quarta-feira, 24 de maio de 2017

Bronca no autódromo// Pistas de leitura sobre Manchester

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
O Reino Unido elevou o nível de alerta para "crítico", indiciando que um novo atentado poderá estar "iminente"; Theresa May anunciou a mobilização das forças armadas; um "grupo mais alargado de indivíduos" poderá estar envolvido no atentado em Manchester; e sete das vítimas mortais foram já identificadas. Estas são as últimas de Manchester, detalhadas no nosso minuto a minuto. Já passo de novo pelo tema, que inevitavelmente tomou as nossas atenções.
O Papa Francisco recebeu já Trump, num encontro manhã cedo que juntou dois líderes com duas visões bem diferentes do mundo. Entretanto, noite fora, o Senado americano apertou um pouco mais o cerco ao Presidente, no inquérito sobre as ligações à Rússia - um caso que se está a transformar num furacão, explica-nos o Alexandre Martins.
No Brasil, a Câmara dos deputados já tem 12 pedidos de "impeachment" contra Temer, conta o Estadão.
Moody's cortou o rating da China - e pôs as acções e o yuan a cair. O Negóciosconta as razões de um corte quase único.
A Microsoft mostrou o sucessor do Surface Pro 4, o novo modelo do híbrido de computador e tablet. A Karla Pequenino conta que é uma tentação para artistas e utilizadores que gostam de escrever, ou desenhar, no ecrã como se fosse numa folha de papel, um segmento em que a Apple é tradicionalmente uma marca forte.

As notícias do dia

A nossa manchete é uma bronca à portuguesao Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos. Ilegal, precisamente, porque foi edificado sem licença de construção e não tem licença de utilização. O Paulo Curado esteve meses a investigar o caso, a procurar os papéis (até mesmo aqueles que não existem) e chegou a esta notícia, sabendo agora que a Câmara de Cascais já admite uma expropriação. E o que diz Abel Pinheiro, Administrador do grupo Grão-Pará? “Esse é um problema que nunca foi posto”. Pelos vistos não, mas as provas continuaram no Estoril.
Há outra história a marcar a manhã: vem aí uma reforma da justiça administrativa e fiscalA ordem é para acelerar tudo, dizem o Negócios e o DN,contando algumas medidas que vão ser apresentadas esta manhã. Ao mesmo tempo, contamos nós aqui no PÚBLICO, há um novo estímulo para resolver acções fora do tribunal.
A agência Fitch fez-nos um avisocuidado com a dívida pública e com a banca. Mas o presidente da CGD não vê razões para preocupação; E no Novo Banco, garantiu ontem Sérgio Monteiro, não havia melhor caminho a seguir. Quanto à dívida, o Governo tenta pagar mais ao FMI, enquanto os eurodeputados tentam evitar um problema político em Bruxelas (com o relatório da dívida, que só o BE quer ver lá entregue).
Um problema inexistente? A Altice desmentiu ontem um plano de despedimento massivo (já depois de o Governo ter dito que nunca o autorizaria). (não sendo "massivo", haverá um menos massivo?). Do que já não restam dúvidas é do fim de duas marcas: nem PT nem MEO. Sobrevivem três outras.
Do Negócios vem uma notícia que deve fazer António Costa sorriro BCE diz que não tem nada a ver com a política de provisões do Banco de Portugal. Leia-se: se elas eram altas, a responsabilidade foi de Carlos Costa. E mais umaBruxelas dá sinais de preferir menos cortes e mais crescimento
Deixo-lhe ainda uma curiosidade: parece impossível, mas um funcionário terá gasto mais de 450 mil euros em chamadas pessoais...
... Também as últimas do nosso Presidenteno Luxemburgo, Marcelo foi apelar ao voto...
... E ainda as últimas sobre o caso Selminho, aqui no Porto (por onde estou hoje): a Câmara do Porto pode nunca vir a recuperar o terreno que está registado em nome da empresa da família de Rui Moreira. O nosso José António Cerejo conta o que apurou até agora.

Para nos pôr a pensar  

1. Sobre Manchester, deixo-lhe as nossas pistas de leitura:
2. Morreu Roger Moore, o Santo que foi 007. O espião britânico mais famoso de sempre leu assim a sua vida, que o Jorge Mourinha revistou nesta homenagem, mas a que o Marco Vaza juntou estes momentos notáveis - passando por crocodilos, reentradas e pára-quedas. Mas ainda o que não vamos esquecer: a música e imagens destes filmes que nunca morrerão.
3. Dois fósseis vieram lançar dúvidas sobre origem da linhagem humana em África. Foi um dos nossos textos mais lidos de ontem - e percebe-se porquê, tendo em conta a pergunta de partida: onde apareceram os primeiros indivíduos, após a separação entre os ramos evolutivos dos humanos e dos chimpanzés? Em vez de África, um estudo diz agora que pode ter sido no Leste do Mediterrâneo.
4. E mais um texto da Ciência: No top 10 de 2017 há espécies como um insecto muito esquivo e um tomate que sangra. Em 2016 descobriram-se 18 mil espécies, entre elas uma orquídea parecida com a figura de um diabo e uma centopeia que mergulha. A Teresa Serafim mostra-nos o que é mais belo - e o que... nem por isso.

A agenda do dia 
  • Oliveira e Costa sabe hoje se derrocada do BPN o levará à prisão, arriscando entre 13 a 16 anos de prisão. A Cristina Ferreira recupera aqui em que ponto está o processo;
  • Começa hoje o Lisboa Padel Challenger, reunindo seis jogadores do Top 25 mundial. A modalidade está em crescendo - e não quer ser só social;
  • Em Estocolmo joga-se a final da Liga Europa em futebol. José Mourinho tenta um quarto título europeu, mas o seu Manchester United tem que vencer o Ajax - e vencer a consternação do atentado de ontem.

Só mais um minuto...

O que têm em comum Madonna, um buraco e a falta de habitação em Lisboa? Palavra aos deputados da assembleia municipal, que ontem à tarde usaram a estrela pop para fazer política.
E vão mais duas ideias para trazer gente a Lisboauma Feira do Livro que não vive só de livros; e uma sardinha que vai juntar três continentes e que já marchava. Quer vir às festas?
E atenção, vem aí o fim-de-semana dos biquínis. O Summer Market Stylista, no Estoril, e o Alameda Summer Market, no Porto, reúnem no próximo fim-de-semana dezenas de marcas para dar ideias para o Verão. E o calor já aperta.
Dito isto, fico-me por aqui, não sem antes lhe desejar um dia bom, de sorriso rasgado. 
Conte com a nossa companhia e com uma actualização atenta das notícias. Sim, das boas também. 
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário