sábado, 23 de setembro de 2017

Manhã de sábado: Debate. "Machado pôs Coimbra nos tesourinhos"

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Quatro dos cinco principais candidatos a Coimbra aceitaram desafio do Observador para fazer debate num autocarro. Três deles querem o Ministério da Saúde na cidade. Todos são contra o novo aeroporto.
Serviço de informações militares critica ministro Azeredo Lopes por "declarações arriscadas e de intenções duvidosas" sobre o caso de Tancos. Chefe do Exército igualmente censurado.
Sondagem da Aximage dá a vitória a Fernando Medina com maioria absoluta e Assunção Cristas em segundo lugar. No primeiro fim de semana de campanha, todos os candidatos têm ações agendadas em Lisboa.
Rui Moreira e Manuel Pizarro já não cabem na mesma moldura desde maio. Depois da cisão, agora disputam a vitória nas eleições autárquicas do Porto. As sondagens recentes baralharam todas as contas.
O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures propõe uma formação obrigatória para ciganos em áreas como Direitos Humanos e Direito Penal. Quer ainda criar 500 empregos para a comunidade cigana.
O município de Loures, liderado por Bernardino Soares, e mais três juntas de freguesia da CDU, contrataram por ajuste direto uma empresa de comunicação de um antigo vereador da CDU na autarquia.
A época de furacões ainda vai a meio e as tempestades tropicais já fizeram 237 mortos e mais de 133 mil milhões de dólares de estragos. O Maria ainda está a ganhar força. E nada disto é normal.
O ano de 2017 está a ser um dos "piores" no combate aos fogos florestais em França com 20.900 hectares de área ardida, um valor muito aquém dos quase 210 mil hectares ardidos em Portugal este ano.
O Irão testou "com sucesso" o seu novo míssil com alcance de 2.000 quilómetros designado Khoramshahr e capaz de transportar múltiplas ogivas, informou hoje a televisão estatal iraniana.
Depois de terem interferido nos Estados Unidos, da França da campanha para o Brexit, o El País fala agora de ingerência russa na cobertura jornalística do referendo
Raúl Danda considera que Portugal se tem "vergado" nas relações com Angola, colocando-se numa "situação de verdadeira dependência" e defende que falta um olhar "de igual para igual". 

Comer/Ver/Fazer

Entre 21 de setembro e 8 de outubro, as cidades de Lisboa, Porto, Braga e Faro vão ter vários restaurantes com menus de tapas e cerveja a 3 euros. 

Há mais de uma década que os fãs reclamavam por um "Metroid" em duas dimensões. Este ano, a Nintendo fez o Natal chegar mais cedo. 

O realizador de "Cisne Negro" mostra um casal no meio de um pandemónio apocalíptico em "Mãe!", um filme que é um delírio calculado mas mesmo assim excessivo. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas 

Já se instalou em Lisboa um novo sistema de entrega de comida ao domicílio, o Sendeat. Saiba como funciona este "Uber da comida" que demora meia hora a tocar-lhe à porta. 

O design de equipamento está de volta ao Terreiro do Paço, em Lisboa. Com 50 marcas portuguesas, a terceira edição do Pitch Market começa esta quinta-feira, de olhos postos na decoração. 

O restaurante do Enoturismo em Reguengos de Monsaraz, apontado por muitos como uma potencial estrela Michelin, vai fechar no final de outubro, reabrindo em inícios de 2018 com um novo conceito. 

É à volta da iguarias do Médio Oriente que dez refugiados sírios procuram "seguir em frente". Já está convidado a sentar-se à mesa com eles, no Mercado de Arroios, em Lisboa. 

A nova rubrica do Observador da-lhe a conhecer as receitas icónicas que todos os chefs domésticos devem ter à mão. A primeira é dedicada ao esparguete e foi feita com a ajuda de quem sabe do assunto. 

O Red Frog, em Lisboa, acaba de alcançar o 92.º lugar na lista dos melhores bares do mundo de 2017. E serve cocktails como o Funkey Donkey ou o New Bizz on the Bock. 

Opinião

Rui Ramos
Apesar do seu peso e força, a Alemanha de Merkel é uma espécie de Suíça em ponto grande. Servirá sempre mais àqueles que precisam de um fantasma do que aos que dela esperem decisão e orientação.

Pedro Vaz Patto
Para a “ideologia do género” este será uma escolha independente do sexo de nascença e não haverá modelos de família (homossexual ou heterossexual) de referência, antes, uma indistinta parentalidade.

Diana Soller
O caminho apontado por Trump na ONU corresponde a uma uma nova experiência a “desocidentalização” do mundo – e logo com a assinatura do presidente do país que liderou, historicamente, o Ocidente.

José Crespo de Carvalho
A Ryanair é a maior empresa europeia em número de passageiros mas a empresa está a enfrentar as consequências do sucesso e de um crescimento excessivo sem conseguir cumprir as premissas de base.

Helena Garrido
Os casos BES e Banif não teriam acontecido se já tivéssemos o novo modelo de supervisão bancária em discussão pública? As arquitecturas de governação não mudam as pessoas nem alteram os incentivos.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário