A Universidade de Aveiro vai ser distinguida como "Instituição de Mérito" pela Associação Rota da Bairrada (ARB) e pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), durante a cerimónia ‘Bairrada: No Sentido dos Sentidos', foi ontem revelado.
Durante a cerimónia, marcada para sexta-feira, no Teatro Aveirense (Aveiro), serão ainda nomeadas, pelo segundo ano consecutivo, "cinco figuras conhecidas do público como ‘Embaixadores Bairrada'", revelam os organizadores.
Na cerimónia ‘Bairrada: No Sentido dos Sentidos' marcam presença os cinco embaixadores escolhidos este ano: António Almeida Ribeiro, nas relações internacionais; Cláudia Faria, na investigação e ciência; João Tomás, no desporto; Pedro Anjos, na cultura; e o chefe Tiago Bonito, na gastronomia. Vão assim juntar-se aos ‘Embaixadores Bairrada 2017': Dino Alves, Maria Rueff, Ricardo Costa, Sandro Alves e Sérgio Conceição.
A categoria ‘Instituição de Reconhecimento Mérito' é atribuída este ano pela primeira vez, tendo recaído a escolha sobre a Universidade de Aveiro, que comemora 45 anos de existência, "pelo seu desempenho ao nível do Ensino".
Fundação pública com regime de direito privado que tem como missão "a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade", a UA foi criada em 1973, sendo considerada uma das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país.
Atualmente, é frequentada por cerca de 15.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação, estando instalada num campus onde abundam edifícios modernos assinados pelos principais arquitetos nacionais.
Na lista de novos embaixadores da Bairrada destaca-se o diplomata Almeida Ribeiro, atual embaixador de Portugal na Áustria e Representante Permanente junto das Organizações Internacionais sediadas em Viena. Na área de Investigação e Ciência, a nomeada é a médica e investigadora Cláudia Faria, nascida no concelho de Anadia, que se tem distinguido no tratamento de tumores cerebrais em crianças.
O ex-jogador da Académica e do Benfica João Tomás será o embaixador na área do desporto, enquanto na área da cultura a distinção vai para Pedro Anjos, protagonista, argumentista e produtor - ao lado do realizador Jorge Monte Real - de "Famel Top Secret" (2014), uma comédia/sátira que retrata a sociedade portuguesa.
O quinto embaixador é o "chef" de cozinha Tiago Bonito, que dirige o Largo do Paço restaurante da Casa da Calçada Relais & Chateaux, em Amarante, distinguido com uma estrela Michelin.
Situada no Centro de Portugal, a Bairrada abrange concelhos dos distritos de Aveiro e Coimbra (Anadia, Águeda, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Oliveira do Bairro, Mealhada e Vagos), caracterizando-se pela forte produção vitivinícola sob a denominação Bairrada DOC.
A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) é uma associação interprofissional que representa a produção e o comércio do setor vitivinícola da região, sendo a entidade responsável por controlar o cumprimento das regras e a certificação dos vinhos produzidos na região, protegendo a Denominação de Origem Bairrada e Indicação Geográfica Protegida Beira Atlântico.
Tem a seu cargo a promoção dos vinhos Bairrada e o desenvolvimento e apoio de ações de índole técnica e científica. A sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos vinhos Bairrada, tendo mais de 100 associados, entre adegas cooperativas, produtores e engarrafadores, empresas vinificadoras e engarrafadores da região e de fora da região.
A CVB integra ainda uma Câmara de Provadores e uma segunda Câmara responsável apenas pela prova dos emblemáticos espumantes da região.
Associação de caráter regional, constituída sem fins lucrativos, a Associação da Rota da Bairrada foi criada em novembro de 2006 e tem como objetivo a dinamização, promoção e valorização da atividade vitivinícola da Bairrada, "e atividades afins, enquanto produtos turísticos e culturais da região".
A ARB reúne os intervenientes da região na área do turismo, "de modo a organizar de forma articulada e programada as valências de cada um", criando ‘produtos' que respondam às exigências dos vários públicos-alvo e dando a conhecer o território e as suas riquezas.
Fonte: MadreMedia/Lusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário