segunda-feira, 2 de julho de 2018

A falta de juventude dos presidentes "jovens" e o retratos aos nossos retratos

P
 
 
Enquanto Dormia
 
Diogo Queiroz de Andrade, Director adjunto
 
Olá bom dia,
Enquanto (quase todos) dormíamos, o mundo continuou a girar e por isso hánovidades para contar das últimas horas:
Em mais uma consequência da crise dos refugiados, a Alemanha ficou sem ministro do Interior. O líder da CSU, aliada do partido de Merkel no governo, sai de cena por causa do acordo europeu sobre migrantes, sinal de que a agitação política ainda não acabou.
O México já tem Presidente: López Obrador, antigo mayorda capital, acaba de ser declarado vencedor das eleições à terceira tentativa. O candidato de esquerda derrotou o candidato do partido dos interesses que tem dominado a vida politica mexicana (PRI) e também o candidato da direita (PAN), uma vitória que fazer o México virar à esquerda
LeBron James vai para os Lakers. O basquetebolista, que terá o peso equivalente a Cristiano Ronaldo no futebol, junta-se ao clube de Los Angeles por um valor que ronda os 130 milhões de euros. 
Fresca desta manhã é a nossa notícia sobre o estranho mundo das associações juvenis: em todo o universo de entidades, metade não é liderada por jovens e 54 presidentes têm mais de sessenta anos. O problema, como explica Samuel Silva, tem a ver com os apoios financeiros do estado, que o governo vai agora mudar.

Também é importante saber que: 
O universo escolar continua agitado, desta vez com os serviços mínimos a chegar aos conselhos de turma
E os partidos já se posicionam para discutir propostas para o orçamento de 2019, como é o caso do PCP, e para organizar programas eleitorais, como é o caso do CDS.
No mundial,no dia em que joga o Brasil, interessa saber se vai continuar o tomba-gigantes da fase a eliminar. Esta competição já não conta com Itália, Alemanha, Argentina, Portugal e Espanha, pelo que começa a ser possível pensar numa surpresa. A nossa secção especial sobre o Rússia2018continua a cobrir todos os resultados ao minuto e a contar as histórias à volta do Mundial.  

E aqui ficam outras histórias que não pode perder:
Esta reportagem da Liliana Borges sobre a estranha morte do padre da Maceira, que deixou uma localidade dividida entre o luto e a desconfiança; e este texto de António Marujo sobre o extraordinário órgão de 2500 tubos da Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, que acolheu o novo cardeal português.
Também do fim de semana vem a grande vitória portuguesa nos Óscares do turismo, que continua a ser importante sem que seja surpreendente. Mais surpreendente é o imenso crescimento do Instagram, cuja história o João Pedro Pereira conta – logo a seguir a ter revelado a estranha patente do Facebook para activar os telemóveis via som.
E acredite que, mesmo em tempo de selfies, a reportagem da Isabel Salema que faz o retrato dos retratos portugueses também merece uns minutos do seu tempo.

Nas próximas duas semanas, estarei por aqui a dar as notícias da manhã. Mas claro que a qualquer hora pode encontrar a informação sempre actualizada no sitio do costume. Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário