quinta-feira, 5 de julho de 2018

Eu, Psicóloga | Como lidar com 5 dilemas da vida segundo a série This is Us



Com sensibilidade e delicadeza ímpares, a série é um manual da vida adulta.

Atenção: Este texto contém spoilers.

This is Us é uma série premiada e aclamada nos Estados Unidos. Criada por Dan Fogelman (Enrolados), ela no ar pela rede de televisão NBC desde 2016. Ela retrata os dramas e dilemas de uma família não convencional. Jack (Milo Ventimiglia) e Rebecca (Mandy Moore) são os pais de Kate (Kate Pearson), Kevin (Kevin Pearson) e Randall (Sterling K. Brown).

Misturando flashbacks com a história linear, a produção aborda temas complicados com sensibilidade e beleza. É difícil não se reconhecer e se emocionar diante da tela. Os episódios são verdadeiros manuais de como podemos enfrentar situações difíceis. A seguir, listamos cinco momentos em que a série aplicou esse método com perfeição.

1 - Separação

Jack e Rebecca são um casal perfeito. Aparentemente. Eles se amam, cuidam muito bem dos três filhos, se divertem juntos. Mas mesmo no melhor casamento do mundo, crises podem surgir.

O trabalho de um pode atrapalhar a rotina do outro. Um pode neglicenciar o outro sem perceber. E seus problemas podem afetar a família inteira. Jack e Rebecca enfrentam essa fase quando ela quer retomar sua carreira como cantora.  E ele começa a beber para compensar a infelicidade no trabalho. A solução mais fácil nesses momentos é a separação. Só no Brasil, o número de divórcios cresceu 160% em uma década.

Mais do que amor, é preciso empatia para levar uma relação. Jack entende a importância que cantar tem na vida da esposa, que ser apenas mãe não basta para completá-la e que, como parceiro, deve apoiá-la em sua busca pela felicidade. E Rebecca entende que o marido não consegue sair de sua condição sozinho. Com muito amor, respeito e empatia, eles conseguem contornar esses problemas e mostram que família perfeita é a que se esforça para dar certo..

2 - Obesidade

Kate e Toby são obesos e se conhecem em um grupo de apoio. Kate está super focada na dieta, em uma rotina pesada de exercícios e está sempre se culpando por seu peso. Enquanto isso, Toby não se preocupa e continua comendo por prazer. Os dois começam um relacionamento e a forma como cada um encara a obesidade os atrapalha.

Em nenhum momento a série é irresponsável com os problemas de saúde que a obesidade pode acarretar. Ela fala dos riscos à saúde, dos problemas psicológicos envolvidos, da pressão, sobretudo sobre a mulher. Nos mostra como o preconceito pode ser sutil: um olhar, uma fala sugestiva, um pequeno gesto. E como todas essas sutilidades se transformam em transtornos para quem as ouve. Mas nos dá uma lição sobre aceitação do corpo e quebra de padrões estéticos.

3 - Luto

Uma das passagens mais tristes e bonitas de This is Us é a morte de William, o pai biológico de Randall. William é doce, inteligente, humilde e ilumina a todos em seu caminho. Por isso, sua partida emociona.
Ele está bem resolvido com o fim de sua vida após um câncer. Resolve viver seus últimos meses em contato com as pessoas que ama, fazendo tudo o que não pôde durante sua dura vida e aproveitando cada dia. Quando parte, o faz em paz.

Quem fica, no entanto, não tem a mesma maturidade para lidar com a perda. Randall enfrenta um turbilhão emocional. Chora, sente raiva e dor. Mas aprende que a melhor forma de lidar com a perda é honrar o legado da pessoa em vida. É aprender o que ela estava tentando ensinar, é levar um pouco dela no dia a dia.

4 - Aborto espontâneo

Kate e Toby se surpreendem com uma gravidez não planejada e de risco. A preocupação é natural, assim como o entusiasmo à espera de uma nova vida. Natural também é a frustração diante da perda: Kate sofre um aborto espontâneo.

Com sensibilidade, a série mostra que o luto por um bebê que nunca se chegou a ter é tão real e doloroso quanto qualquer outro; a sensação de culpa que paira sobre os pais: "Foi algo que eu fiz? Que eu não fiz? Que eu comi? Como me comportei?", são perguntas que passam pela cabeça involuntariamente.

Mostra que a dor e a perda também são do pai, que pode não ter pedido um bebê fisicamente, mas nutria expectativa, sentimentos e sonhos. Que apoio e carinho são fundamentais nesse momento em que raiva e frustração vão dominar aquele casal, que o que eles sentem é compreensível e que aquela dor vai passar.

5 - Ansiedade

Crises de ansiedade são terríveis e assustadoras. E o ataque de pânico vivenciado por Randall em um momento altamente estressante no trabalho mostrou brilhantemente a realidade de pessoas com ansiedade.

A ansiedade é uma doença que atinge milhares de pessoas e está longe de ser apenas uma "frescura moderna", como muitos insistem em pintar. Ainda há muito estereótipo e tabu quando se trata do assunto.

Assim como Kevin ajuda Randall nesse momento, é preciso que as pessoas ao redor deem suporte durante um ataque e não façam pouco caso. Saúde mental é um assunto sério e problemas como depressão, ansiedade e pânico requerem cuidados médicos e psicológicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário