sábado, 25 de março de 2017

Foi o seu compatriota que falou em mulheres, sr. Dijsselbloem – mas também temos copos

P
Fugas
  Sandra Silva Costa  

Podíamos fazer de conta que foi tudo planeado ao milímetro, mas a realidade é muito mais prosaica: foi uma grande coincidência. Na semana em que um holandês andou nas bocas do mundo, a Andreia Marques Pereira terminava de escrever a reportagem sobre Eindhoven, a cidade da luz (berço da gigante Philips) que se reinventou com estilo. Deixou de ser a “cidade mais aborrecida” do país para renascer à custa da criatividade. Cidade “turística?”, pergunta Erik van Gerwen, do Turismo de Eindhoven, para logo a seguir responder: “Não, não somos. Mas se o que buscam é inovação e design, estão aqui.” Aqui, na quinta cidade da Holanda, aquela que não é “a rapariga mais bonita” do país, mas “a mais excitante”. Melhor era impossível: senhor Dijsselbloem, não fomos nós que falámos de mulheres, foi o seu compatriota.
Das mulheres vamos então até aos copos, e já fica este assunto arrumado. Hoje faça mira ao Pub Português, que o João Pedro Pincha foi amigo e já tirou a prova dos nove. “É sobretudo na carta que este pub quer mostrar que não é igual aos outros”: a garrafeira tem mais de vinte referências de vinhos portugueses, a carta de cervejas também é exclusivamente lusitana, das mais conhecidas marcas às artesanais referências. E, claro, enquanto bebe, pique qualquer coisa (que não é bom gastar tudo em bebida, como diz o outro): todos os dias até às 2h há pregos, hambúrgueres, moelas e outros exemplos da petiscaria nacional.
Calma, ainda há mais no capítulo dos comes e bebes. A Alexandra Prado Coelho foi ao Fórum Gastronómico da Corunha e voltou com histórias de um cozinheiro que capturou a luz do mar e de outro que tem uma piscina onde produz meia tonelada de peixe por mês. Está tudo aqui – e aproveito a boleia para lhe dizer que para a semana voltamos à Galiza. Apanhámos a onda da nova gastronomia galega e percebemos que os novos ventos que de lá sopram trazem cheiro a algas e a ouriços-do-mar. 
A fechar, uma sugestão para um sono principesco. Viaje com a Mara Gonçalves até à Escócia e pernoite no castelo de Duns, há mais de 300 anos nas mãos da mesma família. Falta pouco para o conto de fadas ser completo: há camas de dossel, torreões, lagos de cisnes e histórias da nobreza escocesa. E, para quem vive em França, EUA, Reino Unido ou Alemanha, há também um passatempo a correr que pode levar o vencedor e mais 20 pessoas a passar lá cinco noites. Quem sabe se não tem sorte?
Por hoje está tudo falado. Já sabe, passe sempre por aqui e ficamos com encontro marcado para a semana, à mesma hora. Boas viagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário