quinta-feira, 5 de julho de 2018

Livro de Nelson Menezes sobre “Aves na Natureza” foi apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede




“Aves na Natureza”, livro do fotógrafo Nelson Menezes, teve lançamento editorial na Biblioteca Municipal de Cantanhede. Trata-se do primeiro volume da segunda série da coleção “O Mundo das Aves“, uma edição que na apresentação pública contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre amigos e admiradores de Nelson Menezes, entre os quais os também fotógrafos Arnaldo Carvalho e Isidro Dias, que acompanharam o autor na mesa de honra, juntamente com o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso.
Na ocasião, o autarca enalteceu “manifesta qualidade do trabalho fotográfico patente no livro, um trabalho que evidencia uma enorme sensibilidade, mas também o conhecimento do universo da ornitologia da região. Só alguém que estudou o comportamento das aves no seu habitat poderia ter feito fotografias tão extraordinárias como as que dão corpo a esta obra que, além do seu valor artístico, adquire um indiscutível interesse pedagógico com a caracterização de cada espécie”.
Para Pedro Cardoso, “Nelson Menezes tem o olhar dos grandes fotógrafos, capta de um modo muito singular a essência da vida, neste caso dos pássaros, conjugando um assinalável domínio da técnica com um apurado sentido estético. Vale muito a pena conhecer o mundo cativante que Nelson Menezes transpõe para o livro ‘Aves na Natureza’ e que suscita uma grande curiosidade sobre esse património da região”, concluiu.
Assumindo-se como fotógrafo não profissional, Nelson Menezes falou da paixão pela fotografia, “uma paixão que começou aos 16 anos”, quando recebeu dos pais a primeira máquina fotográfica, com a qual descobriu, “de forma espontânea e natural o prazer de fotografar”. Por isso lhe dedica tanto do seu tempo, “explorando soluções técnicas e criativas para encontrar a melhor imagem, o que exige muito trabalho, dedicação, paciência e planeamento”.
Nascido em Luanda em 1953, Nelson Menezes veio para Portugal há muitos anos, tendo fixado residência em Cantanhede.
Faz parte do Grupo Fotográfico Visão Mestre e nesse âmbito tem participado em exposições, entre as quais no CAE - Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, Aqui Base Tango - Artes e Entretenimento, em Coimbra, e Museu Etnográfico da Praia de Mira.
Do seu currículo destaca-se a conquista de primeiros prémios nos concursos de fotografia MISSÃO, da revista O Mundo da Fotografia Digital (2013), e 25 Anos da Expofacic, este na categoria de preto e branco, e o terceiro prémio no Concurso de Fotografia OLHARES, também da revista O Mundo da Fotografia Digital (2013), além de várias menções honrosas em importantes certames fotográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário