domingo, 30 de setembro de 2018

POLÍTICA | Cabinda ganha escola de formação profissional

O ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social reafirmou, em Cabinda, que o Executivo vai continuar a apostar na implementação de projectos de formação técnico profissional, para permitir que muitas famílias, incluindo jovens com poucos rendimentos, possam ter emprego para melhorem a sua condição de vida.

Ministro Jesus Maiato (segundo a contar da direita) inaugurou a escola rural de ofícios 
Fotografia: António Soares | Edições Novembro
Jesus Maiato, que falava na inauguração da escola rural de capacitação e ofícios “Cidadela Jovens de Sucesso”, na comuna de Dinge, município de Cacongo, afirmou que o contexto actual do país afigura-se desafiante, visto que a capacidade de geração de emprego tem sido afectada, o que dificulta cada vez mais a situação das famílias que têm visto reduzidos os seus níveis de qualidade de vida e de rendimento.
Ciente da situação, disse Jesus Maiato, o Executivo tem estado a implementar políticas e medidas que promovam a inclusão social e económica, através do trabalho, onde se destacam o domínio da formação profissional. Segundo o ministro, uma das maiores fragilidades da mão de obra angolana centra-se nas competências e habilidades técnicas.
Ao referir-se à escola “Cidadela Jovens de Sucesso do Dinge”, o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social disse tratar-se de um valioso empreendimento, por ser uma resposta que se insere nos esforços do Executivo de capacitação de adolescentes e jovens a partir dos 14 anos e em situação de vulnerabilidade. Em regime de externato, mas com formação integral e intensiva durante três anos, os alunos são capacitados nas áreas da agricultura, pecuária, mecanização agrícola, serralharia, electricidade, carpintaria e informática.
Depois da formação, os jovens obtêm uma profissão que os habilita a uma ocupação. “O principal objectivo da “Cidadela Jovens de Sucesso” é capacitar os jovens com uma profissão, podendo estes, após três anos de instrução, sair com estudos gerais e formação como técnicos, esclareceu Jesus Maiato. A Escola Rural de Capacitação e Ofícios do Dinge tem capacidade de albergar 120 estudantes e está dotada de uma nave para o crescimento de pintos, estufa, campo agrícola, uma fonte alternativa de energia eléctrica (gerador) e três aviários, dos quais um em pleno funcionamento com 1.114 pintos.
O empreendimento conta com três salas de aula e igual número de compartimentos destinados a oficinas para prática de serralharia, electricidade e carpintaria.
O governador provincial de Cabinda, Eugénio Laborinho, afirmou que a construção da escola constitui um dos ganhos que se juntam a outros tantos que a província tem vindo a conhecer. Para Eugénio Laborinho, o empreendimento passa a ser o ponto de encontro entre os jovens da província, com o propósito de adquirirem habilidades académicas e profissionais para corresponderem aos desafios do mercado de trabalho.
O governador Eugénio Laborinho garantiu aos estudantes alguns apoios em equipamentos informáticos e mais autocarros, já que o empreendimento está situado 70 quilómetros a norte da cidade de Cabinda, de onde é oriunda a maioria dos estudantes.

Fonte: jornaldeangola


Nenhum comentário:

Postar um comentário