quinta-feira, 18 de maio de 2017

360º- Gravação em que Temer autoriza suborno deixa Brasil em chamas; será possível destituir Trump?; e o grupo secreto que partilhou vídeo dos abusos

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... o Brasil ficou em chamas: Michel Temer foi gravado a autorizar um suborno para comprar o silêncio de alguns detidos no processo Lava Jato, entre eles Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados. A gravação da conversa comprometedora foi feita por um empresário ao abrigo da 'delação premiada', ou seja, em conluio com a polícia. A notícia, avançada pelo Globo, já motivou um pedido de destituição do presidente brasileiro. E há protestos violentos nas ruas de S. Paulo.

Há uma polémica no Porto: a família de Rui Moreira quer construir em terrenos que os serviços da câmara dizem ser da autarquia. Segundo o Público, a processo está em segredo desde dezembro e envolve a autorização para a empresa Selminho construir o empreendimento Calçada da Arrábida.

A Comissão Europeia aplicou uma multa milionária ao Facebook. São 110 milhões de euros por ter dado informação enganosa sobre a compra do WhatsApp.

Leonardo Jardim tornou o Mónaco campeão 17 anos depois. O técnico português conseguiu acabar com o jejum que vinha desde 2000 com 104 golos em 37 jogos numa equipa que tem Moutinho e Bernardo Silva, mas também a estrela Mbappé. O Bruno Roseiro conta a história do homem que não precisa ganhar dentro de campo para ser campeão fora dele.

O Real Madrid venceu o jogo que tinha em atraso frente ao Celta de Vigo (com mais dois golos de Ronaldo) e ficou apenas a um ponto de se sagrar campeão em Espanha. Só precisa de não perder em Málaga na última jornada para não deixar escapar o título para o Barcelona.

Morreu Chris Cornell, o vocalista do Soundgarden. Tinha 52 anos e as causas são desconhecidas.


Outra informação relevante

Fala-se abertamente da possibilidade de impeachment de Donald Trump depois dos últimos escândalos da Casa Branca. Há uma petição com milhares de assinaturas a exigi-lo. E congressistas também. Mas o presidente americano pode ou não ser destituído? E em que situações? 11 perguntas e 11 respostas sobre o tema que domina a atualidade americana (e mundial).

A crise trumpista teve ontem novos desenvolvimentos. O líder republicano da Câmara dos Representantes acusou o presidente americano de ter sido pago por Putin. O presidente russo mostrou-se disponível para revelar as conversas de Trump com Lavrov, mas só por escrito, nada de áudio e divertiu-se em público com a situação. E Trump, que se considera o mais injustiçado de sempre, nomeou um ex-diretor do FBI como procurador especial para liderar a investigação sobre a Rússia. Uma bola de neve que não pára de crescer.

Por cá, há um caso hediondo nas notícias. A polícia já identificou a vítima do vídeo da alegada violação, dentro de um autocarro, na Queima das Fitas do Porto. Como se trata de uma rapariga maior de idade, a investigação necessita agora de uma queixa pública. A ERC e a Comissão da Igualdade de Género abriram entretanto um processo ao Correio da Manhã por ter publicado a gravação.

As imagens terão sido divulgadas pela primeira vez  por um grupo secreto do Facebook, o IAMASOLDIER, que partilha fotos e vídeos de conteúdo sexual explícito: tem quase 50 mil membros, todos homens, e regras muito próprias (além de hediondas): as mulheres são as inimigas

Mudo de assunto, que já chega de bestialidade.

É o que eu digo: o famoso 'saco azul' do GES não deve ter fundo. O Ministério Público descobriu um novo 'beneficiado': Morais Pires, braço direito de Ricardo Salgado, ex-administrador financeiro do BES. Não se sabe quanto terá recebido, mas sabe-se que só para regularizar a sua situação com o fisco teve de pagar mais 1,1 milhões de euros em impostos. A notícia é novamente do Luís Rosa.

E lembra-se da venda massiva de obrigações do Novo Banco? A PGR, alertada pela CMVM, abriu dois processos, por suspeitas de crime de abuso de informação privilegiada. A notícia é do ECO.


Já no Parlamento português, o tema do dia foi o caso da publicação da lista das transferências para offshoresPaulo Ralha, presidente do Sindicato dos Impostos, denunciou autocensura no fisco. Paulo Núncio negou tudo.

Na política caseira, nota para Alberto João Jardim, que quer uma nova formação política para resolver os problemas do país, enquanto o governo vai negociando com os parceiros da geringonça o Orçamento de 2018: houve reunião com o PCP e insistências do Bloco.

Em França, Emmanuel Macron e Edouard Philippe apresentaram o novo governo. Tem 22 ministros, igualdade de género e muita diversidade política.

É o adeus aos combustíveisDentro de oito anos não serão vendidos mais carros ou camiões a gasolina ou gasóleo. Haverá veículos elétricos em todo o mundo, garante um especialista da Universidade de Stanford.



Os nossos especiais

Já viu os novos vídeos do Observador? Deixo-o com dois exemplos diferentes bem elucidativos do trabalho que andamos a fazer: a opinião de José Manuel Fernandes sobre um possível impeachment de Trump; e cinco histórias que talvez desconheça de "Cem Anos de Solidão" de Gabriel García Márquez, livro que faz 50 anos.


A nossa opinião


Notícias surpreendentes
É um alerta importante: os cada vez mais comuns problemas de pele têm origem no uso excessivo de cosméticos. Quem o diz é a dermatologista alemã Yael Adler, no livro que se tornou um bestseller traduzido para mais de 20 países

Estreia hoje o novo filme da saga "Alien" de Ridley Scott. O Eurico de Barros dá-lhe 3 estrelas (à justa) e escreve que em "Alien: Covenant", o bicho anda à solta (outra vez).

Eu sei que são tantas as versões que podem já não surpreender. Mas tenho de partilhar consigo o trabalho desta artista ucraniana que desenha na areia paisagens de Portugal ao som de "Amar pelos Dois" de Salvador Sobral. Porque o trabalho dela é magnífico.

Como ontem foi dia da Internet, contámos-lhes as 12 histórias dos memes mais populares de sempre (e o que é feito dos seus protagonistas). E como começou Cannes, espreitámos os vestidos mais icónicos da passadeira vermelha do festival.

Para terminar, deixo-o com um daqueles testes (ou melhor, cinco) que nos dão a volta à cabeça (o que vale é que já é quase fim de semana). Ora veja lá se sabe responder.

Se não souber, não se preocupe. No Observador temos respostas para as suas dúvidas, descodificamos-lhe as notícias do dia e deixamo-lo a par de toda a atualidade

Boa quinta-feira, feliz e produtiva

Espere, espere. Sabe o Observador faz três anos? É mesmo. E como não podíamos deixar passar a data sem lhe dar mais uma prenda, temos de novo uma revista especial em papel (em papel, sim!) coordenada pelo João Miguel Tavares que vai estar à venda nas bancas esta sexta-feira. Amanhã dou-lhe mais pormenores, mas para lhe aguçar a curiosidade digo-lhe já que o tema de capa é um pequeno dicionário dos grandes negócios que arruinaram o país

 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário