sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Dias 11 e 12 de outubro Smart Rural Congress discute importância do empreendedorismo e inovação rural


Iniciativa conta com as intervenções da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas.

Realiza-se nos próximos dias 11 e 12 de outubro, no Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos de Penela (HIESE), o Smart Rural Congress, uma iniciativa que pretende discutir a importância do empreendedorismo e das tecnologias no desenvolvimento de novas ideias de negócio em territórios rurais. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia em goo.gl/fhb8m1.

O Smart Rural Congress, organizado pela Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN) em parceria com o Município de Penela, é a última etapa do projeto Smart Rural Smart HIESE, que promove e apoia o aparecimento de novos projetos empresariais no HIESE.

No dia 11 de outubro, terá lugar um evento social que inclui a visita aos vestígios romanos do Rabaçal usando uma aplicação turística JiTT.travel desenvolvida pela empresa iClio que servirá para conhecer o património histórico da região guiado pelas novas tecnologias.

Também neste dia, será organizado um evento destinado aos dirigentes autárquicos para lançar uma rede de municípios para a inovação rural em Portugal e que contará com as intervenções iniciais de Helena Freitas, Professora Catedrática da Universidade de Coimbra, e de Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A sessão de abertura, no dia 12 de outubro, às 09h30, está a cargo de Luís Matias, Presidente do Município de Penela, Teresa Mendes, Presidente do Instituto Pedro Nunes, e Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Ainda durante a manhã, a iniciativa conta com as participações de Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão [Fundão entre os finalistas dos prémios RegioStars 2018], António Covas, Professor Catedrático na Universidade do Algarve [Vêm aí as startups da 2ª ruralidade], e Joaquim Macedo de Sousa, Diretor Executivo do HIESE [O projeto Smart Rural Smart HIESE].

À tarde serão dados a conhecer casos de sucesso de Incubadoras de empresas rurais e casos de empreendedorismo em meio rural.

A sessão de encerramento, marcada para as 17 horas, é da responsabilidade do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, e do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, João Ataíde.

O Smart Rural Smart HIESE é liderado pela Incubadora do Instituto Pedro Nunes, tendo como entidades parceiras na execução, o Município de Penela, a associação IEBA e a consultora Previum. É um projeto cofinanciado pelo Centro2020 e pelo FEDER.

O programa completo do Smart Rural Congress pode ser consultado aqui.

PROGRAMA
11 de outubro (quinta-feira)
12h30 – 14h00AlmoçoDegustação de Iguarias Regionais
14h30 – 17h30Visita aos Vestígios da Época Romana / ALEXANDRE PINTO (iClio)

12 de outubro (sexta-feira)
09h00 – 09h30Registo dos Participantes
09h30 – 10h00Intervenções Institucionais
LUÍS MATIAS, Presidente da Câmara Municipal de PenelaTERESA MENDES, Presidente do IPNANA ABRUNHOSA, Presidente da CCDRC
10h00 – 10h45Keynote Speaker / PAULO FERNANDES, Presidente da Câmara Municipal do Fundão
Fundão entre os finalistas dos prémios RegioStars 2018
10h45 – 11h15Coffee-break e Speed Meetings
11h15 – 12h00Keynote Speaker / ANTÓNIO COVAS, Universidade do Algarve
Vêm aí as startups da 2ª ruralidade
12h00 – 12h45O projeto Smart Rural Smart HIESE / JOAQUIM MACEDO DE SOUSA, IPN Incubadora / SRSH
12h45 – 14h30Almoço e Networking
14h30 – 15h30Incubadoras de empresas rurais: 3 casos de sucessoBLC3 / Energiai-Danha / AgrofoodTurismo de Portugal / Turismo e Desporto Outdoor
15h30 – 16h00Coffee break e Speed Meetings
16h00 – 17h00Casos de empreendedorismo em meio ruralEconomia circular e serviços ambientais / ECOXPERIENCE e REDDISHTICE para serviços sociais / CERCI ÁGUEDA e IHCAREFloresta / PRIMELAYER e SCIVEN
Local: Biblioteca Municipal
17h00 – 17h30
Encerramento / Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, CIM.RC
20h00Jantar de Gala


Nenhum comentário:

Postar um comentário