sexta-feira, 15 de setembro de 2017

360º - Explosão no metro de Londres, mais um míssil da Coreia do Norte, a morte da Cassini e o terceiro Lacerda Machado a trabalhar para o Estado

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... uma explosão no Metro de Londres causou vários feridos. Sabe-se que terá sido um objecto que explodiu numa carruagem e pouco mais. Vamos seguir tudo o que passa na capital britânica e que está a causar o pânico.

Desta manhã nota ainda para mais um ataque a um militar no centro de Paris.

A Coreia do Norte lançou um novo míssil ignorando a pressão internacional e as sanções da ONU. Foi o mais longo dos seus testes: sobrevoou todo o Japão, obrigando o japonês a mandar a população abrigar-se, e caiu no Pacífico. O regime norte-coreano confirmou também que testou a bomba H a 3 de setembro. A tensão está ao máximo.

Michel Temer foi novamente constituído arguido, agora por organização criminosa e obstrução à Justiça. O presidente brasileiro é suspeito de um esquema de corrupção envolvendo membros da Câmara dos Deputados.

Nos jornais, destaque para as progressões na carreira, outro dos temas que vai marcar as discussões sobre o Orçamento: segundo o Público, mais de 23 mil funcionários públicos sem avaliação vão ficar de fora. Já no JN está a história preocupante de que os criminosos da chamada 'mafia de Braga' tinham planos para eliminar jornalistas. Nota positiva apenas no Jornal de Negócios, que revela que o sr. sapatos, Christian Louboutin, vai construir um hotel de charme em Melides.

De ontem à noite ficou o anúncio mais uma greve dos enfermeiros. Sem acordo sobre as suas reivindicações depois da segunda longa reunião com o ministro da Saúde, o único sindicato que não tinha aderido à greve desta semana saiu do ministério a anunciar uma paralisação para 3, 4, e 5 de outubro

E o debate autárquico na RTP1 entre os 12 (sim, doze!, como manda a CNE) candidatos a Lisboa. Houve (claro!) vários momentos caricatos e menos tempo para discutir as propostas principais. Ainda se falou de turismo, transportes e habitação, mas com constantes ataques a Medina por causa do caso do 'Duplex' (ao mesmo tempo que, em entrevista à CMTV, Passos Coelho garantia que o PSD não ia fazer política com a polémica). 

Outra informação importante

Já são três Lacerda Machado a trabalhar no Estado. Diogo Lacerda Machado foi consultor de António Costa (de quem é o melhor amigo) primeiro e é agora administrador não executivo da TAP. Há dois anos, o seu filho Francisco foi para os Negócios Estrangeiros. Agora, foi a vez do mais novo, João Maria, ser contratado pela idD, uma empresa na área da Defesa. A notícia é do Pedro Rainho.
Já não havia quaisquer condições para a situação se manter: depois de três polémicas em nove diaso Comandante Nacional da Proteção Civil pediu ontem a demissão pressionado por mais um inquérito do Governo, agora sobre a licenciatura feita por equivalências. Rui Esteves foi substituído pelo atual Segundo Comandante Operacional Nacional, o Tenente Coronel Albino Tavares. Entretanto, a Comissão Técnica Independente de análise aos incêndios ganhou mais um mês para terminar o relatório sobre os grandes fogos na região Centro. Com o ok do presidente da Assembleia da República.

Depois de recomendar a retirada de livros para meninos e meninas, o Governo decidiu proibir espetáculos desportivos em dias de eleições. Mas esta anunciada proibição levanta três grandes dúvidas: a medida é constitucional, basta mesmo mudar o regime jurídico das federações e contribui ou não para uma menor abstenção? Com as opiniões divididas, a Liga decidiu ser salomónica e alterou a hora do jogo mais polémico: o Sporting-FC Porto vai jogar-se às 19h15 (em vez das 18h00), já depois das urnas das autárquicas terem fechado

Mais uma nota para o futebol, porque ontem houve Liga EuropaO Sp. Braga foi à Alemanha vencer o Hoffenheim, enquanto o V. Guimarães empatou em casa com o Salzburgo. Nesta primeira jornada da fase de grupos, destaque ainda para ohat-trick de André Silva na vitória do Milan em Viena.

Os dois projetos vencedores do Orçamento Participativo foram o Cultura para Todos e a candidatura da Tauromaquia a Património Cultural de Portugal. Oprimeiro prevê o acesso gratuito a museus e espaços culturais durante um ano a jovens de 18 anos; o segundo pode gerar uma enorme polémica. Entre as verbas para estas duas 'causas', o ministro revelou que a Cultura vai receber mais dinheiro do Orçamento. 

Para que não haja dúvidas, Jean-Claude Juncker já avisou a Catalunhase houver independência, os catalães saem imediatamente da UE. E mais: podem não reentrar, uma vez que precisam da aprovação de todos os estados membros, entre eles a Espanha. Mas os separatistas não desistem e já lançaram a campanha pelo "sim".

Nos EUA, depois da cedência em relação aos dreamers, Donald Trump apressou-se a vincar que manter os jovens imigrantes sem papéis não vai alterar a necessidade de construir o Muro do México. O presidente americano voltou ainda a repetir que a culpa da violência de Charlottesville foi tanto dos supremacias brancos como da extrema esquerda, mas promulgou uma resolução de condenação aos neo-nazis. Da América vem ainda uma outra notícia: há animais estranhos a dar à costa após a passagem dos furacões.

A Al Qaeda tem um novo líder: depois de muitos anos ter sido dado como morto, Hamza Bin Laden, 15º filho de Osama Bin Laden, regressou para cumprir o legado do pai e vingar-se de quem matou o seu maior ídolo.

Os nossos especiais
Ricardo Robles sentou-se no lugar do pendura do Carpool Autárquicas do Observador. O candidato do Bloco de Esquerda a Lisboa disse ao Vítor Matos que "há favorecimento de alguns grupos económicos" na capital, acusando Fernando Medina e o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, de favorecerem grupos como o antigo BES e os Mello. Pode ouvir também o best of da entrevista.

A guerra das estátuas nos EUA ou como usar a História para fins políticos foi o tema do Conversas à Quinta entre José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.


A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre o discurso de Juncker: "A Europa não vai mudar com Juncker: já mudou, e profundamente. Para os portugueses, a mensagem é clara: uma Europa sem Portugal é perfeitamente imaginável".
  • Diana Soller escreve sobre o mesmo tema: "Gostaria, principalmente, que Juncker tiveste posto o dedo na ferida e tivesse perguntado se o modelo de integração está esgotado e tem de ser repensado em novos moldes".
  • José Milhazes escreve sobre a Rússia: "Os fanáticos ortodoxos russos começaram a incendiar carros e a fazer manifestações contra a apresentação do filme "Matilda" nos cinemas. Putin criou um ambiente de cada vez maior obscurantismo".
Notícias surpreendentes

Nada melhor que o humor. Foi o que a Pedras Salgadas usou com a Applealterando o vídeo de apresentação do novo iPhone X e dando mais um cunho português ao topo de gama dos telemóveis da marca da maçã.


Daqui a pouco, a partir das 11h00, a sonda Cassini mergulha para sempre nos anéis de Saturno. Ficam as últimas fotos antes de morrer num fim apoteótico: chamam-lhes o "Beijo do Adeus".

Daqui a pouco acompanharemos a morte da Cassini, bem como toda a restante informação do dia que incluiu um relatório do FMI sobre Portugal e mais uma avaliação ao rating, agora da Standard & Poor's. É só passar pelo Observador e ficará a par de tudo 

Boa sexta feira e bom fim de semana
a9932316-dfb0-4f1b-86c6-23f175ba1607.png
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário