sábado, 25 de novembro de 2017

"A ZONA DE CONFORTO" e as 5 mentiras ditas para si mesmo

"A ZONA DE CONFORTO" e as 5 mentiras ditas para si mesmo
A zona de conforto é o que nos prende ao seguro e conhecido. 
A vida talvez não esteja muito boa, ou necessita de um novo horizonte, mas o medo de começar ou recomeçar afasta a vontade de tentar.

Você já adiou por muito tempo algum empreendimento?
Cinco mentiras que nos fazem acreditar que está tudo bem e nos prendem a uma vida segura, porém sem grandes desafios e crescimento:

1. “Eu não tenho por que fazer”
Se resistir em sair de sua zona de conforto, não crescerá; o responsável por isso são os desafios enfrentados no caminho. Pensar que não precisa fazer algo é uma resistência à mudança para se manter dentro dos limites do conhecido.
Quando pensar que não tem motivos para fazer algo novo, lembre-se que o simples fato de crescer e descobrir são razões mais que suficientes.

2. “Não é o momento certo”
Realmente, são poucas as ocasiões perfeitas. Ir em busca de um sonho é lutar contra o vento e a maré, criando as condições ao longo do caminho.
O medo do fracasso é o que está por trás desse pensamento. Mas se queremos chegar a algum lugar, devemos ser conscientes de que não podermos ficar parados.

3. “Vou começar quando”…
Além do momento não ser o certo, ainda tem um acontecimento específico para começar a agir. Na prática, esse é um engano perfeito, pois “não é a desistência de um sonho”, apenas um adiamento passageiro.
Essa armadilha resulta na procrastinação: deixando para depois, arrumando desculpas que confortam. E mesmo quando essa condição finalmente acontece, colocamos outra e mais outra.
Por isso, mesmo que não tenha todas as situações criadas, simplesmente dê pequenos passos. Não espere demais, porque a vida é muito curta.

4. “Não é para mim”
Aqui se esconde a ideia de que não somos bons ou capazes o suficiente. Pessoas inseguras e que tem baixa autoestima pensam constantemente assim.
E também quem tem medo do mundo e se fecha para novas experiências. Mas como saber que você não gosta de algo se nunca sequer tentou?

5. “Eu não sei como fazer”
O novo assusta, essa é uma desculpa comum para se manter na zona de conforto e não enfrentar o desafio.
Mas lembre-se que quando temos um ‘por que’, os ‘como’ chegam sozinhos.
Realizar projetos requer preparação, o que não significa que não possa fazê-lo. “Nenhuma destreza surge do nada, todas têm em sua base muita paixão e esforço”.

****

A fábula de um rei que ganhou dois falcões. 
Um foi muito bem treinado, mas o outro ficava empoleirado no mesmo galho sem nunca voar.
O rei chamou várias pessoas, inclusive um curandeiro, mas ninguém foi capaz de resolver o problema. 

Então um dia, um camponês simplesmente cortou o galho e o falcão teve que alçar voo.

Esse é um bom exemplo de que ficar muito tempo na zona de conforto nos impede de saber o quão longe poderíamos chegar. A vida sempre ensina, mas é muito melhor ter a coragem de empreender e não ser levado pelas circunstâncias.
A zona de conforto não é boa para a saúde pessoal e profissional quando se torna o seu único lugar conhecido. Fora desse pequeno círculo estão todas as possibilidades e acreditar em si mesmo, é preciso.

ARTIGO da psicóloga Jennifer Delgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário