
Startups
Por Ana Pimentel, Editora de Tecnologia e Startups

Lolly Daskal escreveu um livro que põe os dois pés naquelas que são as falhas e fraquezas dos líderes. Desconstruindo de uma forma muito simples isto que é gerir pessoas e organizações, a coach norte-americana — que já foi considerada a mulher mais inspiradora do mundo pelo Huffington Post — explicou-me na Skype call que tivemos porque é que no caminho para a excelência é mais importante falarmos das sombras do que das luzes: é preciso conhecermos de forma profunda as nossas fraquezas para podermos elevá-las. “A vulnerabilidade é a nova força”, disse-me — deixando cair por terra o mito dos líderes austeros, inflexíveis, distantes e frios que se tendem a colar às fórmulas de sucesso em várias áreas.
Quando faço estas entrevistas e me sento aqui para vos escrever, penso sempre na aplicabilidade que isto tem na nossa/vossa vida. Neste caso foi muito fácil, porque os conselhos da Lolly — que já anda há 30 anos a estudar os comportamentos das pessoas — servem-nos a todos, sejamos nós o que formos — empreendedores, jornalistas, sapateiros, engenheiros, investigadores, médicos, artistas, professores, etc –, tenhamos ou não cargos de chefia. No limite, somos todos responsáveis por este pequeno grande negócio que é a vida. Queremos todos obter o maior retorno possível das nossas operações diárias, chegar ao final do dia com o saldo da felicidade positivo e ter a certeza que conseguimos reunir a nossa melhor equipa — aquela que faça chuva ou faça sol nos permite adormecer descansados.
Num mundo cada vez mais ditado pelo imediatismo e pela rapidez — do qual a tecnologia é tão aliada como culpada — nunca foi tão urgente repensar a forma como nos gerimos, como gerimos as adversidades e os outros, mas sobretudo como nos gerimos a nós próprios. Todos os dias somos desafiados, aliciados e atormentados pelas inúmeras possibilidades que a Internet nos dá e todos os dias temos um pack de sete virtudes que podemos utilizar para lhes responder, explicou-me a Lolly. São elas a autoconfiança, intuição, honestidade, coragem, integridade, segurança e lealdade.
Eu percebo o Huffington Post. Desde que conversei com a Lolly que não há dia em que não pense em tudo o que ela disse. Podia levantar mais o véu (digo-vos só que a conversa mete segredos, pessoas desconfiadas e muitas más notícias), mas não teria piada e a malta vive dos pageviews, vocês sabem. Está aqui para lerem agora, logo à noite ou nas férias. Por falar em férias… Sabem quem é que já está em contagem decrescente, não sabem? Eu e esta newsletter :)
Nas próximas semanas não nos vamos ver, mas as notícias vão continuar todasaqui, prometo. Faça chuva ou faça sol. Até breve!
PITCH

Gulbenkian investe pela primeira vez numa startup
A entrada no capital social da MAZE faz parte do plano estratégico de inovação social que a Fundação Gulbenkian está a desenvolver e através do qual pretende investir dez milhões de euros.

Glovo fecha investimento de 115 milhões de euros
Presente em 17 países, a plataforma de entrega de comida e outros produtos quer contratar 100 engenheiros para otimizar a tecnologia. Niall Wass é o novo presidente do conselho de administração.

"Vai ser impossível ter os nossos dados de volta" /premium
Brittany Kaiser, ex-diretora e denunciante do caso Cambridge Analytica, explicou ao Observador porque é que quem utiliza tecnologia não vai conseguir ter a sua privacidade de volta.

Observador volta a vencer financiamento da Google
O Observador foi um dos escolhidos para integrar a Digital News Initiative, com o projeto "Into the Voice". Na totalidade, os projetos portugueses vão receber 1,418 milhões de euros.

Google recebe multa de 4300 milhões
A Comissão Europeia aplicou esta quarta-feira uma coima de 4300 milhões de euros à Google, por abuso de posição dominante na disponibilização do sistema operativo Android. Google diz que vai recorrer.

Farfetch compra empresa chinesa CuriosityChina
A plataforma líder para a moda de luxo lançado por José Neves comprou a CuriosityChina para reforçar a área de negócio Black & White e permiti às marcas parceiras um ponto de entrada na China.

Zuckerberg explica declarações sobre o Holocausto
Zuckerber viu-se forçado a clarificar a sua posição pessoal sobre a negação do Holocausto, depois de dizer que o Facebook não deve apagar publicações de utilizadores que o neguem.
ENTREVISTA

"99% dos líderes sofrem do síndrome do impostor" /premium
Trinta anos de "coaching" empresarial fizeram de Lolly Daskal a mulher mais inspiradora do mundo para o Huffington Post. Com o Observador, conversou sobre o seu novo livro, "Porque falham os líderes".
Estimativas apontam para que em 2040 circulem nas estradas 33 milhões de veículos autónomos. Portugal está prestes a arrancar com testes, mas há questões jurídicas que é preciso esclarecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário