quarta-feira, 30 de maio de 2018

360º - Eutanásia: entre votos dispersos e chumbos inesperados, a radiografia de um "não" no Parlamento. Angela Merkel chega hoje a Portugal

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Assistir à votação da eutanásia foi como ver uma novela em fast forward: houve momentos dramáticos, reviravoltas, surpresas — e tudo isso em poucos minutos. Entre votos dispersos, telefonemas de última hora e chumbos inesperados, é possível fazer a radiografia do "não" no Parlamento.

A votação foi muito rápida e confusa, até porque estavam em causa quatro projectos de lei, por isso quem quiser saber exactamente como votou cada deputado pode vir aqui, onde tudo está registado um a um.

Feitas as contas, é preciso tirar conclusões políticas: quem foram os vencedores e os vencidos deste processo?Vencedores: PCP, Marcelo Rebelo de Sousa, Assunção Cristas e a Igreja Católica. Vencidos: Maria Antónia Almeida Santos, António Costa, Bloco de Esquerda e Rui Rio. Veja porquê.

De qualquer forma, o assunto não acabou: os defensores da legalização da eutanásia prometem insistir. Próxima etapa: a legislatura que aí vem, depois das eleições.

 
Mais informação importante

Já sabemos com o que podemos contar nos próximos anos: a carga fiscal não vai diminuir. A novidade foi dada ontem por António Costa, que explicou que a grande prioridade do país é reduzir a dívida. Já hoje de manhã, em entrevista ao Público, Costa disse estar “tranquilo” com as ondas de choque da crise italiana.

O FMI é ainda mais prudente do que o primeiro-ministro: alertou que a nossa economia está vulnerável a acontecimentos externos e recomendou ao Governo que antecipe o ajustamento das contas públicas, previsto só para depois das eleições.

António Costa poderá seguramente discutir esse tema com Angela Merkel, que chega hoje a Portugal para uma visita de dois dias. Os dois encontram-se amanhã.

Há boas razões para Costa tratar bem Merkel: depois do Estado, as empresas alemãs são as que mais empregam em Portugal. As contas são do DN.

Foi uma mini-nano-micro polémica durante o Congresso do PS. Nuno Melo, que foi enviado em representação do CDS, colocou uma foto nas redes sociais com uma legenda onde comparava o Congresso à Disneylândia. Ontem, veio a resposta: a conta oficial do PS no Twitter publicou uma montagem onde Nuno Melo aparece com orelhas de Rato Mickey. Pouco depois, o arrependimento: tweet foi apagado.

A girafa que morreu no zoo de Lisboa deixa uma cria de seis meses que ainda estava dependente da progenitora.O Jardim Zoológico vai fazer uma participação à PSP. Os resultados da necropsia mostram que a girafa morreu de colapso cardiorrespiratório.

Há médicos suspeitos de assinar relatórios clínicos falsos para burlar a Segurança Social e garantir pensões de invalidez aos clientes. O Estado, escreve o JN, terá sido lesado em 39 mil euros.

Um jornalista russo muito crítico de Vladimir Putin foi assassinado esta quarta-feira, com tiros nas costas. Arkadi Babtchenko morreu a caminho do hospital.

No Reino Unido, continua o cerco aos oligarcas russos, na sequência do envenenamento do ex-espião Sergei Skripal. Roman Abramovich, dono do Chelsea, teve de pedir nacionalidade israelita, mas, mesmo assim, está a ter dificuldades em gerir a sua fortuna no país.

Em Liège, na Bélgica, um homem matou dois polícias e um civil num tiroteio no exterior de uma escola secundária. Há dúvidas sobre se se tratou de um ataque terrorista. Soube-se agora que o atirador de Liège tinha matado uma outra pessoa na noite anterior.


Os nossos Especiais
 
Foi publicado há 50 anos um dos romances fundamentais da literatura portuguesa do século XX e da obra de José Cardoso Pires. Bruno Vieira Amaral faz a autópsia de O Delfim e da sociedade que o livro retrata.


A nossa Opinião

Hoje, eu escrevo sobre o caso Siza Vieira em “Para os amigos, tudo. Para os inimigos, a lei”: "António Costa tem, como se sabe, muitos amigos e muito inimigos. Por isso, dá-lhe especial jeito que a frase de Oscar Benavides passe da retórica para a acção. E, de facto, tem passado".

Luís Aguiar-Conraria escreve "E se se perguntasse aos portugueses o que pensam sobre a eutanásia?": "Sendo lírico achar que, ao se votar em partidos, se possa eleger uma Assembleia da República que represente a opinião do povo sobre a eutanásia, nada mais natural do que perguntar-lhe directamente".

Maria João Marques escreve "Teoria geral dos lapsos""Se há erva daninha na nossa democracia não é tanto a tolerância para estes pecadilhos menores dos ministros, mas a aceitação apática de que o Estado pode cair em cima dos cidadãos e dos contribuintes".

José Milhazes escreve "Na União Europeia há alguns mais iguais do que outros": "A forma como a União Europeia se relaciona com a Rússia de Putin, nuns casos olhando aos interesses dos seus membros mais poderosos, noutros desconsiderando os mais fracos, só agrava a actual desunião".


Notícias surpreendentes
 
A CNN selecionou as 12 melhores cidades no mundo onde dar um mergulho. Quem está em 7.º lugar? Lisboa, a “capital muito na moda”.

Um comentário racista da humorista Roseanne Barr levou ao cancelamento da sua série de televisão na ABC, que era um sucesso de audiências. Roseanne escreveu que uma ex-assessora de Obama era um produto da irmandade muçulmana e do "Planeta dos Macacos".

A NASA publicou uma fotografia, tirada da Estação Espacial Internacional, onde se vêem luzes verdes a iluminarem o mar ao largo da Tailândia. Mas não são cidades: são luzes usadas pelos pescadores para atraírem peixe.

 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário