Enquanto dormia...
... Manuel Vicente conseguiu o que queria, ele e Angola: o Tribunal da Relação de Lisboa remeteu o seu processo para a justiça angolana. Segundo o Tribunal, trata-se da melhor decisão pela "boa administração da justiça" e pela reinserção caso seja condenado.
- A sentença explica ao detalhe a decisão tomada. A Sónia Simões foi descodificar o que defendeu o Ministério Público, o que argumentou a defesa e o que decidiram (e porquê) os juízes.
- Presidente e primeiro-ministro aplaudiram a decisão judicial que pode por fim à crise diplomática em curso. António Costa citou mesmo uma antiga declaração de Marcelo: disse que desapareceu o único fator “irritante” nas relações luso-angolanas. Mas houve elogios de outros ministros portugueses, como Santos Silva ou Azeredo Lopes.
- De Angola também vieram reações de satisfação. Mas não isentas de críticas: o ministro da Comunicação Social diz que terminou a “politização” feita pela PGR portuguesa.
Ainda a diplomacia portuguesa. Os embaixadores portugueses enviaram uma carta de desagrado a Marcelo por causa do elogio que fez aos irmãos Sobral. Segundo o Público, a culpa é da frase em que o Presidente considera os cantores "embaixadores mais qualificados e mais eficientes do que a generalidade da nossa diplomacia"...
A subida de tensão entre Israel e o Irão está a gerar preocupações mundiais. Os israelitas disseram que o Irão cruzou a “linha vermelha” ao lançar rockets contra posições do exército, levando António Guterres a pedir a "suspensão imediata de todos os atos hostis e provocações".
Entretanto, os EUA anunciaram as primeiras das duras novas sanções contra o Irão após a saída do acordo nuclear. Mas os iranianos garantem que respeitarão o acordo enquanto Europa continuar vinculada ao que foi estabelecido. Em Lisboa, o presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros do Parlamento iraniano avisou contudo que o programa de mísseis balísticos "não é negociável".
Outra informação relevante
O que está em causa no inquérito às PPP rodoviárias, a última grande investigação ao Governo de José Sócrates? A Ana Suspiro e o Luís Rosa dão 7 pistas para entender toda a polémica sobre um dos dossiês mais marcantes da era socrática. Segundo revelou a Sábado, o processo deve ficar concluído em breve, dois ex-ministros e um ex-secretário de Estado -- Mário Lino, António Mendonça e Paulo Campos -- estiveram sob escuta e haverá arguidos.
É a primeira voz socialista dos últimos dias, ainda que nada surpreendente, a sair em defesa de José Sócrates. Pedro Silva Pereira, um mais próximos do ex-primeiro-ministro, diz à TSF que "não faz sentido discutir se o PS foi instrumento de corruptos e criminosos" e que “não era inevitável" a saída de Sócrates do partido.
Com mais um escândalo judicial a rebentar, os deputados do PSD defendem a recondução de Joana Marques Vidal como PGR e querem mesmo que Rio a exija publicamente. Mas há outra 'ordem': apertar o cerco aos ministros de Costa que estiveram nos governos de Sócrates.
O caso Manuel Pinho/EDP/BES também já causa 'vergonha'. O ministro da Economia Caldeira Cabral omitiu ter trabalhado com o ex-ministro de Sócrates, apesar de ter colaborado com ele em 2007 e de até ter elogiado essa parceria publicamente por duas vezes. A Rita Tavares desmonta as contradições.
Outra polémica, esta envolvendo a Capazes, de Rita Ferro Rodrigues. A Associação feminista recebeu 73 mil euros de fundos comunitários para debater a igualdade de género em quatro municípios do Alentejo.
A Provedora de Justiça considera a lei do financiamento dos partidos inconstitucional por causa da isenção de IVA. À TSF, anunciou que já foi enviada uma carta de recomendação de alterações ao presidente da Assembleia.
Está um curso uma reforma da Pediatria nos hospitais do Norte do país depois da polémica do S. João. Mas é liderada pelo Ministério das Finanças e não pelo da Saúde, diz o JN.
Na banca, destaque para os 68 milhões de lucro da Caixa no primeiro trimestre. Detalhe: as comissões subiram quase 14%.
Depois da abertura de Marcelo, o Governo voltou a enviar o diploma sobre o sigilo bancário para Belém. O Presidente já não vê objeções e vai assim promulgar o acesso automático a informações financeiras de contas com saldos superiores a 50 mil euros. O Negócios sublinha que o Fisco já terá acesso aos saldos bancários de 2018.
Ainda Marcelo e o veto da mudança de género aos 16 anos. Agora é o PS que cede, dizendo que vai “acomodar” no diploma a inclusão de relatório médico recomendado pelo Presidente.
Foram finalmente aprovados os primeiros 10 helicópteros de combates aos incêndios. Mas a frota de 5o meios aéreos anunciada pelo Governo está longe de estar completa ou resolvida.
Outra boa notícia: nunca houve tanta gente a ganhar 3000 euros limpos ou mais em Portugal. Os dados do INE mostram que há 37,5 mil pessoas com esses salários e que o segundo escalão que mais cresceu foi o dos 1800 aos 2500 euros.
Carles Puigdemont renunciou a presidir ao governo da Catalunha. Designou um recém-chegado à política, Quim Torra, como seu sucessor. O El Español fala numa "marioneta" e revela muitas das suas polémicas.
Trump revelou (no Twitter claro) o local, a data e os pormenores da cimeira com Kim Jong-un. Será a 12 de junho em Singapura e sem condições prévias.
Os nossos Especiais
Daniel Humm é o chef do melhor restaurante do Mundo.O Diogo Lopes falou com o homem que lidera a cozinha do Eleven Madison Park, o restaurante em Nova Iorque que está em primeiro lugar na lista do The World's 50 Best Restaurants. E o que é que ele lhe disse que mais quer provar? "A espécie de guisado de marisco que costumam fazer em potes de barro em Portugal".
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve sobre o PS e o caso Sócrates: "O caso Sócrates é também um caso ideológico, porque com este Estado, era uma questão de tempo até que aparecesse um Sócrates. Portanto, sim: quem quer mais Estado, quer mais Sócrates".
- João Cândido da Silva escreve sobre as contas da Caixa: "A Caixa está melhorzinha, mas as contas permanecem contaminadas pelos desvarios do passado. O problema é que não há sinais de que da próxima vez será diferente".
- José Manuel Fernandes, numa opinião em vídeo, fala da "birra" dos deputados na lei da mudança de sexo: "Há uma explicação para estes disparates legislativos. Chama-se egoísmo - chama-se colocar o eu e o já à frente de tudo. O que conta é ir ao encontro da última moda, apanhar a onda".
Notícias surpreendentes
Estão escolhidas as segundas dez canções que amanhã à noite vão disputar a final da Eurovisão. Pode rever aqui ou aqui o que aconteceu e conhecer quem passou e quem ganhou esta segunda meia-final. Entre os eleitos estão dois países que conseguem sempre o apuramento.
- Vasco Mendonça assistiu a tudo do sofá. Viu bom senso na escolha dos finalistas, aprendeu a escrever uma canção e ouviu uma espécie de Coachella dos azeiteiros.
- No espetáculo, as apresentadoras viraram bailarinas, houve show de Caetano Veloso e Salvador Sobral e uma interpretação de 'Amar pelos Dois' da comitiva francesa.
- Pode ainda ver o que não passou na televisão na fotogaleria dos bastidores e nos memes humorísticos das redes sociais.
- E conhecer a representante da Letónia, uma brasileira com origens portuguesas que vive em Nova Iorque.
Tantos anos depois, há ainda uma história desconhecida sobre Futre: um contrato com o Barcelona que assinou num guardanapo em 1987.
Não é a única surpresa desportiva. Ederson, o guarda-redes brasileiro que passou pelo Benfica e joga agora no Manchester City, bateu um recorde do Guiness: o do pontapé mais longo de sempre, com 75,3 metros.
Do desporto para a comida: para saber quais as melhores frutas e legumes para comer em Maio; e experimentar as 8 receitas que 8 chefs propõem para um bom piquenique primaveril.
No Hawai prossegue uma tragédia de rara beleza. Depois de 15 fissuras e dezenas de casas destruídas, há risco de erupções explosivas no vulcão Kilauea. Mas as imagens para lá do drama são espectaculares.
Vem aí um fim de semana de música e futebol: amanhã há final do festival da Eurovisão e o regresso do FC Porto à câmara do Porto para a consagração como campeão; domingo é dia do resto das decisões no futebol, com destaque para a disputa pelo segundo lugar (o tal que vale 20 milhões) entre Sporting e Benfica. Terá tudo isso e ainda mais no Observador. E ainda o Observador Premium, o nosso novo programa de assinaturas.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário