A Câmara Municipal da Marinha Grande reivindicou ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) medidas de segurança e interdição nas estradas florestais que foram afetadas pela queda de árvores, durante a tempestade Leslie, ocorrida no dia 13 de outubro.
Durante a visita do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, ao Pinhal do Rei, ocorrida no dia 12 de novembro, o Adjunto da Presidente da Câmara, Raul Testa, manifestou a preocupação da autarca com as estradas florestais, tuteladas pelo ICNF, cuja circulação pode oferecer perigo ou que se encontram cortadas devido à presença das árvores caídas no último temporal.
Foi salientada a importância de acautelar a sinalização e interdição destas vias e disponibilizada a colaboração da Câmara Municipal para, em conjunto com o ICNF, serem tomadas as medidas que acautelem a segurança das pessoas.
O Secretário de Estado esteve no concelho da Marinha Grande para simbolizar o arranque da preparação de 470 hectares de terreno que serão alvo de plantação pelo ICNF, em 2019.
Recorde-se que, na sequência do incêndio de outubro de 2017, a Câmara Municipal da Marinha Grande procedeu ao encerramento de estradas florestais, cuja utilização representava um perigo tendo em conta o risco real de queda de árvores para as vias, dada a sua vulnerabilidade.
Para o efeito, no ano passado, foram colocados separadores de vias em betão, em diversos locais do concelho, nos arrifes e aceiros que se pretendiam interditar, alguns dos quais já foram entretanto reabertos, o que representou um investimento de cerca de 10 mil euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário