Jovem impediu que o vírus, que afetou 99 países, se propagasse tão rapidamente
Um jovem britânico de 22 anos atrasou a propagação do vírus informático que atacou empresas e organizações de 99 países esta sexta-feira.
O investigador de cibersegurança, conhecido apenas pela conta no Twitter MalwareTechBlog, encontrou e ativou uma funcionalidade que neutralizou o software malicioso Ransom:Win32.WannaCrypt, com a ajuda de Darien Huss, da empresa de cibersegurança Proofpoint.
A funcionalidade estava codificada no vírus para o caso de o autor querer que o vírus não se propagasse, explica o The Guardian, mas não ajuda a salvar os computadores que já foram infetados.
O jovem salvou vários utilizadores quando comprou um domínio - que serva para identificar um site na internet - não sabendo que isto impediria o vírus de se espalhar. O domínio era composto por inúmeros caracteres sem sentido.
"Confesso que não sabia que registar o domínio travaria o malware até o registar, então inicialmente foi acidental", escreveu MalwareTechBlog.
I will confess that I was unaware registering the domain would stop the malware until after i registered it, so initially it was accidental.
"Eu vi que [o domínio] não estava registado e pensei 'acho que vou comprar aquilo'", contou o jovem, citado pelo The Guardian.
Quando MalwareTechBlog comprou o domínio já muitas organizações na Europa e na Ásia tinham sido atacadas. Os utilizadores dos Estados Unidos foram os mais beneficiados, pois ganharam tempo para proteger melhor os computadores.
O gabinete europeu da Europol classificou disse que o ataque informático de sexta-feira foi de "um nível sem precedentes". As empresas portuguesas não escaparam.
Fonte: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário