segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

360º - Centeno vai mesmo ganhar o Eurogrupo? Isso quer dizer que a UE está a mudar? O que se decide lá dentro? E quais os altos e baixos do ministro?

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Hoje é dia de eleição do novo presidente do Eurogrupo e Mário Centeno continua a ser o favorito - é o candidato oficial dos socialistas europeus e tem o apoio da Alemanha, da França, de Itália e de Espanha. Mesmo assim, como explica o Nuno André Martins, na UE nunca se sabe.

Centeno pertence a um governo de um país pequeno, saído de um resgate, socialista, apoiado pela extrema-esquerda do PCP e do BE, que gosta de agitar o discurso do fim da austeridade. Isto quer dizer que a UE mudou ? Nem por isso, escreve o Pedro Rainho.

O eventual-provável-futuro presidente português do Eurogrupo é pouco popular à esquerda e é considerado um ilusionista pela direita; mistura uma boa imagem na Europa com vários desastres de relações públicas cá dentro: e até já esteve para sair do Governo. O Miguel Santos Carrapatoso foi olhar para os altos e baixos da carreira política de Centeno.

Afinal, que organismo é este a que Centeno se candidata? Quem se senta no Eurogrupo? O que se faz lá? E que poder tem o seu presidente? As seis perguntas e respostas essenciais estão aqui.

Hoje a UE também discute o Brexit. Theresa May e Jean-Claude Juncker vão almoçar juntos e Bruxelas espera que os britânicos apresentem propostas para a segunda fase de negociações. Problema: escreve o The Guardian que Londres ainda não conseguiu chegar a acordo com a Irlanda sobre o que acontecerá à fronteira.

O ex-primeiro-ministro Tony Blair já assumiu: o seu grande objectivo é reverter o Brexit. Em entrevista à Radio 4 da BBC, disse que, “quando os factos mudam, penso que as pessoas têm direito a mudar de opinião”. Um dado pode ajudá-lo: uma sondagem publicada ontem pelo Daily Mail mostra pela primeira vez que 50% dos inquiridos querem um novo referendo.

Do outro lado está Nigel Farage, um dos líderes da campanha pelo Brexit. Ontem, o eurodeputado foi confrontado com o facto de que, quando se reformar, receberá uma pensão da UE de 83 mil euros. Sendo tão eurocéptico, aceita o cheque? Resposta: claro que sim.

Para finalizar este bloco sobre assuntos europeus: afinal, a UE quer acabar com os kebabs? Ou será que não? Está aí a grande polémica dos fosfatos.


Mais informação importante
O ranking das melhores escolas de gestão do Financial Times tem quatro instituições portuguesas:
  • Nova School of Business and Economics: 25.º lugar;
  • Católica Lisbon School of Business and Economics: 26.º lugar;
  • Porto Business School: 59.º lugar;
  • ISCTE Business School: 80.º lugar.
Manuel Vicente, ex-vice-Presidente angolano, não terá direito a imunidade diplomática e poderá ser julgado em Portugal. Será essa a conclusão de um parecer pedido por António Costa ao conselho consultivo da Procuradoria Geral da República. A notícia foi dada por Marques Mendes, que avançou um dado preocupante: o primeiro-ministro pode não homologar o parecer.

Francisco Pedro Balsemão, presidente executivo da Impresa, quer uma nova avaliação da ERC à compra da Media Capital pela Altice. Se a operação fosse para a frente, a empresa poderia “esmagar toda a concorrência”, diz em entrevista ao Público

O número de cesarianas é superior ao recomendado em 25% das maternidades portuguesas. Os hospitais vão ser penalizados, avança o DN.

Mais uma notícia de saúde: em 2018, os hospitais vão ser incentivados a transferir os doentes em fase aguda para casa, escreve o JN.

Houve a agressão a um jogador. E a um treinador. E a um agente. Para finalizar, um murro a um árbitro. Tudo numa semana. Algo se passa nos Distritais de Aveiro.

"A reputação do FBI está em farrapos". Uma frase destas só podia ter sido escrita num sítio: no Twitter; por uma pessoa: Donald Trump; e numa circunstância: depois de Michael Flynn, seu antigo conselheiro de segurança nacional ter admitido que mentiu ao FBI sobre o seu encontro com o embaixador da Rússia. O cerco aperta-se.

A Ópera Metropolitana de Nova Iorque suspendeu o mítico maestro James Levine depois de acusações de agressão sexual. Os casos têm mais de cinco décadas e há testemunhos de três homens que terão sido suas vítimas, escreve o The New York Times.


Os nossos Especiais
 
“As pessoas esperam que as faça rir. Mas mesmo entre amigos nem sempre estou para ‘macacadas'”. César Mourão, que podia ter sido desportista mas repetiu o secundário para fazer o Chapitô, dá uma longa entrevista de vida ao Tiago Palma.


A nossa Opinião
 
Alexandre Homem Cristo escreve "Centeno no Eurogrupo, a direita num beco": "A vitória de Mário Centeno é a derrota de um discurso político. Se não puder acusar a geringonça de ser irresponsável na gestão das contas públicas, que alternativa propõe a direita ao país? Nenhuma".

João Carlos Espada escreve sobre Francisco Suarez:"Recordar Francisco Suarez consiste também em recordar que a civilização ocidental da liberdade sob a lei não começou com as ideologias revolucionárias do século XVIII".

Helena Matos escreve "A festa do cone iluminado": "O bolo rei já não tem brinde. A Bela Adormecida ficou sem beijo porque o príncipe foi acusado de abuso. A fruta não tem bicho. O Natal ficou sem Menino Jesus e tornou-se a festa do cone iluminado".

João Marques de Almeida escreve "Costa é mais fraco do que se julga": "Um verdadeiro líder quando fala sobre um tema tem a última palavra e toma a decisão final. Mas Costa fala e não decide, recua e volta a falar. E já todos perceberam que o país tem um PM sem autoridade".

Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "Portugal católico": “'Os católicos continuam a desempenhar um importante papel. Na escola, na saúde, na solidariedade social, na cultura, na ciência, na tecnologia'. E na política?".

Alberto Gonçalves escreve "Uma semana no Terceiro Mundo": "Felizmente o dr. Rio dá uma ajuda: a comissão de honra e a lista de apoios declarados, repletos do pior entulho oligárquico que o partido produziu em décadas, são quase um manifesto favorável ao rival".
 

Notícias surpreendentes

A despedida de Zé Pedro foi feita com palmas, com música e com uma vénia dos Xutos. Para saber como tudo se passou, basta olhar para esta grande, grande foto do João Porfírio.

No velório do músico, foi ainda lido um texto da afilhada de Zé Pedro, que o Observador publicou: "Imagino-te, onde estiveres, com esse sorriso que é o teu super poder. Partes para toda a parte, livre".

Estamos a sexualizar os jovens atores de “Strangers Things”? Aos 13 anos, Millie Bobby Brown, que faz de Eleven, é a nova "child star" - e isso pode ser um problema.

Está quase a chegar o novo Star Wars. “Os Últimos Jedi” estreia daqui a duas semanas e o Alexandre Borges preparou um pequeno calendário do advento para a galáxia.

Começam a multiplicar-se as festas com os presentes para o "amigo secreto" (aqui no Observador também), por isso fique com as dicas até 10 euros do Mauro Gonçalves.

Se ontem não conseguiu apanhar a única Super Lua de 2017, não se preocupe porque ainda vai a tempo hoje à noite. Vale a pena, como pode ver aqui.

Antes de sair de casa, pegue no casaco: nove distritos do país vão ter temperaturas mínimas abaixo de 5 graus. Para aquecer, passe por aqui.
Até já!b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário