quinta-feira, 5 de julho de 2018

360º- Como sobrevivem os 12 rapazes numa gruta mil metros abaixo do solo; as duas mulheres que podem suceder a Rajoy; e será hoje que Ronaldo se muda?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a polícia metropolitana inglesa confirmou que o agente neurotóxico usado para envenenar o espião russo Sergei Skripall e a sua filha é o mesmo encontrado no casal britânico que está em estado crítico depois de sábado ter sido encontrado inconsciente na sua casa no Wiltshire (a pouco mais de 12 km do local onde aconteceu o caso que levou à crise diplomática com a Rússia). O Novichok afeta a comunicação nos neurónios e o caso já está a ser analisado pelo gabinete de crise do governo britânico.

Em Espanha, o PP começa hoje a escolher o sucessor o de Mariano Rajoy. O João de Almeida Dias traça o perfil às duas grandes favoritas, mulheres, fiéis, trabalhadoras e rivais de sempre: Soraya Sáenz de Santamaría e María Dolores de Cospedal.

Há outra notícia que pode abalar hoje Espanha: a saída de Ronaldo do Real Madrid. O presidente do clube chamou Jorge Mendes, o agente do avançado, para um reunião urgentepara definir o futuro do jogador.

Tudo aponta para uma transferência para a Juventus, porque o namoro é antigo, o dinheiro não é problema e CR7 não gostou de saber que vale apenas 100 milhões para o clube. Cristiano até já fez uma declaração de amor à 'Juve' e os jornais italianos já só falam da contratação

A nova diretiva dos direitos de autor é esta quinta-feira discutida no Parlamento EuropeuPode pôr fim aos memes, impôr uma uma Internet menos livre, mas também ser a solução para as injustiças das discográficas.

A erupção de vulcão do Fogo na Guatemala fez 2.900 mortos, segundo um grupo de voluntários que resgata vítimas. As autoridades só admitem oficialmente 113.


 
Outra informação relevante 
Como sobrevivem os 12 rapazes e o seu treinador presos na gruta tailandesa a mil metros de profundidade? O facto de serem crianças e terem menos consciência do perigo, do treinador e do capitão funcionarem como líderes, de já serem uma equipa e terem laços de união, de haver água potável e do corpo aguentar até 25 dias sem comida ajudou a suportar o tempo até serem encontrados. Agora falta o mais difícil, tirá-los de lá. As explicações são dadas à Marta Leite Ferreira por um fuzileiro, uma psicóloga, um geólogo e um espeleólogo.
Por cá, há uma guerra aberta no PSD de LisboaTeresa Leal Coelho acusa a concelhia e a Assembleia Municipal de lhe fazerem oposição. Porque aprovou o mega-projecto de Fernando Medina para a zona de Entrecampos que resolve de vez o imbróglio dos terrenos da Feira Popular e diz que não pode pactuar com o caso Tuttti Frutti se se confirmarem as suspeitas da investigação. A notícia é da Rita Dinis.
Na comissão de inquérito às rendas da energiaMira Amaral, não teve dúvidas em apontar responsáveis. Disse que o "monstro elétrico” teve origem no governo de José Sócrates. O ex-ministro da energia também tem dúvidas sobre como poderiam ser devolvidos os 3.000 milhões de euros de CMECS pela EDP.
O crime aconteceu terça-feira. Durante uma discussão com uma família vizinha, um caçador acabou por atingir duas raparigas a tiro em OdivelasOs outros vizinhos descrevem-no como conflituoso: Carlos “achava que era o dono da rua”, contaram à Sónia Simões e ao João Porfírio.
Confirma-se: nunca o futebol português foi tão escrutinado como agora. A Autoridade Tributária abriu no ano passado 90 processos para investigar transferência de jogadores de e para clubes portugueses.
Vem aí mais uma greve da RyanairOs tripulantes de cabine da companhia aérea low-cost voltam a parar em Portugaldevido à falta de progresso nas negociações com a empresa.

Já a TAP vai ser processada pelo Governo regional da Madeira. Miguel Albuquerque considera que a companhia causou danos à economia madeirense com os sucessivos atrasos nos voos, noticia o Público.

Os centros de detenção de menores de imigrantes nos EUA têm ligações à Administração Trump. Uma investigação do The New York Times concluiu que nos últimos anos receberam apoios públicos de mais de mil milhões de dólares.

O Sporting tem mais dois candidatos às eleições de 8 de setembro. Depois de Frederico Varandas, Fernando Tavares Pereira anunciou ontem a sua candidatura e segue-se Pedro Madeira Rodrigues. E não vai ficar por aqui.



No Mundial...

... esta quarta-feira e amanhã são dias de descanso. Por isso o tempo é de balanços. E o primeiro é que nunca um Mundial teve tantos penáltis como o russo. Nem nunca uns oitavos-de-final tinham tidos tantos jogos decididos nas grandes penalidades.

Mas a ideia que um penálti é garantia de golo certo está longe de ser uma ciência exacta. Neste Mundial, Ronaldo, Messi e Modric falharam. As taxas de sucesso rondam os 80%, mas se tratar de um penálti decisivo baixam para 44%. É tudo uma questão de cérebro e matemática, como explica a Marta Leite Ferreira.

Este é também um Mundial em que muitos jogadores se vão despedir das grandes competições. De Iniesta a Mascherano, veja quem vai meter os papéis para a reforma.
Já o Bruno Vieira Amaral fala desse jogador mítico que é o número 1o. Que também parece ter-se reformado.


Os nossos Especiais 
Tem sido a grande polémica dos últimos dias (além do estacionamento de Madonna): a das multas que chegaram a casa dos contribuintes a quem não aderiu à ViaCTT. Mas afinal que serviço é este, quanto custou e quantos o usam? Eis a história de um projecto criado para "10 milhões", mas que só funcionou à força de lei, contado pelo Edgar Caetano e o Nuno Vinha.


A nossa opinião

  • Helena Garrido escreve sobre os defensores da não revelação dos grandes devedores da banca: "Se deve mil tem um problema, se deve milhões não se preocupe. Se pertence à elite que partilhou escola ainda se deve preocupar menos. E nada se é parte do grupo certo, seja de que partido ou clube for".
  • Ribeiro e Castro escreve sobre o projecto do PAN para proibir as touradas: "A Disneylândia é um parque de diversões. Já a Disneylei acontece na manhã de sexta-feira, no plenário da Assembleia da República. Aí será discutido o projecto de lei do PAN para proibir as touradas".
  • Kirsty Hayes, a embaixadora do Reino Unido em Portugal, escreve sobre o SNS britânico: "O NHS está numa posição ideal para ser um agente de mudança dos cuidados de saúde a nível mundial. Já contamos com o talento e o profissionalismo dos portugueses, esperamos contar com eles no futuro".


 

Notícias surpreendentes 
O filme em destaque nas estreias da semana é “Na Praia de Chesil”, escrito por Ian McEwan com base no seu livro. Mas Eurico de Barros fala de "uma tragédia de amor jovem que morre na praia" e dá-lhe só duas estrelas. Estas são as outras opções.

Já se é de ver cinema -- ou séries -- em casa, prepare-se: a Netflix está a estudar novo aumento de preços na EuropaOs aumentos podem chegar aos 20% para um serviço que, em Portugal, custa 14 euros por mês.

Mais uma notícia que não nos descansa: os emails trocados por milhões de utilizadores do Gmail estão a ser lidos por centenas de programadores de outras empresas, segundo uma investigação do Wall Street Journal.

Ricardo Camacho, fundador dos Sétima Legião, produtor musical e médico, morreu ontem aos 64 anos. Os amigos recordam alguém "discreto, curioso e trabalhador", de "grande humanidade". Inês Maria Meneses fala dele em "Os Deuses (des)conhecidos".

A Basílica da Sagrada Família de Gaudí recebeu finalmente a cruz de 18 toneladas que completa mais um passo da icónica obra de Barcelona iniciada em 1882. A conclusão está prevista para 2026.

Estão entregues as principais notícias da manhã. Mas muitas mais se seguirão no Observador. Para ler algumas, não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa quinta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário