sábado, 13 de maio de 2017

Manhã de sábado: Em direto/ Jacinta e Francisco já são santos

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
O Papa Francisco preside à cerimónia de canonização dos mais recentes santos portugueses. A missa tem início previsto para as 10h da manhã. O chefe da Igreja Católica regressa a Roma a meio da tarde.
Fátima assiste ao momento mais simbólico da visita do Papa: a canonização dos pastorinhos. Siga em direto todas as imagens da visita do chefe da Igreja católica a nosso país.
Tinha cinco anos, caiu de uma varanda de mais de seis metros, perdeu massa encefálica e foi dado como perdido. Mas Lucas é hoje um menino normal. Os pais e a Igreja agradecem aos 'pastorinhos'.
Os truques para convencer o Papa a vir a Fátima, o ceticismo relativamente às procissões e às peregrinações e a amizade com Ratzinger. 7 coisas que não conhece sobre D. António Marto, bispo de Fátima.
O Observador reproduz o interrogatório que o padre Manuel Formigão fez a Lúcia, Francisco e Jacinta. O seu objectivo era saber se os acontecimentos de Fátima eram obra de Deus.
Peregrinos e jornalistas têm partilhado no Twitter várias imagens e vídeos do recinto. A procissão das velas foi um momento alto, mas a manhã de sábado trouxe um pedido venezuelano à Virgem Maria.
Papa abraçou crentes, rezou na capela das Aparições, mas cansaço não o deixou assistir à procissão das velas. Vem aí a canonização. As (quase) 24 horas loucas do Papa em Portugal, em fotos.
Empresária angolana usou redes sociais para denunciar notícias falsas sobre o estado de saúde do pai, ligando-as à pré-campanha para as presidenciais e à vontade de criar "confusão e tumulto" no país.
João Miguel Tavares queixou-se da tolerância de ponto e pediu ao primeiro-ministro para lhe ficar com os filhos que não iam ter escola. E António Costa ficou.
A marca francesa automóvel Renault admitiu este sábado ter sido afetada pela onda de ciberataques lançada na sexta-feira, que atingiu vários países, incluindo Portugal.
Oito coisas que deve saber sobre as moedas virtuais que os hackers estão a exigir para devolverem os ficheiros encriptados às 45 mil empresas de 74 países que foram alvo de um ciberataque esta sexta. 

Comer/Ver/Fazer

Por trás dos rótulos da Confiança não se escondem apenas sabonetes mas uma parte da história de Portugal no século XX. Um novo livro percorre a marca centenária em imagens e em Braga há uma exposição. 

Custou mas foi. Depois de estar presente em feiras e centros comerciais, a Amazingstore abriu a primeira loja de rua e trouxe os óculos, relógios, carteiras e laços só de madeira até ao Príncipe Real. 

"Prey" é o mais recente jogo da Bethesda, um blockbuster de terror que pode falhar no objetivo principal que assume: assustar os jogadores. 

O Indie 2017 acaba no domingo, mas ainda há bastantes filmes para ver nestes últimos dias do festival. Eurico de Barros seleccionou cinco títulos muito variados, três ficções e dois documentários. 

Em março, o chefe Daniel Estriga criou um menu com os peixes que se comem entre Cascais e Sagres. Serviu-o no Martinhal da vila algarvia e esta sexta-feira, 12 de maio, repetirá a graça em Cascais. 

William Forsythe, Ohad Naharin, Vasco Wellenkamp e Olga Roriz, quatro coreógrafos virtuosos para acordar nos olhos e no corpo o prazer ímpar da dança. Até dia 20 no Teatro Camões, em Lisboa. 

Os pãezinhos cozidos a vapor de que toda a gente fala têm uma nova morada na Rua de Cedofeita. No Bao's - Taiwanese Burger há "street food" com inspiração taiwanesa, das taças de arroz às sobremesas. 

O filme animado do suíço Claude Barras esteve nomeado ao Óscar e fala de coisas muito sérias que implicam os adultos e as crianças, sem perder humor e ternura. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas. 

O ateliê Las Cholas, de Valeria Olivari, vai receber um dos chefes peruanos do momento para dois jantares, a 11 e 12 de maio. Omar Malpartida vem mostrar o que anda a fazer no seu Tiradito, em Madrid. 

Opinião

Alberto Gonçalves
É de notar que, com típica valentia e apreciável obejctividade, o ateísmo militante não rejeita todas as religiões de igual modo. Na maioria dos casos, limita-se a rejeitar o cristianismo e o judaísmo

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Que dizer de uma profecia que não acontece?! A conclusão parece óbvia: não pode ser uma verdadeira profecia…

Diana Soller
O problema fundamental é que visão russa da ordem internacional tem cada vez mais adeptos. Cada vez há mais “putinianos” no mundo ocidental.

Rui Ramos
Quando vão aparecer as imitações de Macron? Muita gente já se deve andar a ver ao espelho, a confirmar que tem o cabelo e o sorriso certos. No Porto, o divórcio municipal já foi atribuído a Macron 

Helena Matos
Os mesmos católicos portugueses que tinham assistido sem grande reacção a partir de 1910 aos ataques à sua igreja mobilizaram-se em torno de Fátima. Porquẽ? “É uma fé que nós cá temos!”
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário