quarta-feira, 24 de maio de 2017

DUZENTOS E TRINTA MILHÕES DE TONELADAS DE GRÃOS!


Neste ano de 2017, tivemos um conjunto de fatores favoráveis à agricultura, porém, essencialmente pelo empreendedorismo do nosso produtor rural, o Brasil alcançará uma safra recorde de 230.000.000 de toneladas de grãos.
A safrinha cresceu tanto por este país afora, que agora se chama segunda safra. Nada mais lógico!

Espíritos arrojados e com visão estratégica erradicaram o café ferido por geadas e ferrugem, para plantar basicamente milho e soja de verão, cerca de 45 anos atrás, deixando a terra, após a colheita, coberta com palhada. Tal prática acabou melhorando significativamente a fertilidade e a conservação natural do solo agrícola.
Um agricultor inteligente cuida do seu solo porque sabe que daí virá a sua riqueza. E a riqueza das gerações vindouras...

Alguns produtores iniciaram um segundo plantio anual, que passou a ser chamado de safrinha ainda na década de 80. Isso mudou muitos hábitos de plantio. Mudou para melhor...

Atualmente, nosso trigo plantado no inverno, possui qualidade igual ao do europeu e argentino, e não somos autossuficientes neste tipo de grão em função da burocracia e da desoneração do trigo importado.
Coisas  de políticos que deveriam conversar mais com técnicos e produtores, e talvez, discursar menos...Em razão dos entraves à plantação de trigo, que permanecem até os dias atuais, o produtor começou a plantar milho.

Novas variedades híbridas e precoces desenvolvidas pela Embrapa e pelo setor privado, deram início à produção em escala da segunda safra.
Outras culturas de inverno como a cevada, a aveia, o feijão e outras, vieram atrás.

Os sucessivos plantios deixavam a terra com cobertura vegetal, e esta palhada e o adubo remanescentes da safra de verão vicejavam o novo plantio, com a vantagem de inibir as pragas e conservavam o solo contra a erosão. Não deixar o solo nu, só trouxe vantagens!

As coisas correram tão bem, que nos primeiros quatro meses de 2017, as exportações do agronegócio atingiram recorde de US$ 29,185 bilhões, tornando superavitária em R$ 21,38 bilhões a nossa balança comercial. UAU!

As vendas de máquinas, equipamentos e caminhões para a agropecuária aumentaram 20% em relação ao mesmo período do ano passado, e já geraram mais de 20 mil empregos novos só na agropecuária. Serão mais de 600 bilhões de reais do valor bruto da produção que, irrigarão o mercado, reaquecendo nossa economia.
Já está comprovado que o agronegócio brasileiro é extraordinário para a riqueza deste país e de seu povo. Um governo inteligente precisa cuidar do agronegócio como a menina de seus olhos...
Entendeu, senhor Presidente?

Por 

João António Pagliosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário