa. O maior destaque vai para os três golos de Ibrahimovic que deixaram o Manchester de Mourinho quase nos oitavos de final. Mas houve mais três treinadores portugueses em campo: e nenhum perdeu.
Por cá, hoje regressa a I Liga, com um FC Porto-Tondela.

O herdeiro da Samsung foi detido por suspeitas de corrupção e tráfico de influências. O caso é o mesmo quelevou à destituição da Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye.

Em Espanha, daqui a pouco, será conhecida a sentença do caso Nóos, que envolve a irmã e o genro do Rei, Cristina e Inãki Urdangarin. Ela é suspeita de evasão fiscal e o marido acusado de fraude e desvio de dinheiros públicos: a pena pedida é de 19 anos de prisão.


Outra informação relevante
As taxas de juro do crédito para a compra de casa nova estão 'simpáticas'. Mas há umas melhores que outras. E o David Almas palmilhou o país (digitalmente) à procura delas. Descobriu que vale a pena uma ida ao Bombarral para conseguir 0,5%, mas tem outras opções para poupar até 40% por mês.

Apesar do dia ter sido de Cavaco (já lá vou), o SMSgate de Centeno continuou a marcar a atualidade (ainda que Costa dê o assunto por encerrado)


Manuel Vicente, vice-presidente de Angola, foi acusado de corrupção pelo Ministério PúblicoÉ suspeito de ter pago quase 800 mil euros a um ex-Procurador (também acusado) para arquivar investigações a branqueamento de capitais. Vicente dizdesconhecer a acusação.

Em Guimarães continuou o julgamento das máfias da noite. Eduardo Silva, o principal arguido, negou ter assinado um contrato com o FC Porto para proteção pessoal. Problema: foi encontrada a minuta.
 
O cantinho dedicado a Trump tem de ser bastante alargado. Porque o presidente americano decidiu dizer queherdou "uma confusão" de Obama, prometeu um novo decreto sobre imigração para a próxima semana e escolheu o primeiro hispânico para a sua administração: Alexander Acosta vai ocupar a pasta do Trabalho. Mas recebeu uma nega: o vice-almiranteRobert Harward rejeitou o convite para substituir Michael Flynnna chefia do Conselho de Segurança Nacional.

Marine Le Pen pode ganhar em França? O debate no Conversas à Quinta, com José Manuel Fernandes, Jaime Nogueira Pinto e  Jaime Gama, chegou à conclusão que é improvável. As sondagens continuam a dizer que a líder da Frente Nacional passa à segunda volta, mas o favorito é Benoît Hamon, candidato do PS francês, que está em Portugal estes dias. 

A nossa opinião

Os nossos Especiais
São quase 500 páginas dedicadas à difícil convivência com José Sócrates. O primeiro volume do livro de Cavaco Silva sobre o último mandato em Belém é muito duro implacável para com o ex-primeiro ministro. Quatro jornalistas do Observador leram "Quinta-feira e outros dias" de fio a pavio e resumem em 12 capítulos tudo o que Cavaco escreveu (e ainda um extra: as indiretas a Marcelo).
  1. Os primeiros indícios do carácter de José Sócrates
  2. A “‘tenebrosa’ máquina de propaganda do PS”
  3. A desconfiava das intenções de Sócrates com os media
  4. A tentava de pôr fim ao inquérito PT/TVI
  5. A escolha de Pinto Monteiro para PGR
  6. A crise financeira em 2010
  7. O PEC4 e as omissões de Sócrates
  8. A relação de Sócrates com Chávez
  9. Correia de Campos, o ministro “politicamente inábil”
  10. Jaime Silva e Mário Linoos ministros sem bom senso
  11. O resgate: braço-de-ferro antes da bancarrota
  12. E o elogio por  Sócrates não se ter sido captado por PCP e BE

Notícias surpreendentes

Um matemático criou um método para que todos (mesmo todos) sejam bons nos números. E o texto despertou tanto interesse que foi dos mais lidos do dia de ontem.

Também há dicas para ser mais produtivo. A Ana Marques encontrou as melhores cinco ideias para "Fazer mais em menos tempo". Ficam para pensar no fim de semana.

Outra sugestão para os dias de descanso: o regresso do clássico de Wim Wenders "Paris, Texas". 33 anos depois, o filme com Nastassja Kinski como protagonista continua marcante.

Agora, ideias para bem comer. São dadas pelo Tiago Pais numa carta de desafio a Anthony Bourdain: ele sugere que o chef e crítico que anda pelo Porto passe na volta de novo por Lisboa e deixa-lhe os locais de boa mesa a visitar

E como entrámos nas semanas da moda, quer saber como nasceram os grandes desfiles? A Catarina Moura explica aqui.

Termino com um desafio em forma de fotogaleria com cheirinho a férias. Tente descobrir que 63 locais são estes fotografados de cima. E depois escolha aquele onde gostava de ir passar uns dias.

Depois de uma semana muito movimentada entre o SMSgate e o livro de contas de Cavaco, é tempo de fim de semana. Mas a informação vai continuar sempre atualizada no Observador. Passe por cá

Bom fim de semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário