sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Eu, Psicóloga | 10 Sentimentos com os quais os manipuladores adoram brincar


Os manipuladores, de forma consciente ou inconsciente, brincam com os medos, as dúvidas e os desejos dos outros. Seus métodos mais detestáveis consistem em brincar com os sentimentos mais puros das outras pessoas, como o amor, a gratidão e a esperança.

Confira os truques mais comuns usados por manipuladores ’profissionais’, aprenda como enfrentá-los e, principalmente, como se proteger.





Uma pessoa com o sentimento de culpa é capaz de fazer tudo para compensar o dano causado. Isso é exatamente o que um manipulador sempre procura: colocar essa sensação no seu interlocutor.

Quem é o culpado? Se você sempre se culpa por tudo que acontece, comece a refletir um pouco mais sobre os acontecimentos. Será que não se sente culpado pelo estado emocional da outra pessoa?Se você realmente fez algo de errado, peça desculpas sinceramente, mas não deixe que a outra pessoa te faça sentir culpado por tudo que acontece.



Um manipulador pode provocar uma pessoa não apenas para seu benefício, mas também para satisfazer o seu ego, sentir poder imediato ou apenas se divertir um pouco. As pessoas inseguras costumam ser as grandes vítimas, porque temem que sua reputação seja afetada.

Em primeiro lugar, pense se a opinião daquela pessoa realmente importa. E não se deixe influenciar por provocações infundadas. Não tenha vergonha de errar e não arrisque a sua imagem para impressionar os outros.


Muitas pessoas se esquecem delas mesmas por causa de outras. Claro que não devemos deixar de ajudar os nossos familiares, mas precisamos saber em que medida nos estamos deixando manipular pelo sentimento de fraqueza que os outros têm.

É importante entender os limites de nossas capacidades. Sim, precisamos ajudar familiares e amigos, mas isso não significa que tenhamos de sacrificar a nossa própria vida. O ideal, como sempre, é achar um ponto médio entre a ajuda ao próximo e os nossos próprios interesses.


Ao chantagear a outra pessoa, o manipulador negocia para obter uma série de benefícios. Em geral, usa a técnica de se fazer de vítima abandonada.

Mais uma vez, é importante saber se respeitar. Nunca esqueça que você merece um amor e uma amizade verdadeiros.




O sentimento de gratidão pode ser objeto de abuso sem fim. Ao lembrar aquele gesto ou serviço de antes, os manipuladores sempre conseguem o que querem.

Sim, é chato ter que dizer ’não’ a uma pessoa, mas isso sempre será necessário. Encontre uma maneira de devolver o favor de maneira que isso não signifique um sacrifício enorme para você.


Esses espertinhos sempre brincam com a bondade e a compaixão alheia. Com frequência, as coisas não vão tão mal, mas eles têm o dom de causar pena nos outros e provocam na vítima um enorme desejo de oferecer ajuda.

Incentive o manipulador. Se ele disse que não pode fazer determinada coisa porque não tem tempo ou forças, diga que você não acredita nisso, comente algumas qualidades dele e diga que você acredita que ele é capaz. Desta forma, a manipulação irá acabar e você irá causar uma boa impressão.



Muitas pessoas aguentam muita coisa por amor, ou apenas por medo de acabarem sozinhas. O manipulador sabe muito bem como atacar esse sentimento, e isso faz com que seja cada vez mais difícil escapar.

Acredite em você e aprenda a se respeitar e a se amar. Apenas assim você poderá avaliar de maneira adequada a atitude das outras pessoas em relação a você sem cair em armadilhas por medo da solidão.




A vergonha é um sentimento que faz com que a pessoa se sinta inferior. Muita gente faz de tudo para evitá-la, mas os manipuladores sabem muito bem como se aproveitar disso.

Se você perceber que alguém quer que você sinta vergonha, fique esperto. Se você cometeu um erro, peça desculpas e pronto. Mas não sinta vergonha por não alcançar as expectativas de outra pessoa. Esse sentimento só faz com que as pessoas nos controlem cada vez mais.



Algumas manipulações existem apenas para gerar esperança. A pessoa promete mundos e fundos, mas pensa apenas em benefício próprio.

Não acredite em tudo que você ouvir. Olhe para os fatos de maneira objetiva e pragmática. Estabeleça prazos concretos e não deixe que as esperanças vazias mudem os seus sonhos.



Este exemplo é claro: o manipulador faz com que a vítima se sinta a melhor pessoa do mundo e, assim, consegue o que quer.

Antes de aceitar qualquer coisa, olhe para os seus interesses pessoais, habilidades e preferências. Talvez seja mentira que ’apenas você é capaz de fazer isso’. De repente o trabalho corresponde a outro funcionário e você tenha que aprender a dizer ’não’.

Fonte: Incrível

Nenhum comentário:

Postar um comentário