sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Um guia para fintar o Fisco no novo IMI (& aquela 5ª-feira de Cavaco)

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Foi detido o herdeiro da Samsung, que era presidente de facto da empresa. Lee Jae-yong está a ser investigado no âmbito de um escândalo de corrupção que levou o Parlamento da Coreia do Sul a iniciar um processo de impeachment à Presidente Park Geun-hye.
Donald Trump diz que herdou uma confusão. Numa conferência de imprensa de 77 minutos, o Presidente tentou defender o seu primeiro mês de mandato responsabilizando a herança e garantindo que a sua Administração é "uma máquina bem oleada". Pelo meio, atacou a imprensa, nomeou o único membro hispânico do Governo e recebeu uma nega para conselheiro de segurança.
Dois hat-tricks marcaram a noite da ChampionsMourinho agradeceu a Zlatan e a Roma a outra estrela.

As notícias de hoje 

A Caixa, pois claro. Porque o PSD e CDS admitem fazer uma nova comissão de inquérito. Porque o Bloco diz já não ter dúvidas sobre o que fez Centeno. Porque o PS meteu Marcelo no caso - mas deu logo um passo atrás. E porque Costa diz que o caso acabou na 2ª-feira, com a nota de Marcelo. Dito isto, acrescento eu, na crónica da semana aqui no PÚBLICO: "Caso encerrado? Só se estivéssemos lelés da cuca".
Ainda a Caixa, mas em paralelo: o Negócios cita o Banco de Portugal, dizendo que a divulgação dos créditos do banco à CPI é um risco de "gravíssimas consequências". E o Jornal Económico anota que ainda não há aprovação formal de Bruxelas para a recapitalização (mas o Presidente já prometeu ir dar uma mão).
O livro de Cavaco Silva traz-nos... uma revelação: Sócrates quis que fosse o PR a negociar com a troika, mas o Presidente recusou. A São José Almeida já leu a obra e conta-nos a notícia (no link acima) e dá-nos uns excertos mais significativos. Quem esteve de olho na apresentação foi a Maria João Lopes, que anotou alguns dados curiosos.
Agora as nossas histórias de capa:
E mais uma notas, que vale a pena reter:
Um alerta via Infarmed: dois lotes de aspirina 500 mg foram retirados do mercado. 
Uma preocupação de Marcelo: o país está sem estratégia para os sem-abrigo.
Um processo explosivoo vice-Presidente de Angola está acusado de corromper um procurador português - mas a sua imunidade impediu que fosse sequer ouvido.
Uma notícia refrescante (económica)uns sinais do BCE baixaram os juros portugueses.
E uma boa nova, para funcionários públicos. Todos os 'precários' do Estado vão poder pedir integração nos quadros (ver aqui).

Para aproveitar o fds:

Uma exposição que é uma explosão. A Isabel Salema abre-nos a porta a uma experiência surpreendente, nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa.
De volta a "Paris, Texas". O filme volta a Lisboa e Porto, numa reposição que apetece só de olhar as imagens. E o Luís Miguel Oliveira traz-nos de volta Wim Wenders, numa entrevista sobre um dos seus filmes maiores (e sobre a América que ele viu então e que vê hoje).
Também há dança contemporânea, com amor e rock and roll. Que a Luísa Roubaud garante ter tudo para agradar a um público generalizado.
E uma viagem ao coração das trevas, em versão literária - num romance sobre o confronto entre os nossos desejos e o papel que cada um é obrigado a representar.
Só para garantir que não lhe faltam opções, aqui fica o Cinecartaz e o Guia do Lazer, com a listagem completa do que há para fazer.

Hoje na agenda
  • O Parlamento discute a redução do pagamento especial por conta, moeda de troca pela subida do salário mínimo.
  • Em Espanha, é lida a sentença do caso Nóos, julgando a infanta Cristina, irmã do rei de Espanha, o marido, Iñaki Urdangarín, e mais 16 pessoas.
  • No Reino Unido, Tony Blair promete um discurso anti-Brexit que já está a agitar o mundo político.
  • No desporto, arranca nova jornada da Liga, com o Porto a receber o Tondela.

Um último minuto 

Veja só os efeitos que os líderes podem ter: um fez com que a passerelle de NYvirasse um palco político de contestação (guess who?). Outro parece provocar um certo olhar nas mulheres. E um outro ainda impressiona os cientistas, muitos anos passados, com o seu ensaio sobre a vida extraterrestre.
Se não acreditar em nada disto, pode sempre passar os olhos pelo Inimigo Público. Há coisas que se contam por lá que, às vezes, parecem ser mais realistas do que a realidade (ora veja estes sms de Centeno para Domingues e diga lá se não são uma delícia). 
Fecho assim, com uma nota de boa disposição, na certeza de que encontrará muitos e bons motivos para sorrir pelo fim-de-semana fora. Para hoje, fica aquele desejo: dia bom, diz feliz. 
Vá passando por cá. Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário