segunda-feira, 2 de julho de 2018

360º- Deve ou não investir na Raize, segundo Warren Buffett?; a polémica do estacionamento de Madonna; a crise na Alemanha; e a mudança do ano na NBA

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a esquerda alcançou uma vitória história no México, com o triunfo de Andrés Manuel Lopez Obrador nas presidenciais. As sondagens apontam para mais de 40% dos votos. As eleições aconteceram depois da campanha eleitoral mais violenta de sempre, em que 145 políticos ou ativistas envolvidos foram assassinados, incluindo 48 candidatos ou pré-candidatos. Ao longo do dia da votação foram registados quatro assassinatos.

A ameaça de demissão do ministro do interior, em ruptura com Angela Merkel sobre o tema das migrações, abriu uma nova e grave crise no Governo alemãoA chanceler vai voltar a reunir-se com Seehofer para o tentar demover das suas intenções, numa altura em que Partido Social-Democrata, outro membro da coligação, também exige "uma solução europeia" para a questão migratória e uma nova lei de imigração alemã.

Sobre as decisões da cimeira europeia sobre migrações há outro revés. Nenhum país do Norte de África aceita as “plataformas de desembarque” previstas no acordo da UE.

Marques Mendes criticou o Banco de Portugal por proteger os grandes devedores da banca e não revelar a lista de credores, muitos dos quais exibem "sinais de riqueza". O comentador disse também no seu espaço na SIC que Angola usou Rio para dar uma “bofetada política” a Costa e criticou duramente Santana.

Teixeira dos Santos também não considera que exista “razão pública suficientemente forte” para justificar a decisão de revelar a lista dos grandes devedores da Caixa Geral de DepósitosEm entrevista ao Negócios/Antena 1, o ex-ministro das Finanças diz que é preciso não "pôr a carroça à frente dos bois”.

É a grande transferência da NBA, a liga profissional de basquetebol norte-americanoA superestrela e mais valioso jogador da competição, LeBron James, trocou os Cleveland Cavaliers pelos Los Angeles Lakers. O negócio é de 154 milhões por um contrato de quatro anos.

No Mundial de futebol... 

... os dois jogos dos oitavos-de-final de ontem foram decididos nos penáltis. E a Espanha foi mais uma das candidatas a ser eliminada do Mundial: caiu frente à anfitriã Rússia. Além do adeus de Iniesta à seleção, que marca o fim de uma era, as reações aqui ao lado não foram nada boas. No outro encontro, a Croácia também se salvou in extremis frente a uma Dinamarca onde Kasper Schmeichel brilhou.
O Bruno Vieira Amaral fala do tédio espanhol na sua crónica diária.
Quanto a Portugal, apesar da eliminação, houve ovações à chegada a Lisboa. Centenas de adeptos aplaudiram jogadores e treinador no aeroporto. Fernando Santos agradeceu.
Faltou um jogador, aquele que todos queriam ver, mas que seguiu directo para Madrid: Ronaldo. Mas é sobre ele que mais dúvidas existem: vai continuar no Real? Vai continuar na seleção? Vai fazer o próximo Mundial? O Bruno Roseiro, que também já voltou da Rússia, faz a análise.
Hoje há dois jogos muitos interessantes para seguir: o Brasil-México e o Bélgica-Japão. O quadro das classificações, resultados e próximos jogos pode ser consultado aqui. E se quer saber em que canais os pode ver, é só clicar aqui.
 

Outra informação relevante 
Primeiro o Expresso deu a notícia e a Câmara de Lisboa recusou esclarecê-la. A autarquia cedeu a Madonna um espaço nas traseiras do Palácio Marquês de Pombal para que estacionasse a sua frota de 15 carros, sem informar como tinha sido feito o contrato, nem qual o seu valor (e depois do pedido feito ao Museu de Arte Antiga ser recusado).
Após a pressão mediática e dos partidos (parceiros e da oposição), o gabinete de Fernando Medina veio ontem garantir que foi assinado um contrato de cedência do espaço por 720 euros mês (ou seja, 48 euros por carro). Hoje, há a promessa desse contrato ser mostrado, porque os partidos continuam a contestar não terem sido consultados. É sobre toda a polémica que escrevo este artigo.

A Raize vale 10 milhões de euros? A oferta pública de venda da plataforma de financiamento colaborativo é um dos assuntos mais comentados actualmente no mercado. O David Almas foi estudar os ensinamentos de Warren Buffett, o mais rico investidor do mundo, e chegou a uma conclusão: é melhor não comprar ações.

No Sporting, José Peseiro foi oficialmente apresentado como treinador. E Sousa Cintra não foi meigo nas exigências, pediu-lhe o título: “Desta vez não pode falhar, ó José Peseiro".
Com a questão do técnico resolvida, agora é preciso tentar convencer a voltar alguns dos jogadores que rescindiram. Ontem, à chegada a Lisboa, Bruno Fernandes admitiu ser possível continuar no Sporting. Mas há mais decisões a tomar depois do adeus ao Mundial.

Não deixa de ser curioso vindo do primeiro-ministro que mais asfalto espalhou pelo país. Mas Cavaco Silva diz que Portugal não precisa de mais autoestradas nem de mais clubes de futebol, mas sim de criar melhores condições para os casais terem mais crianças.

Do lado do CDS, há agora uma preocupação com o mercado laboral. Ao Público, Adolfo Mesquita Nunes revela que o partido está a preparar um programa eleitoral a pensar nos precários e na economia digital.

Pelo menos 24 funcionários do INEM são suspeitos de usar indevidamente os cartões de combustível para abastecer os próprios carros, avança o Expresso.

As Associações Juvenis têm 54 presidentes com mais de 60 anos. O mais velho tem 86. O Governo quer criar uma nova lei que obrigue a que esses líderes tenham menos de 30 anos e só assim possam receber os cerca de 3 milhões de euros por ano em apoios do Instituto Português do Desporto e Juventude, noticia o Público.

Matteo Salvini, o líder do partido de extrema-direita italiana Ligaquer criar uma Liga nacionalista europeia em 2019. Com Portugal incluído.

Do outro lado do Mundo, Donald Trump pôs mais uma pedra na sua guerra comercial. Disse que a UE é “tão má como a China” nas relações comerciais com os EUA. Isto enquanto a sua política interna levou a que um homem esfaqueasse nove pessoas em complexo de apartamentos para refugiados.


Os nossos Especiais 
No quartel da Guarda Suíça que faz a segurança do Papa só devia de haver guardas suíços e estruturas históricas. O João Francisco Gomes e o João Porfírio entraram lá dentro e descobriram o único português e um fontanário centenário usado para... refrescar cervejas.
Durante os encontros médicos há sempre notícias sobre avanços promissores. Estes são os oito novos tratamentos contra o cancro explicados por três oncologistas à Vera Novais. O segredo é reduzir e personalizar.


A nossa opinião
  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre "Um retrato de Portugal": "Enquanto figuras do Estado dançam no palco do Rock in Rio, o país real enfrenta um Estado incompetente para garantir a sua segurança e inacessível para assegurar os mais elementares direitos sociais".
  • Luís Rosa escreve sobre a ausência de fiscalização da morada dos deputados: "A ausência de fiscalização das moradas dos deputados é um tratado sobre a falta de transparência do Parlamento. Pior: é a prova de como não existe um escrutínio que respeite os contribuintes".
  • Diana Soller escreve sobre as decisões sobre os refugiados: "Que é que aconteceu para que uma Europa tão diligente em ir salvar vidas humanas, até com armas se for preciso, se tenha transformado num conjunto de estados incapazes de acolher refugiados de guerra?"
  • João Carlos Espada escreve sobre livros para as férias (parte I): "Três alertas contra o empobrecimento da conversação pública nas nossas democracias ocidentais".
  • Helena Matos escreve sobre alguns dos actuais problemas de Portugal: "Portugal é uma espécie de Pátio das Cantigas agora na versão Parque da Bela Vista. No cemitério de Santa Comba a esta hora ressoa uma gargalhada escarninha".
  • João Marques de Almeida escreve sobre as divisões na direita: "Os factos têm um poder enorme. Passos Coelho herdou o segundo maior partido de Portugal. Rio herdou, de Passos, o maior partido de Portugal. Veremos que partido Rio deixará ao seu sucessor".
  • José Manuel Fernandes escreve sobre o acampamento de Verão do Bloco de Esquerda: "Um workshop sobre “desconstrução da masculinidade tóxica”, Um debate sobre "a propriedade é o roubo: socialização dos meios de produção". Dava para rir se não fosse de chorar, pois eles mandam no país".
Notícias surpreendentes 
Germano Almeida é publicado em Portugal há 30 anos mas os seus livros vendem pouco mais de 100 exemplares. Em entrevista à Joana Emídio Marques, o Prémio Camões deste ano diz que há África para lá de Agualusa e Mia Couto: "Podem chamar-me preto, negro, o que quiserem".

Podia ser o argumento de um filme, mas não. Foi pura realidadeEm Paris, um ladrão de bancos fugiu pela segunda vez da prisão. Agora de helicóptero.

Lisboa foi eleita Melhor Cidade Destino da Europa em 2018. Os World Travel Awards colocaram a capital portuguesa à frente de cidades como Amesterdão, Barcelona, Londres, Paris, Roma ou Veneza​.
Com orgulho por mais este prémio (e pela exibição da seleção, reconheça), já tem muitas notícias para começar a semana. E para se manter actualizado é só ir passando pelo Observador. Não deixe também de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa segunda-feira 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário