segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Moçambique qualifica-se para o Mundial e torna-se vice campeão africano de basquetebol feminino sub-18

Share
Foto da FIBA Africa
O Mali conquistou na noite deste domingo (19) o seu sétimo título africano em basquetebol feminino, na categoria de sub-18, mas a selecção de Moçambique garantiu uma inédita qualificação para o Mundial e um inédito 2º lugar. A menina Filipa Calisto foi eleita para o cinco ideal da prova que foi disputada na cidade de Maputo.

Quando as nossas meninas entraram para a quadra do pavilhão do Maxaquene já estavam apuradas para o Campeonato do Mundo que vai acontecer em 2019 num país ainda por definir depois de terem derrotado as nossas eternas rivais de Angola nas meias-finais por 53 a 49 pontos.
Mas quando as hepta campeãs africanas abriram o placar as nossas “guerreiras” não se intimidaram de empataram. Tentaram disputar taco a taco com uma selecção claramente mais forte que na sua máxima força dilatou o placar e venceu o 1º período por 7 a 22 pontos.
Da linha de lançamentos livres Carla Budane tentou mostrar a determinação da selecção mas tudo corria mal da defesa ao ataque e sem acelerarem muito as malianas saíram para o descanso a vencerem por 18 a 50 pontos.
No terceiro período começaram a faltar pernas a nossa selecção que enquanto o Mali marcava esteve mais de 4 minutos para encestar os seus primeiros 2 pontos.
No derradeiro período a pequena Ester Gomes enfim conseguiu acertar uma bomba mas a desvantagem já era de 48 pontos. As campeãs em título davam o seu espectáculo e dilataram a vantagem de uma vitória por 33 a 86 pontos que nunca esteve em causa.
Foto da FIBA Africa
Filipa Calisto, impossibilitada de jogar a final após ter-se lesionado na meia-final, foi eleita uma das cinco melhores jogadoras do torneio, com uma média de 11 pontos por partida, ao lado da maliana Assetou Sissoko, que foi eleita a jogadora mais valiosa do Campeonato com impressionantes 22 pontos por jogo, 6,8 de ressaltos e ainda uma média de 2,7 assistências.

Completaram o cinco ideal a maliana Aminata Sangare, a angolana Alexia Dizeko e a ruandesa Belle Murikatete.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário