segunda-feira, 2 de julho de 2018

Secretário de Estado do Ambiente visitou Cordinhã

A freguesia de Cordinhã vai construir um Centro de Lavagem de Pulverizadores e para recolha das caldas das sulfatações (produtos fitofarmacêuticos), tendo recebido a visita do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que veio a Cordinhã assinalar a colocação da 1.ª pedra para a construção deste equipamento para uso dos agricultores da freguesia.
Pedro Carrana, Presidente da Freguesia Cordinhã, referiu que “ se trata de resolver um problema legal e ambiental com que se debatem os agricultores: O que fazer com os restos das sulfatações e onde colocar as águas de lavagem dos pulverizadores”.
Este autarca destacou a parceria com a empresa multinacional Syngenta, aqui representada pelo Eng.º Mário Casimiro, referindo que “ esta empresa possui a tecnologia de recolha e depuração necessária e vai também garantir formação aos nossos Agricultores do modo de utilização deste equipamento, bem como no correcto e seguro uso dos fitofármacos”.
Finalmente, Pedro Carrana, agradeceu a presença de “um grande número de pessoas presentes, à Syngenta, à Câmara Municipal que irá apoiar esta obra, e agradeceu de modo especial a presença do senhor Secretário de Estado do Ambiente”, entregando-lhe uma lembrança da Feira do Vinho e da Gastronomia, destacando que ”é a primeira vez que esta freguesia recebe um tão destacado membro do Governo, encarando esta visita com responsabilidade acrescida e que nos dá grande motivação de estarmos no caminho certo, para a resolução dos problemas dos Agricultores e na preservação do meio ambiente”.
Carlos Martins, Secretário de Estado Ambiente, parabenizou a freguesia pela iniciativa inédita e pelo facto de “mostrar uma forte preocupação com o meio ambiente e de ter uma visão estratégica numa área tão sensível”. Realmente trata-se do primeiro equipamento deste tipo para uso comunitário do país.
O governante referiu que “se trata de uma obra relevante e de investimentos alinhados com as políticas do Governo, na perspectiva da Economia Circular, do Ambiente e da Sustentabilidade.” Rematou dizendo que “a nossa missão é deixar um mundo melhor e mais limpo às gerações futuras”.
Finalmente, Carlos Martins, garantiu que “quero  voltar a Cordinhã para ver a obra concluída e ver o equipamento a funcionar ao serviço dos agricultores.”

fonte: Mira Online


Ainda existem vagas para preencher

Nenhum comentário:

Postar um comentário