quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

360º- Os ordenados na Ordem dos Contabilistas: Rio ganha 1500 euros/mês por 3 reuniões por ano, o bastonário recebia 14 mil; e o Benfica fora da Taça

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... volto a começar as notícias da manhã com mais um escândalo. Agora são os valores astronómicos pagos na Ordem do Contabilistas. Entre eles estão Rui Rio — candidato à liderança do PSD — e Manuel dos Santos --, eurodeputado do PS. Para estar presente em três reuniões por ano, Rio recebe 1.500 euros brutos por mês como vice-presidente da Assembleia Geral. Acha correto, apesar de ser sete vezes mais que o presidente da mesa da Galp, recorda que só o passou a receber depois de deixar a câmara do Porto e destaca não cobrar deslocações nem alimentação.

Há contestação na Ordem (que tem eleições daqui a uma semana) sobre estes valores pagos aos orgãos sociaisManuel dos Santos, presidente da AG, ganha dois mil euros mensais, que chegaram a ser mais de cinco mil quando foi compensado por ter perdido o direito à pensão de deputado. E o ex-bastonário, Domingos Azevedo, recebia 10 mil euros todos os meses, mais 4.068 euros de compensação. Muito mais que o Presidente da República. Muito mais que noutra qualquer Ordem. Muito mais que na Galp, na EDP...

No caso Raríssimas, houve mais explicações que acabaram por deixar apenas mais dúvidas. A começar pelas do ministro Vieira da Silva que continuou a apoiar ações da Associação e a aparecer no estrangeiro ao lado da presidente Paula Brito e Cunha já depois de ter recebido as denúncias de irregularidades e de ter alegadamente ordenado uma investigação. Mas continua a dizer que nada sabia e que está de "consciência tranquila" apesar de as contas passarem sempre pela Assembleia Geral de que foi vice-presidente até ser ministro. E, com este Governo, segundo o DN, os apoios à Raríssimas quadriplicaram



Outra informação importante 

Uma semana depois de ficar fora das competições europeias, o Benfica foi afastado da Taça de Portugal. A derrota com o Rio Ave (3-2, no prolongamento, com um penálti falhado) levou Rui Vitória a fazer um desabafo baixinho mas que o presidente Luís Filipe Vieira deve ter ouvido na China, onde está: o pior Vitória acabava de igualar o pior Jesus


Ainda no futebol, anote mais um recorde para Ronaldo .

Do futebol para a política, porque Mário Centeno
Costa deu uma entrevista à CNBC já como futuro presidente do Eurogrupo. Diz que "é hora de colher os frutos da austeridade" e pede "tempo e paciência" para continuar a reformar a zona euro.

António Costa está feliz por Centeno e... por tudo. Por isso disse aos funcionários portuguesas das instituições em Bruxelas que 2017 “foi um ano particularmente saboroso para Portugal”. Na Bélgica esqueceu-se seguramente do que se passou no país, entre tragédias e escândalos.

Das manchetes da manhã, duas notas: o ministro da Administração Interna deu uma semana à PSP para avaliar os riscos da noite de Lisboa (DN); e o Governo quer que todos os postos de combustíveis passem a vender botijas de gás (Público).

A Madeira (tal como a Holanda, a Irlanda, Malta e Luxemburgo) podem continuar a manter (para já) os seus regimes fiscais especiais. O Parlamento Europeu debateu as offshores, fez propostas quanto à evasão fiscal, mas os espaços na UE continuam pouco pressionados a mudar.

E segue a guerra de comunicados sobre os debates entre os candidatos à liderança do PSDEm 24 horas houve três. Com críticas duras de Rio a Santana pelo meio.



Janet Yellen despediu-se da presidência da Reserva Federal dos EUA com uma subida de juros.

E há mais uma acusação de assédio contra Harvey Weinstein. Agora foi a atriz Salma Hayek quem escreveu um artigo no New York Times a contar que o poderoso produtor de Hollywood lhe pedia; mas acusações já 'apanharam' também Larry King; e são um segredo muito mal guardado em Bollywood, do outro lado do mundo.


Os nossos especiais

O que são as empresas 'zombie' que dão emprego a 14,3% dos portugueses e que peso têm na nossa economia? As respostas estão num estudo que será apresentado esta sexta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian e foi coordenado pelo reitor da Universidade do Minho, Fernando Alexandre. No capítulo de que fazemos a pré-publicação, explica-se como funcionam estas empresas em situação débil, dependentes dos bancos e incapazes de cumprirem as suas obrigações financeiras.

A nossa opinião

  • Helena Garrido escreve sobre o caso Raríssimas: "Num país desenvolvido as instituições teriam funcionado e a Casa dos Marcos teria sido fiscalizada. Nenhum país enriquece sendo como vimos que Portugal é no caso Raríssimas. Enriquecem algumas pessoas".
  • Timothy Garton Ash escreve sobre a UE com uma proposta para os seus dirigentes: "As palavras ultrapassam sempre os atos na política, mas mais na UE do que em qualquer outro lado. Portanto, aqui vai uma proposta modesta: os nossos líderes devem declarar um Ano Europeu do Silêncio".
Notícias surpreendentes
Não se falará de outra coisa hoje entre os fãs: já estreou o novo Star Wars, os Últimos Jedis. Eis as confissões de um viciado na saga: “A Força? O meu pai tem, eu tenho, a minha irmã tem”. Mas se é dos que não sente atração nenhuma pelos soldados de lata branca e espadas de luz, tem outros filmes para ver.


E presumo que ainda precise de sugestões para prendas de Natal. A lista de hoje é de 57 ideias para elas (alô lá para casa!). Aviso: nem todas são baratas. Já agora, ficam umas dicas de beleza pouco convencionais de 20 celebridades.

Não sei se sabe, mas os leopardos-das-neves são raramente avistados. Uma fotógrafa conseguiu apanhá-los em plena caça. Mas se olhar para as imagens, vai ter muita dificuldades em vê-los. Os carneiros que lhes serviram de presas também não viram.

Fotos privadas das grandes estrelas dos anos 60. É o que vai revelar em livro Jonas Mekas, pai do cinema avant-garde norte-americano que privou com Marilyn, apadrinhou Andy Warhol no mundo do cinema e acompanhou John Lennon e Yoko Ono na lua de mel.

Por hoje fico-me por aqui. Mas já sabe que terá mais, muito mais, no Observador. É só clicar.

Uma boa quinta-feira
(ah, e se lhe doem as costas, não se queixe da chuva: parece que não tem culpa nenhuma)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário