terça-feira, 13 de novembro de 2018

III Ciclo de Órgão de Torres Vedras | Igreja da Misericórdia recebe recital dedicado à Música Barroca

"Música Barroca em Portugal e Itália: As práticas históricas" é o nome do segundo recital que integra o III Ciclo de Órgão de Torres Vedras. Protagonizado por Daniel Oliveira, no órgão e baixo-contínuo, e Marcos Lázaro, no violino barroco, este concerto realiza-se no dia 18 de novembro, domingo, às 16h00, na Igreja da Misericórdia, em Torres Vedras.
É impossível falar de música em Portugal no século XVIII sem falar na influência italiana que esta sofreu, bem como todas as outras expressões artísticas. Estes dois países comungavam das mesmas estéticas e ideias, e havia ainda uma forte presença de músicos italianos em Portugal e vice-versa. 
Este recital apresenta essa mesma influência da arte italiana em Portugal, sobretudo na corte de D. João V, fazendo-se ouvir belíssimas sonatas de estilo napolitano e veneziano de autoria de  Carlos Seixas e Domenico Scarlatti, bem como o género “Sonata da Chiesa” de autores tão relevantes como Tomaso Albinoni e Antonio Vivaldi, que muito escreveram para o violino barroco e baixo-contínuo. 

Órgão e baixo-contínuo: Daniel Oliveira
Violino barroco: Marcos Lázaro

Organização: Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e Câmara Municipal de Torres Vedras
Parceiros institucionais: Cultur'canto - Associação Cultural, Jornal "Voz da Verdade" e Jornal "Badaladas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário