quinta-feira, 4 de maio de 2017

Netanyahu confiante em proceso de paz após encontro entre Trump e Abbas

Resultado de imagem para Netanyahu confiante em processo de paz após encontro entre Trump e Abbas
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou-se hoje confiante numa mudança em direção à paz em negociações com os palestinianos, um dia após o encontro entre o presidente norte-americano e o presidente da Autoridade Palestiniana em Washington.

"Estou desejoso de discutir com o presidente (Donald) Trump as melhores opções para avançar para a paz (com os palestinianos)", disse Netanyahu durante uma reunião com o primeiro-ministro da Roménia, Sorin Grindeanu, em visita oficial a Israel.

"Espero que seja possível conseguir uma mudança e encontrar uma paz genuína", referiu nas primeiras declarações desde o encontro entre Mahmud Abbas e Donald Trump na Casa Branca.

O chefe do governo israelita assegurou que "Israel está sempre pronto" para iniciar negociações de paz.

Trump e Abbas tiveram na quarta-feira o seu primeiro encontro oficial, no qual o presidente norte-americano se ofereceu como mediador para futuras conversações diretas com os israelitas.

"Nós queremos fazer a paz entre Israel e os palestinianos. Lá chegaremos", disse Trump numa declaração conjunta após o encontro, embora mantendo-se bastante evasivo quanto à forma como espera obter tal resultado numa matéria em que todos os seus antecessores falharam.

Abbas emitiu também uma curta declaração de tom otimista, reiterando a defesa da solução de coexistência de dois Estados, que o chefe de Estado norte-americano chegou, a dado passo, a questionar, e manifestando a esperança de "um tratado de paz histórico" sob a Presidência Trump.

O encontro realizou-se dois meses e meio depois de Netanyahu ser recebido na Casa Branca.

As negociações de paz entre israelitas e palestinianos estão num impasse desde abril de 2014.

Fonte: Notícias ao minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário