Tiago Cruz é, novamente, candidato à Junta de Freguesia do Seixo nas próximas eleições autárquicas. A menos de um mês das eleições e com o mandato a chegar ao fim, procurámos conhecer o político, o cidadão, as ideias que já concretizou e as que tem concretizar.

  1. O que fazia antes de ser eleito Presidente da Junta do Seixo, há quatro anos?
O mesmo que faço hoje. Mantive a mesma profissão. O meu estatuto enquanto presidente de Junta é em regime de não permanência, logo tenho o meu trabalho e paralelamente a gestão da Junta de Freguesia. Contudo a minha experiência profissional sempre me direcionou para a gestão de recursos financeiros e de recursos humanos o que, sem dúvida me prepara para a exigência dos apertados orçamentos dedicados às juntas de freguesia, para a gestão do executivo e para a relação com as pessoas. Mas autarca é alguém que escuta a população e que, dentro dos recursos disponíveis, tudo faz para ir de encontro às necessidades locais.

  1. Formado em Gestão, de que forma é que essa formação influencia a forma como exerce as suas funções de Presidente da Junta?
Contribui positivamente sobretudo na área financeira, administrativa e de recursos humanos. Ao longo da licenciatura aprendi alguns conceitos e metodologias que já coloquei em prática no exercício das minhas funções na Junta de Freguesia quer como Tesoureiro (num mandato anterior) e agora de Presidente de Junta. Assumo que, enquanto líder e gestor sou exigente comigo e com quem me acompanha na concretização dos objetivos e compromissos assumidos.

  1. A política sempre lhe esteve no sangue? Como surgiu a ideia de seguir esse caminho?
Desde de muito novo que sempre estive ligado ao Associativismo. Logo na Associação de estudantes da Escola Secundária de Mira, depois na Faculdade de Economia e nos vários movimentos do Seixo.  No meio desses vários projetos surgiu a vontade de integrar a Juventude Social Democrata, na qual ocupei cargos concelhios e distritais. Depois as coisas foram evoluindo com naturalidade, dado o gosto por este tipo de actividade.

  1. Quando foi eleito Presidente da Junta do Seixo, quais eram os principais planos que tinha em mente?
Para responder a esta questão tenho que recordar que eu já fazia parte do executivo anterior enquanto tesoureiro logo, e para todos os efeitos, foi uma transição natural e de continuidade, embora com uma gestão e ritmos completamente diferentes. Respondendo directamente à questão tenho alguns pilares sobre os quais pauto a minha gestão, nomeadamente a Coesão Social, Requalificação Urbana, Limpeza da Freguesia e Saneamento Básico. Estes são os pilares\objetivos principais sendo que temos depois muitas outras actividades ações.

  1. Quatro anos depois, em retrospetiva, quais desses planos conseguiu concretizar?
Não consegui executar todo o plano eleitoral na totalidade mas fizemos muitos mais daquilo que tínhamos estipulado inicialmente. Parece confusa esta resposta mas a verdade é que em 4 anos nunca pensei fazer tanto quanto foi feito, desde logo a limpeza de todos os circuitos de água, requalificação dos caminhos agrícolas, requalificação do armazém da junta e melhoramento do estaleiro, limpeza constante da freguesia, inúmeras iniciativas culturais, desportivas, socias, resolução de várias situações de águas pluviais entre muitas outras ações.

  1. O seu antecessor, Albano Lourenço, deixou alguns projetos em aberto que tenha conseguido concretizar no atual mandato?
Como disse anteriormente acompanhei o Albano Lourenço no mandato anterior pelo que o que estava projetado nesse executivo foi executado, sendo que com a tomada de posse do executivo atual novos projetos sugiram.

  1. Enquanto cidadão, quais os aspetos que acha que devem ser melhorados não só no Seixo, mas em todo o concelho?
O mais prioritário é sem dúvida o saneamento básico. O atual executivo municipal tem tomado algumas medidas neste sector, mas a aposta tem de ser ainda mais forte.
Depois, sectores como o turismo e o desenvolvimento económico merecem uma aposta constante, não esquecendo nunca a população, as suas condições e qualidade de vida.
  
  1. Enquanto político, quais são, efetivamente, as suas prioridades e de que forma é que as organiza face às sugestões ou queixas dos habitantes da freguesia a que preside?
Nós pautamo-nos por uma gestão aberta e participada. São vários os pedidos e sugestões que nos fazem chegar e a esses nós tentamos responder no imediato. Quem me conhece sabe que faço todos os esforços por nunca dizer que não. No início do mandato planeámos a nossa linha de ação baseada no programa eleitoral que levamos a votação da população e é esse que nos serve de guião para a nossa atuação. Como costumo dizer, tenho o programa eleitoral na mesa de cabeceira para ir vendo constantemente aquilo que já fizemos e que ainda podemos fazer.

  1. Nas eleições autárquicas que se aproximam decidiu recandidatar-se ao cargo que atualmente desempenha. O que o levou a fazê-lo?
A principal razão foi para fazer aquilo que ainda não foi feito. Parece o nome de uma música mas é a realidade. Podia comodamente deixar esta vida atarefada por vezes atribulada mas na verdade após refletir juntamente com o meu executivo, família e amigos decidi candidatar-me novamente à Junta de Freguesia do Seixo. Considero que já dei muito à minha freguesia através dos vários projetos associativos em que já participei\participo mas ainda não estou “cansado” pelo que tenho a firme certeza que ainda posso dar um contributo para o desenvolvimento do Seixo.

  1. Se for reeleito nas eleições de 1 de outubro, quais serão as suas prioridades?
Embora vá ser repetitivo as prioridades em parceria com a Câmara Municipal de Mira são: saneamento básico, requalificação urbana e coesão social, havendo como já disse anteriormente um plano eleitoral bem estipulado e com vários objectivos para desenvolver nos próximos 4 anos.
Joana Veríssimo