terça-feira, 6 de junho de 2017

Bob Dylan oferece ajuda à Guerra e Paz Editores

Bob Dylan acaba de dar uma ajuda entusiástica à Guerra e Paz Editores. Foi hoje, no discurso que mandou a agradecer o Nobel da Literatura. Sabendo, certamente, que a Guerra e Paz publicou agora mesmo esse admirável romance que dá pelo nome deMOBY-DICK, Bob Dylan não hesitou e disse à Academia Real Sueca e ao mundo que o quer ouvir: «Moby-Dick é um livro fascinante.» E acrescenta, cheio de vontade de nos convencer, que é um «um livro povoado de alto drama», que é «um conto de fadas marítimo», e que é «um livro que nos diz como homens diferentes reagem de formas diferentes a experiências diferentes». 
Ouçam Bob Dylan. Como se a enchesse de cerejas, Bob Dylan enche a boca com nomes bíblicos, referências alegóricas, ciclones, aventura e vingança: está tudo emMoby-Dick. A pensar na edição da Guerra e Paz do livro de Melville, Dylan não se poupa nos elogios e nas referências: «Está aqui tudo misturado, todos os mitos, a Bíblia judaico-cristã, mitos indianos, lendas britânicas, São Jorge…» para acabar a dizer da personagem central do romance, «Ahab é um poeta da eloquência.»
Ouçam Bob Dylan. Ouçam a voz dele estremecer de alegria a falar deste livro, ouçam a voz dele a empolgar-se com as personagens, a empolgar-se com o terrível combate da gigantesca baleia e de um homem obcecado. Ouçam o perigo e a glória a derramarem-se na voz de Dylan vindos das páginas de um livro monumental, aMoby Dick.  
A Guerra e Paz editores acabou, agora mesmo, de lançar nas livrarias portuguesas e na Feira do Livro, uma novíssima tradução de Moby-Dick. Maria João Madeira, num trabalho aturado e rigoroso, de quase um ano, assina a tradução portuguesa desse monumento da literatura americana. Bem sabemos que Bob Dylan não se deu ao trabalho de ir a Estocolmo receber o Nobel. Mesmo assim a Guerra e Paz editores vai convidá-lo para uma sessão de autógrafos de Moby-Dick na Feira do Livro. Será que ele vem?


R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário