sábado, 25 de novembro de 2017

Uma floresta para todos… todos pela floresta!

Há cerca de um século os nossos antepassados abraçaram a hercúlea tarefa de, a partir de areais estéreis e sob um sol abrasador, semearem e plantarem a floresta que suporta a nossa principal riqueza ambiental pela sua biodiversidade. É imperativo que este legado seja transmitido às gerações vindouras. É imperativo honrar a memória das gerações que nos antecederam. Os trágicos acontecimentos de 15 de outubro destruíram parte significativa deste legado. Uma floresta demora largos anos a desenvolver-se e consolidar-se. Urge por isso começar já e agora...
Sob o lema "uma floresta para todos...todos pela floresta!" a Mariflores, a Leal&Soares e a Sotiplanta, três empresas de Mira fortemente afetadas pelo fogo, lançaram uma campanha de reflorestação dos espaços públicos devastados pelo fogo e que tem, desde o início o apoio da Câmara Municipal.
A partir da agora quem quiser participar nesta campanha poderá, junto de uma destas empresas, proceder à aquisição de plantas que ficarão a constituir uma bolsa de plantas disponíveis para arborização e valorização de espaços ardidos. A Câmara Municipal encarregar-se-á posteriormente de organizar campanhas para a sua plantação dando público conhecimento do número de árvores plantadas e a sua localização.
O projeto arrancou já com a plantação de diversas árvores adquiridas pela Confraria Nabos e Companhia no espaço junto à captação de água da Lagoa e no parque público do Corticeiro.
Por outro lado, a Junta de Freguesia do Seixo tem em marcha um projeto de limpeza e valorização dos espaços de proteção entre a Estrada Nacional 109 e o Polo I e Polo II da Zona Industrial de Mira.
Ambas as iniciativas têm o apoio ativo da Câmara Municipal de Mira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário