quinta-feira, 18 de maio de 2017

Eu, Psicóloga: 8 dicas para deixar o passado para trás

Aprenda com o passado mas foque-se no presente e crie novas memórias. Viva agora, no hoje, neste momento.

Costuma ter noites sem dormir, preocupado com algo que aconteceu no passado? Todos o fazemos. Você não está sozinho. Lembrar experiências negativas pode ser doloroso e enquanto mantiver essa dor não será capaz de ver coisas positivas. É muito importante deixar o passado para trás. 

Seguem-se oito dicas para lidar com o passado:

1. Aprenda com o passado — mas não viva lá

Sim, aquelas experiências negativas que teve podem ser utilizadas para aprender — não importa o quão dolorosas foram. Reflita por algum tempo e tente entender como poderá beneficiar das mesmas. 
Você pode aprender com as suas experiências refletindo sobre estas questões simples:
 O que aconteceu? Enumere apenas os factos. Que emoções sinto? Anote-as. Como posso utilizar estes fatos para mudar o meu comportamento e os meus sentimentos?
 Depois de responder a estas perguntas poderá seguir em frente. Embora refletir durante algum tempo sobre o passado seja aceitável, viver no passado irá apenas manter pensamentos e sentimentos negativos. 

2. Expresse-se Não hesite em desabafar os seus sentimentos. 

Pode falar com a pessoa que o magoou (ou a quem você magoou), abrir-se com um amigo ou anotar as suas emoções negativas. Faça o que sentir que poderá ajudar. O mais importante é que isso será bom para a sua saúde. Edmund Bourne, autor do livro "The Anxiety and Phobia Workbook" (Livro da Ansiedade e da Fobia), avisa que conter os sentimentos leva a ansiedade, depressão, dor de cabeça e hipertensão arterial. Horsley, especialista em dor da OpentoHope, afirma: "Quando estiver a desabafar, certifique-se de que inicia frases com ‘Eu’. Descreva a profundidade das suas emoções e partilhe-as com alguém que irá ouvir sem julgar. Isto vai ajudá-lo a livrar-se da dor." 

3. Pare de culpar os outros

Fazer-se de vítima é mais fácil e, às vezes, agradável do que aceitar a verdade. O problema é que culpar os outros impede-nos de seguir em frente. É assim que nos queixamos da vida muitas vezes. O life coach Ruchika Batra também acrescenta no seu blog "Pick the Brain" (Escolha o Cérebro) que culpar os outros faz com que nos desvalorizemos a nós próprios. Batra avança: "Quando culpamos os outros entramos automaticamente numa zona negativa. Odiamos alguém ou um fator externo porque não somos capazes de ser donos da nossa própria vida."

 4. Foque-se no presente

 Um dos métodos mais eficazes para deixar o passado para trás passa por aproveitar o presente. Em vez de reviver o passado, e ficar absorto na sua negatividade, mantenha-se ativo e goze do momento atual. Aprenda uma habilidade nova. Medite. Faça exercício. Jante com um amigo. Faça novas amizades. Tente viver no presente, mesmo que esteja sentado à mesa olhando para as nuvens lá fora. Para atingir este estado de espírito repare no que está pensando e no que está sentindo ; reduza a cobrança pessoal, procure novas experiências e aceite os seus sentimentos — bem como situações negativas — como uma simples parte da vida. 

5. Desligue-se por um tempo

Permita a si mesmo algum tempo para limpar a cabeça. Afaste-se de determinada situação — distanciando-se das pessoas, lugares e coisas que fazem com que relembre o passado. Não precisa de fazer uma viagem pela Europa. Acampar, por exemplo, numa cidade-vizinha — sem acesso às redes sociais — é um bom exemplo. Vai ver que será mais fácil analisar o passado quando voltar. 

6. Pense nas pessoas ao seu redor

 Analise as pessoas que o rodeiam. Quem é negativo ou o influencia negativamente? Quem é que está tentando esquecer por se encontrar associado ao seu passado? Provavelmente terá de se afastar destas pessoas e fazer novas amizades - com pessoas mais positivas, que irão ajudá-lo a seguir em frente. Como encontrar pessoas novas? Pode, por exemplo, assistir a conferências interessantes. Não seja tímido.

 7. Perdoe as pessoas que o magoaram — incluindo a si mesmo

Se você ficou magoado com alguém provavelmente a última coisa que quererá fazer será perdoá-lo. No entanto, segundo Wayne Dyer, "Perdoar os outros é essencial para o crescimento espiritual.” Wayne Dyer elaborou um programa de 15 passos para ajudar as pessoas a perdoar. Destacando alguns: aceitar o passado, seguir em frente, chegar a acordo consigo mesmo, não adormecer irritado, ser bondoso e generoso; e assim por diante. Também deve ser capaz de se perdoar a si próprio. Ninguém é perfeito e todos cometemos erros. Em vez de se julgar pelos seus erros, foque-se nas lições que aprendeu. É mais fácil seguir em frente sem rancor ou ressentimento.

 8. Crie novas memórias

 Comece a criar novas memórias positivas para substituir as emoções negativas do passado. Passe tempo com as pessoas que o fazem feliz e faça coisas que lhe deem alegria. Criar novas memórias é muito melhor do que ficar preso ao passado. De facto, cientistas provaram que ter muitas memórias antigas faz com que seja mais difícil criar memórias novas. Elimine o passado sem medo. Está na hora de viver — agora. 

Debora Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário