Enquanto dormia...
... no Sporting houve mesmo decisões e foi marcada para 23 de junho uma Assembleia Geral para destituir Bruno de Carvalho. O anúncio foi feito por Marta Soares sem segurança, por entre apupos de alguns apoiantes do presidente, que deu depois uma conferência de imprensa explosiva.
- Os bastidores do que aconteceu em Alvalade são descritos assim pelo Bruno Roseiro: foram quatro horas loucas, da acta por assinar aos gravadores, da bomba atómica ao porta-voz de Saddam. Mas a AG pode nunca acontecer.
- Para já, a haver eleições, Frederico Varandas é o único candidato anunciado. O médico-capitão do Exército só faltou a um jogo porque estava no Afeganistão e tem um percurso de vida surpreendente.
- Sobre as agressões em Alcochete há um novo dado. As câmaras de vigilância instaladas na Academia são controladas remotamente em Alvalade e no dia do ataque houve uma falha no sistema durante a invasão.
Entrou esta madrugada em vigor a nova lei de Proteção de Dados. Seguramente que já recebeu milhares de e-mails de empresas a pedir-lhe autorizações sobre o tema. Para saber o que responder, o Manuel Pestana Machado preparou um Explicador com as 10 perguntas essenciais para perceber o que está a acontecer.
Esta sexta-feira há referendo na Irlanda para alterar a lei do aborto, que é das mais restritas da UE. As sondagens apontam uma maioria a favor da despenalização, mas a chave está na mão dos vários indecisos.
No Canadá, dois homens provocaram uma explosão num restaurante. A bomba artesanal fez 15 feridos, 3 em estado grave.
Outra informação relevante
O Congresso do PS que esta tarde começa na Batalha vai marcar o fim-de-semana. Para não se perder nos protagonistas que vão marcar a reunião socialista, o Pedro Rainho, a Rita Dinis e o Miguel Santos Carrapatoso fizeram um guia com o quem é quem no partido: dos fiéis, ao crítico isolado até aos wannabe.
Mas há um nome que vai ser o mais presente, sendo de um dos ausentes. Sócrates é a sombra que não larga Costa nos últimos congressos do PS. Já foi quase impronunciável, depois saudado timidamente e agora que saiu do partido vai continuar em muitas das discussões.
Sobre o caso Siza Vieira houve um estranho e quase total silêncio. Apenas se ouviu o presidente do Tribunal Constitucional rejeitar falhas no controlo da declaração, já que o Governo recusou comentar o assunto e o Bastonário dos Advogados recusou dar informação se o ministro suspendeu a sua inscrição. Hoje o Público diz ainda que o ministro evita há quatro meses responder ao Parlamento sobre o seu registo de interesses.
E há outro caso idêntico no Governo: o secretário de Estado da Educação também acumulou funções com a gerência de uma empresa de mirtilos, noticia o CM.
O debate político nacional girou ontem em torno da sobretaxa dos combustíveis. O Estado está a encaixar mais dois cêntimos por litro com subida do petróleo, por isso o PSD apresentou um projeto de resolução para que sejam retomadas as revisões trimestrais do ISP, tendo em conta também a receita de IVA. Já o CDS criou um simulador de impostos e propôs (pela quarta vez) a revogação do imposto. O PCP fala em "demagogia".
No PSD, Rui Rio vai mesmo avançar com mudanças nos regulamentos que prevêem a expulsão de militantes condenados por corrupção.
Da política para as empresas e bancos. O Conselho geral da EDP perguntou à CMVM se havia conflitos de interesses na OPA chinesa. E o Novo Banco recebeu 791,7 milhões do Fundo de Resolução, 430 são emprestados pelo Estado.
Na Justiça, o julgamento do caso Fizz pode estar prestes a ficar concluído. O tribunal diz já ter provas suficientes para tomar uma decisão. Mas o juiz do processo EDP travou o acesso aos dados bancários e fiscais de António Mexia e João Manso Neto, diz o Público.
Na Educação, o Governo aprovou a Flexibilidade Curricular. Haverá novas disciplinas em todas as escolas (Cidadania e Desenvolvimento e Tecnologias de Informação e Comunicação) e a nota de Educação Física para a média de acesso ao Ensino Superior. Já a relação dos professores com o ministério continua complicada.
Na Saúde, o IPO está sem capacidade para fazer exames a mulheres que tiveram cancro da mama. O DN cita um documento interno do serviço de radiologia que revela não ter capacidade de assegurar mamografias de vigilância.
No combate aos fogos, já há mais 12 aviões disponíveis. Sobem assim neste momento para 25 os meios aéreos a postos. Mas desde 15 de maio que deviam ser 32.
Lá fora, destaque para o anúncio do cancelamento da cimeira EUA-Coreia do Norte. Trump escreveu uma carta a Kim Jon-un a dizer que não havia condições e logo de seguida o Pentágono revelou que uma resposta militar pode ser dada a qualquer momento. Mas os norte-coreanos responderam dizendo que continuam disponíveis para reunir e falar.
Harvey Weinstein deve entregar-se hoje à polícia de Nova Iorque para ser detido no caso de abusos sexuais de que é acusado. Ontem Gwyneth Paltrow contou como Brad Pitt “encostou” o produtor à parede para a defender.
Mas há um novo escândalo em Hollywood: o actor Morgan Freeman está a ser acusado de assédio por 8 mulheres.
Em Espanha, Luis Bárcenas, o antigo tesoureiro do PP foi condenado a 33 anos de prisão. O tribunal deu como provado que liderava um esquema de corrupção de financiamento ilegal do partido. O PSOE prepara-se agora para apresentar uma moção de censura contra Mariano Rajoy para que não volte a ser candidato, avança o El País.
Um breve regresso ao futebol porque o FC Porto renovou com Sérgio Conceição até 2020 e o Estádio do Dragão vai receber a Supertaça Europeia.
Os nossos Especiais
O Conversas à Quinta desta semana debateu o casamento real entre Meghan e Harry. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto acham que a monarquia britânica aprendeu a usar a televisão e soube integrar a modernidade numa tradição secular.
A nossa opinião
- Eurico Brilhante Dias, membro do Secretariado Nacional do PS, escreve sobre a terceira via do partido em "A classe média é o centro da social-democracia": "A liberdade é essencial à igualdade; sem mercado a liberdade fica condicionada. Sem Estado não há garante que a liberdade de mercado promove uma sociedade livre e justa. A terceira via sempre foi isso".
- Ana Rita Bessa, deputada do CDS, escreve sobre a eutanásia: "Entendo a complexidade da questão, rejeito simplificações e todos os “julgamentos”, mantenho dúvidas, sei da irreversibilidade que a legalização da Eutanásia significa. É por isso que votarei contra".
- João Pires da Cruz escreve sobre o petróleo: "Hoje não há recurso mais escasso que cabeças com raciocínio matemático. O petróleo, esse, bem ou mal, brota do chão em vários cantos do mundo. Mas pessoas que saibam pensar de forma abstrata, não".
Notícias surpreendentes
Vem aí o fim de semana e uma boa sugestão de restaurante vem sempre a calhar. Por isso, se mora em Lisboa ou arredores ou vai estar pela capital, que tal conhecer o Epur, o aguardado restaurante do chef francês Vincent Farges que liderou a Fortaleza do Guincho? O Diogo Lopes já lá foi, falou com ele e faz umas analogias com aquele golo de Maradona com a mão.
Há também ideias de moda. Porque as marcas quiseram claramente ter uma relação com as estrelas, e há desde ténis da Miley Cyrus para a Converse, a soutiens da linha da própria Rihanna.
Na música, David Fonseca tem um novo álbum. Agarrou-se ao sintetizador à procura do futuro e fez o Radio Gemini.
O Kilauea continua a ameaçar a população havaiana. Agora as chamas estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera e os níveis de ácido sulfúrico triplicaram. Mas as imagens são belas.
A partir da tarde desta sexta-feira, a actualidade vai ser dominada pelo Congresso do PS. No Observador terá uma ampla cobertura de tudo o que se vai passar na Batalha. Nas bancas tem ainda a revista que comemora o nosso 4º. aniversário e não pode deixar de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário