“É absolutamente lamentável o estado de degradação a que chegou a Escola José Falcão”, em Coimbra, alertou hoje o deputado do PS Pedro Coimbra, na Assembleia da República. O parlamentar especificou que chove dentro da escola, estando em causa as condições de segurança. “Profissionais e alunos não têm condições dignas para ali desenvolverem a sua atividade”, lamentou.
Pedro Coimbra lembrou que o anterior Governo do PSD e do CDS “teve uma oportunidade rara para resolver o assunto, mas não mapeou a escola para acesso aos fundos comunitários, perdendo, assim, a oportunidade de garantir a fonte de financiamento adequada”. “Não será estranho o facto de ser conhecida e reconhecida a aversão da direita à escola pública”, atacou.
O deputado esclareceu que “o Governo do Partido Socialista, limitado no acesso aos fundos comunitários, mas atento e empenhado, apenas e só com o parco Orçamento do Estado ao dispor, já garantiu um investimento de cerca de 450 mil euros a avançar em breve assim que estiverem concluídos os estudos necessários”.
Pedro Coimbra admitiu que o valor não chega para todas as necessidades, servindo “apenas para socorrer algumas emergências”; no entanto, é “uma primeira fase de investimento, que marca também uma clara diferença entre o atual Governo e o anterior”.
O socialista sublinhou que a Escola José Falcão é relevante no contexto nacional “não só pela sua arquitetura extraordinária, mas sobretudo pelo projeto educativo de sucesso que tem sabido manter ao longo dos anos”. Por lá passaram “grandes vultos da história contemporânea de Portugal”, tanto das artes, da cultura, como da política, frisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário