quarta-feira, 28 de março de 2018

À Lupa | Ontem foi Dia Nacional do Dador de Sangue, hoje o que é?

Ontem vivi um dia fora do normal de acordo com a minha rotina. Como diz o tema desta reflexão, ontem foi o dia nacional do dador de sangue, hoje o que é?
Foi tão importante que a imprensa da zona centro não lhe concedeu a devida atenção, pelo menos aquela que tive acesso, com a ressalva do Diário as Beiras, que para o comprar desloquei-me de propósito a Coimbra, porque em Aveiro e arredores o referido jornal deixou de aparecer nas bancas, ainda assim, no quiosque na estação da CP apenas havia dois exemplares.
Quanto à imprensa de âmbito nacional de hoje, apenas o JN concedeu um espaço (Nacional) na página 10 fazendo referência que o “Plasma convertido em medicamentos já este ano”, com citação de declarações do actual presidente do Conselho Directivo do IPST.
Fico com o sentimento de que a imprensa se converteu ao IPST passando a ser sua porta-voz, votando para o esquecimento as associações de dadores de sangue, sim, as que tudo fazem para que não falte sangue nos hospitais. Estamos perante uma acção típica da cultura portuguesa. Quem critica, quem incomoda deve ser votado ao silêncio ainda que se pratique uma descarada injustiça. A propósito, ainda sobre as associações de dadores, leia-se o que foi dito ontem:
-“É relevante e significativo o contributo que as associações de dadores têm, neste contexto, porque elas próprias fazem também a dinamização e a promoção da dádiva de sangue, sobretudo nas brigadas que se deslocam de acordo com a calendarização feita com as associações”, declaração publicada ontem no jornal Diário as Beiras na página 4.
Ainda ninguém se preocupou em escrever sobre a história das associações de dadores de sangue em Portugal. Quanto poupam ao ISPT na área dos recursos humanos? Se o IPST coloca-se para o terreno funcionários seus para promover a dádiva de sangue, seriam mais eficazes do que as associações?
Muitos dos dirigentes associativos com quem tenho dialogado, são unânimes em dizer que se sentem humilhados pela forma como são desconsiderados, apesar daqueles ou outros louvores. Alguns pagam do seu bolso as actividades que promovem.
Conclusão: eu que o diga, ainda ando por aqui porque os princípios morais e éticos que me assistem falam bem alto na minha consciência, caso contrário…
Termino como comecei: Ontem foi Dia Nacional do Dador de Sangue, hoje o que é? Apesar de tudo, hoje entre as 15 horas e as 19:30 horas a ADASCA vai promover mais uma sessão de colheitas de sangue no seu posto Fixo. Se puderem compareçam. www.adasca.pt


Santa Páscoa para todos!

Joaquim Carlos

Director


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário