sábado, 8 de julho de 2017

Manhã de sábado: "Infiltrada" revela assédio nas universidades

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Uma investigadora esteve "infiltrada" nas universidades portuguesas para trazer à luz uma realidade de bastidores, só conhecida de estudantes e docentes: discriminação e assédio na academia.
Santos Silva diz que a ministra da Administração Interna está “a dar uma lição a toda a gente” na tragédia de Pedrógão Grande e espera que um incidente como o de Tancos não se torne na repetir.
Donald Trump, qualificou de "formidável" o primeiro encontro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, que decorreu na sexta-feira à margem da reunião do G20, na cidade alemã de Hamburgo.
O papa Francisco manifesta preocupação face à possibilidade de "alianças muito perigosas" para os emigrantes, entre as 20 maiores economias mundiais, segundo o jornal italiano La Repubblica.
Sporting mostrou-se pela primeira vez aos adeptos, empatando com o Belenenses (1-1). Dala jogou, Leonardo Ruíz marcou e os últimos 20 minutos tiveram um sistema a pensar em Fábio (Coentrão) e Mathieu.
"Eles andem aí." Os ciclistas e os jornalistas, no bravo pelotão do Tour liderado pelo inimitável Olivier, franco-monegasco de ascendência italiana e com uma costela (ou mais até) portuguesa.
Sorteio da Primeira Liga realizou-se em Matosinhos: Benfica recebe Sp. Braga na primeira jornada, onde FC Porto joga com Estoril e Sporting vai às Aves. Nos prémios de 2016/17 os encarnados dominaram.
Russos e norte-americanos concordaram com o estabelecimento de um cessar-fogo a partir das 09:00 de domingo (10:00 de Lisboa) no sul da Síria, anunciou o chefe da diplomacia de Moscovo.
O exército dos Estados Unidos enviou dois bombardeiros B-1B para realizar manobras com a força aérea sul-coreana na Península da Coreia, após o mais recente ensaio de míssil norte-coreano.
Se há coisa que Dave Grohl sabe fazer é dar espetáculo. Foi isso que aconteceu. As Savages trouxeram o melhor do inferno à superfície. E ao segundo dia de NOS Alive ainda houve The Kills e Cave Story.
No dia em que o rock tomou conta do cartaz a e mancha negra era mais do que inevitável, os looks coloridos brilharam mais do que nunca. 

Comer/Ver/Fazer

"Crash Bandicoot N. Sane Trilogy" é a remasterização para a PS4 da trilogia clássica da PlayStation original. É um bilhete de ida-e-volta a um período no qual fomos felizes, mas que não volta mais. 

António Carvalhão e João Ferreira são amigos de longa data. Desde março, juntam-se todas as semanas, não para recordar os tempos de escola mas sim para fazer e servir ramen no 'supper club' Ajitama. 

O Museu de Lisboa vai receber uma exposição sobre a tradição da máscara na cultura mexicana. São cerca de 250 exemplares que contam as histórias fantásticas do México. 

O Club Life to Go aterrou em Lisboa para oferecer um serviço de "take away" diferente do habitual, apostado na cozinha saudável. Acabaram-se as desculpas para não comer bem fora (e dentro) de casa. 

A nova e feliz encarnação do Homem-Aranha, o drama de época "Adeus Índia" e "Duas Mulheres, um Encontro", com Catherine Deneuve e Catherine Frot, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros. 

Catherine Deneuve e Catherine Frot interpretam duas mulheres diferentes como a pimenta e o açúcar, nesta fita da melhor cepa cinematográfica francesa. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas 

Do microclima de Paredes de Coura à plateia sentada do EDP Cool Jazz, cada festival tem um dress code próprio. Os cabeças de cartaz são sempre uma inspiração, mas é preciso adaptar a moda ao terreno. 

Miguel Castro e Silva voltou às lides da alta cozinha no últmo andar do hotel The Lumiares, no Bairro Alto, em Lisboa. O novo restaurante chama-se Lumni e luz é coisa que, de facto, não lhe falta. 

Dias 1 e 2 de julho o Parque da Cidade, no Porto, vai receber vinhos, azeites, queijos e enchidos. A Feira de Comida, promovida pelo Continente, vai ter ainda espetáculos musicais. A entrada é livre. 

Opinião

Alberto Gonçalves
É gente literalmente abjecta. Perante a tragédia, decretam o caso resolvido. Perante o desleixo, lembram desleixos maiores. Perante as dúvidas, confessam sentimentos. Perante as câmaras, dão abraços.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Que é uma mulher que aluga a sua barriga senão uma ‘proletária’, no sentido próprio do termo?! E que é o ‘pai’ do filho encomendado, senão um capitalista explorador?

Rui Ramos
Esta é a ocasião de restituir verdade ao debate político, e de admitir que, ao contrário do que disse a actual maioria, não há escolhas sem custos e sem riscos. As "cativações" tiveram um preço. 

José Milhazes
Trump e Putin são mestres em “fazer surpresas”, mas não são de esperar resultados palpáveis deste encontro, mas apenas promessas de cooperação na solução dos graves problemas do mundo.

José Manuel Fernandes
Os números agora revelados sobre o sucesso escolar e sobre os efeitos da descida do IVA na restauração são reveladores das opções erradas deste Governo. E de como se está a estragar o esforço de anos.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário