terça-feira, 13 de novembro de 2018

360º - A reconstituição ao minuto da emergência no ar e o piloto de F16 que teve vontade de chorar: "Temi o pior". Bruno de Carvalho é ouvido hoje

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Um dos pilotos do F-16 que foi ajudar o avião da Air Astana teve "vontade de chorar". “Quando o piloto me disse que o avião estava completamente descontrolado, temi o pior”, diz ao Observador. Agora, já é possível fazer a reconstituição detalhada do que aconteceu durante aqueles 97 minutos. O Pedro Rainho e a Carolina Branco contam os detalhes de tudo o que se passou no ar, em terra e no mar.

É preciso agora perceber o que aconteceu com o avião da Air Astana. A aeronave esteve durante um mês nas OGMA a fazer uma inspecção de tipo C, que é a mais profunda de todas, avança o Público.

Ontem, menos de 24 horas depois da emergência de domingo, houve nova situação de perigo: um avião da Transavia com 149 passageiros teve de aterrar de emergência em Faro depois de ser escoltado pela Força Aérea.

Segundo a companhia aérea holandesa, o problema aconteceu por causa de um “ligeiro toque da cauda”durante a descolagem no Funchal.


Mais informação importante

Bruno de Carvalho é ouvido hoje por um juiz, mas o Ministério Público (que deve pedir a sua prisão preventiva, segundo o JN) já avisou que precisa de mais tempo para a investigação ao ataque em Alcochete. Há quatro razões para isso, como explicam a Sónia Simões e a Sara Antunes de Oliveira:
  1. O tamanho do processo e a quantidade de provas recolhidas;
  2. A análise dos cartões de memória, dos cartões SIM e das listas de faturação detalhada;
  3. As testemunhas ainda por ouvir, como Jorge Jesus, que o MP diz não conseguir “localizar e notificar” (mais detalhes aqui);
  4. A existência de novos novos suspeitos (como viria a ser Bruno de Carvalho).

O ex-presidente do Sporting está indiciado por 56 crimes, incluindo terrorismo, sequestro e posse de arma proibida. Bruno Jacinto, antigo Oficial de Ligação aos Adeptos,  terá denunciado Bruno de Carvalho e pediu uma redução das medidas de coação.

O Governo admitiu ontem alargar a outros regimes o fim do fator de sustentabilidade nas reformas. Pode estar em causa, por exemplo, a função pública, com a Caixa Geral de Aposentações. A novidade foi dada no Parlamento pelo ministro Vieira da Silva (que hoje começa a discutir com os parceiros sociais o aumento do salário mínimo).

Também na Assembleia, o ministro Pedro Marques acusou o PSD de tentar minar o Governo junto de Bruxelas nas negociações para a reprogramação do Portugal 2020. A troca de acusações levou a várias interrupções da audição.

O novo partido de Santana Lopes revelou os nomes dos seus órgãos transitórios. O mais conhecido é o do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Martins da Cruz, que encabeça o Conselho Político Estratégico do Aliança.

Um trabalhador da Fundação para a Ciência e a Tecnologia apresentou uma providência cautelar contra a instituição. O objetivo é suspender os concursos para a regularização de vínculos laborais precários por considerar que é injusto que recebam muito mais do que os trabalhadores do quadro.

Os hospitais encerraram o ano de 2017 com o "pior resultado económico de sempre", garante o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. Os resultados operacionais agravaram-se em 200%. Os números são revelados pelo Negócios.

O ex-ministro da Saúde Arlindo de Carvalho e José Oliveira e Costa foram condenados a 6 e 12 anos de prisão, respectivamente, num processo ligado ao caso BPN. A juíza entendeu que “brincaram com o dinheiro do cidadão cumpridor e em quem confiou no banco e nos seus administradores”. Seguem-se recursos.

A surfista portuguesa Mariana Rocha Assis contou no Facebook que foi esfaqueada depois de uma tentativa de violação, quando voltava sozinha do paredão do Estoril. Já está em casa a recuperar.

As multas por utilização de telemóvel ao volante continuam a aumentar em Portugal. Os especialistas apontam para "novos dispositivos" como fonte de problemas, segundo o JN.

Michelle Obama não planeia candidatar-se a Presidente dos Estados Unidos, apesar de as notícias sobre Trump lhe darem "a volta ao estômago". A garantia é dada no seu livro de memórias, que é posto à venda hoje. Veja mais detalhes sobre o livro aqui.

Já Hillary Clinton estará a pensar avançar contra Trump. Num artigo de opinião, um antigo conselheiro avisa: "Preparem-se para a Hillary Clinton 4.0". A própria ainda não se pronunciou.

É o incêndio florestal mais mortífero da história da Califórnia e já fez 44 mortos. New York Times conta as histórias daqueles que conseguiram escapar.


Os nossos Especiais

O barão da droga “El Chapo” usava uma casa da morte e gostava de cortar pessoas. Os seus vários crimes (que nem pouparam a família) começam hoje a ser julgados em Nova Iorque, sob fortes medidas de segurança. Conheça a história deste homem implacável.
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Onde está a moderação do Bloco?":"O Bloco não está mais moderado: está até, na recusa do pluralismo, muito mais radical. Antes, atacava as 'políticas de direita'. Agora, ataca a ideia de que possa haver uma 'direita'".

Laurinda Alves escreve "Hoje é dia de falar de voluntariado aqui no Observador": "Importa perceber que o voluntariado é e será sempre uma demanda individual, uma busca pessoal e um verbo, digamos assim, que tem necessariamente que ser conjugado na primeira pessoa do singular".

Paulo de Almeida Sande escreve "Pai, estou preso":"Durante anos, muitos empresários, gestores, políticos, agentes de futebol, prevaricaram. Corrompidos ou corruptores, viveram acima daquilo que os seus rendimentos legítima e publicamente permitiam".


Notícias surpreendentes

Morreu Stan Lee, criador do Homem-Aranha, do Incrível Hulk e de muitos outros heróis. Como explica a Rita Cipriano, ele revolucionou a indústria dos comics ao construir super-heróis mais humanos, com problemas, inseguranças e falhas.

Stan Lee era conhecido por aparecer em pequeníssimos papéis nos filmes protagonizados pelos seus super-heróis. Fez 57 cameos, que pode ver aqui.

A Disney revelou o primeiro trailer de “Toy Story 4”. Pode vê-lo aqui. (Alguém avise Francisco Louçã, por favor.)

David Fonseca toca esta semana nos Coliseus para celebrar 20 anos de carreira. Ao Observador, mostrou 20 fotos pouco conhecidas e comentou-as.

As Cluoh são carteiras com a ilustração à flor da pele. A ideia deste negócio 100% português foi de Ana Oliveira, de 31 anos. O Mauro Gonçalves dá os detalhes.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário