Num programa que tem como cabeças de cartaz James Arthur (4 de Agosto) e os Waterboys (31 de Julho), além de uma incursão pelo universo de uma das bandas míticas dos anos 80 e 90 com a  Dire Straits Experience (28 de julho), a Expofacic propõe duas noites recheadas do que de melhor se produz ao nível da música de raiz africana. Em 2 de Agosto, sobem ao palco principal o consagrado Nelson Freitas e os sempre surpreendentes Calema, dois concertos que deixam antever uma forte adesão do público que tem alimentado o êxito destes artistas de sucesso em Portugal e além-fronteiras.
De Nelson Freitas espera-se uma atuação construída a partir da exploração de novas sonoridades que incorporam influências do rhythm & blues e do hip-hop, combinadas com zoukkizombae a música tradicional de Cabo Verde. Com carreira consolidada em Portugal e em vários outros países, o cantor, compositor e produtor de origem cabo-verdiana promete trazer à Expofacic os argumentos que fazem dele uma das maiores referências na fusão desses géneros musicais, num espetáculo em que não faltarão êxitos como “Bo tem Mel”“Break of Down”, “Miúda Linda” e “Tu És a Mulher”, além das suas mais recentes produções discográficas.
Antes do concerto de Nelson Freitas, o palco estará por conta dos Calema, dupla constituída pelos irmãos António e Fradique, dois jovens músicos descendentes de cabo-verdianos mas nascidos em São Tomé e Príncipe. Os próprios assumem que transportam uma herança cultural que os conduziu à paixão pela música, na qual de resto é notória a influência das suas origens. A consagração surgiu com o lançamento do single “Vai", que adquiriu assinalável notoriedade nas rádios nacionais e na generalidade dos media, fazendo parte da banda sonora da novela “Paixão”, da SIC. Depois desse sucesso e seguiu-se a “A Nossa Vez”, tema que dá nome ao segundo álbum de originais e que mais uma vez dá expressão ao talento dos Calema. À semelhança de “Vai”, também “A Nossa Vez” foi escolhida para a banda sonora de uma série televisiva, neste caso “A Herdeira”, da TVI.
Entretanto, enquanto a dupla se vai desdobrado para cumprir uma agenda bastante preenchida, com mais de 100 concertos em cerca de 12 países, o êxito da sua música é uma evidência, tendo superado largamente os 100 milhões de visualizações no youtube