sábado, 16 de dezembro de 2017

Espetáculo de Natália Queirós para assinalar a quadra “O Natal e a Poesia” estiveram no palco do auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede


O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede concluiu ontem, 14 de dezembro, o programa de representações da peça preparada para assinalar a quadra de Natal, uma tradição que se repete todos os anos desde a sua constituição, em 2004.

Intitulado “O Natal e a Poesia”, o espetáculo deste ano, uma espécie de debate declamatório entre várias personagens, foi mais uma vez concebido por Natália Queirós, ex-juíza do Tribunal de Cantanhede que criou e tem dinamizado o Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede desde o início, sendo ainda responsável pelos textos originais ou adaptações de todas das 27 peças já apresentadas, bem como pela sua produção e encenação.

Sobre “O Natal e a Poesia”, a autora refere que se trata de “um espetáculo recreativo-cultural singelo e que apela essencialmente à temática da magia do Natal numa abordagem poética que pretende valorizar os valores humanos”. No palco estiveram pequenos atores e atrizes a declamar uma síntese das mensagens mais relevantes de todas as peças de Natal levadas a cena desde 2004 pelo Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal.

A estreia, no dia 7 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal, contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, que na ocasião enalteceu e louvou “o trabalho do grupo de teatro, a criatividade e a dimensão cultural da atividade que desenvolve”, tendo destacado “o dinamismo e a perseverança da sua fundadora e atual diretora, Dr.ª Natália Queirós, que tem sido efetivamente a alma deste projeto”.

Depois da primeira representação, houve outra em 10 de dezembro, também para o público em geral, e mais duas para assistências específicas, por convite. À sessão do dia 12 assistiram mais de setenta idosos de instituições de solidariedade social do concelho, designadamente do Lar da Nossa Senhora da Tocha, Fundação Ferreira Freire (Portunhos), Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, Prodeco – Progresso e Desenvolvimento de Covões, Plasce – Póvoa da Lomba Associação Social, Cultural e Ecológica e Centro Social Polivalente da Freguesia de Murtede; no dia 14, assistiram à peça os alunos e docentes da Escola Básica Cantanhede Sul. 

Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede

O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede é constituído por 8 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos. Este grupo teatral nasceu em 2004, por iniciativa de Natália Queirós que, após a sua jubilação como magistrada no Tribunal de Cantanhede, tem desenvolvido na cidade uma importante atividade cultural relacionada com as artes teatrais. Entre as iniciativas que tem levado a efeito, destaca-se a criação deste grupo que desde a sua fundação em 2004 já realizou 136 sessões de 27 espetáculos teatrais diferentes, aos quais assistiram mais de 16.400 pessoas, sobretudo alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho. O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede integra atualmente 8 elementos com idades que variam entre os 7 e os 17 anos. Alguns dos elementos mais antigos foram saindo, em função dos seus interesses e ocupações escolares, no decurso de um processo natural de renovação e o próprio grupo foi-se refrescando com a entrada de outros jovens atores.

_________________________________



Neste Natal dê o melhor de si: vá até ao Posto Fixo da ADASCA e faça a sua dádiva de sangue



Nenhum comentário:

Postar um comentário